Buscar

RESTOS A PAGAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*RESTOS A PAGAR - despesa orçamentária empenhada que não for paga até o dia 31 de dezembro, final do exercício financeiro, para fins de encerramento do correspondente exercício financeiro. Uma vez empenhada, a despesa pertence ao exercício financeiro em que o empenho ocorreu, onerando a dotação orçamentária daquele exercício.
CRÉDITOS ADICIONAIS - São autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento. Estes créditos classificam-se em, suplementares,especiais e extraordinarios.
Fontes de creditos adicionais são :Excesso de arrecadação,superavit financeiro apurado nem balanço patrimonial do exercicio anterior,  Anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais,  Operações de Crédito realizados,  Recursos decorrentes de vetos, de emendas ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual. 
3- Lei de Responsabilidade Fiscal que fixa normas responsabilidade , a qual pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, ou seja, essa lei estabelece um novo padrão de governare promove a idéia do foco no desempenho,responsabilização e dever de prestar contas ao cidadão, introduzindo nova cultura fiscal no País.
é vedada a instituição (criação) de fundos especiais sem prévia autorização legislativa (art. 167, IX);
é ilegal a vinculação de receitas de impostos a fundos (art. 167, IV), ou seja, não se criam, nem se majoram impostos com o fim de atender a necessidades de arrecadação de fundos especiais;
é proibida, sem autorização legislativa específica, a utilização de recursos do orçamento fiscal ou da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de fundos especiais (art. 167, VIII).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando