Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA - AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO DAS AULAS 1 A 5
Na classificação das fontes para uma pesquisa acadêmica, estudamos que existem fontes primárias e fontes secundárias. Nesse sentido, explique o conceito de cada tipo e forneça, pelo menos, um exemplo para cada.
Fonte: informação essencial para construção do conhecimento. 
Fonte primária: contem trabalhos originais, com conhecimento original. Exemplo: livros, artigos científicos, Anais
de Congresso, etc. Fonte secundária: trabalhos não originais que citam, revisam, interpretam. Exemplo: revisão de literatura, enciclopédia, dicionários, etc.
Em relação à abordagem, uma pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa. A pesquisa quantitativa:
Utiliza métodos estatísticos
As variáveis podem ser classificadas em independentes, dependentes ou intervenientes, Defina cada um destes tipos ilustrando sua análise com exemplos.
Variáveis independentes são aquelas que influenciam , determinam ou afetam outra variável.
Variáveis dependentes consistem nos valores a serem explicados ou descobertos.
Variáveis intervenientes são aquelas que em uma sequência casual, se colocam entre a variável independente e a dependente.
Uma empresa de pesquisa e consultoria  pretende estudar as prioridades  de consumo entre  jovens da classe média  que residem nas cidades do Fortaleza  e de Belo Horizonte. A coleta de dados será feita com amostragem elevada de sujeitos residentes nas duas cidades. Neste caso,  o tipo de pesquisa  mais adequado para verificar as semelhanças e diferenças entre os grupos  é:
Comparativo 
A metodologia de um trabalho de pesquisa deve ser prevista e analisada no projeto. Ao escolher como metodologia conhecer e analisar o comportamento de compra de consumidores, estarei fazendo uma pesquisa:
Exploratória 
A parte do projeto onde é apresentado o problema a ser estudado na pesquisa é:
Introdução 
"Uma atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade sendo uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente." (MINAYO, 1999). 
A definição acima refere-se ao conceito de:
Pesquisa 
Ao estudamos a classificação da pesquisa, observamos que há um procedimento em que os participantes assumem o lugar do tomador de decisão, para gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação. Este procedimento de pesquisa é denominado de:
Estudo de caso
Sabemos que a pesquisa bibliográfica é essencial para a elaboração de um projeto de pesquisa de qualquer tipo. Essa pesquisa é responsável, principalmente, para guiar o pesquisador na direção do conhecimento inicial sobre:
O tema e o problema da pesquisa 
A base da ciência é a da possibilidade de verificar seus enunciados, o que não é possível sempesquisa, atividade primordial da universidade. Neste aspecto, considerando a classificação da pesquisa, do ponto de vista de sua natureza, a pesquisa aplicada é aquela que: Objetiva gerar conhecimentos direcionados a uma aplicação prática;
Do ponto de vista da sua natureza, ou seja, aquilo que compõe a substância do ser ou essência da pesquisa, uma pesquisa APLICADA é aquela que:
Investiga possibilidades para cura de uma doença.
Após se identificar com um assunto, o aluno precisa encontrar um tema para desenvolver seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Deve-se tomar cuidado para que o tema não seja um problema que fuja ao controle do aluno. Neste sentido, um tema NÃO deve ser:
Amplo 
Ao selecionar um tema para pesquisa devemos considerar critérios que estão adequados às exigências acadêmicas. Desse ângulo, delimitar um tema para pesquisa sugere que:
O tema seja transformado em objeto de pesquisa, deve ser específico.
A estrutura teórica a ser utilizada na pesquisa científica deve resultar de dados bibliográficos e documentais selecionados em leituras. Segundo autores de metodologia, sobre fontes primárias e secundárias podemos afirmar que: A fonte primária é prioritária para qualquer pesquisa.
As ______________________, apresentam a informação filtrada e organizada de acordo com um arranjo definido, dependendo de sua finalidade e não podem ser utilizadas para confirmar um dado primário. Complete esta afirmativa com a opção correta: Fontes secundárias 
A etapa do planejamento que propõe uma questão para a qual se buscará responder através da pesquisa é uma das fases mais importantes da pesquisa. A esta fase se dá o nome de:
Problematização
O problema científico define o que será pesquisado. Ele surge da delimitação do tema e se baseia no objeto de pesquisa. O primeiro passo para buscarmos informações sobre o problema que desejamos analisar é realizar uma pesquisa:
Bibliografia
Onde o autor da pesquisa pretende chegar? O que pretende pesquisar? Qual o motivo e a relevância do assunto?  As respostas para estes  questionamentos são redigidas  quando o autor do projeto de pesquisa expressa respectivamente:
Os objetivos e  a justificativa.
Ao redigir os objetivos de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) você deverá ter cuidados técnicos e EVITAR o seguinte:
Usar linguagem prolixa e subjetiva.
CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Do ponto de vista da sua natureza, ou seja, aquilo que compõe a substância do ser
ou essência da pesquisa;
Pesquisa pura
Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador;
Pesquisa aplicada
Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
Do ponto de vista de sua abordagem, o que significa dizer modo de tratar ou ponto de vista de uma questão.
Pesquisa quantitativa
Traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos.
Pesquisa qualitativa
Neste enfoque não há medição numérica, como as descrições, mas o seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito. Busca dar significado às relações entre os fenômenos*.
* Importante esclarecer que o termo fenômeno pode designar um fato percebido por alguém. Neste caso, a percepção que determinado observador tem de um fato é o que o caracteriza como fenômeno.
Do ponto de vista dos objetivos, ou seja, quanto ao seu fim, propósito:
Pesquisa exploratória
É considerado o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade. Neste modelo temos a possibilidade de aprimoramento de ideias. Geralmente, neste tipo de pesquisa há o levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que experimentaram situações que estejam sendo pesquisadas e análise de exemplos.
Pesquisa descritiva
O objetivo principal é descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. Esta modalidade é típica das ciências humanas e sociais. Neste tipo de pesquisa, o estudante deve observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos (variáveis), sem manipulá-los.
Pesquisa explicativa
O objeto está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo, temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque busca entender ou explicar as razões das coisas, o que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma descritiva ou exploratória.
Quanto aos procedimentos, significa maneira de agir, modo de proceder, modo de fazer (algo), técnica, processo ou método. Assim, vejamos:
Pesquisa bibliográfica:
Trata-se de uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consistem no levantamento,
seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Bibliografia é o conjunto dos livros escritos sobre determinado assunto, por autores conhecidos e identificados ou anônimos.
Segundo Carlos Antônio Gil (1991, p.48): A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.
Pesquisa documental:
Trata-se de uma pesquisa realizada através de documentos que podem ser:
documentos pessoais, cartas, diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios, vídeos, documentos estatísticos e outros. Há uma análise da descrição do conteúdo manifesto para se alcançar uma rede de significados. Em ciência, documento é toda forma de registro e sistematização de dados, informações, colocando-os em condição de análise por parte do pesquisador.
Pesquisa de campo:
É a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações. Segundo Antônio Joaquim Severino (2007, p. 123), na pesquisa de campo “o objeto é abordado em seu próprio meio. A coleta de dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados”.
Histórica:
Descreve o que já aconteceu, sob a forma de investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado, para poder compreender o presente. Os dados podem ser coletados em: fontes primárias - quando o investigador foi o observador direto dos eventos ou utiliza materiais de primeira mão; fontes secundárias - quando os eventos foram observados e reportados por outras pessoas e não diretamente pelo investigador. Neste caso, os dados exigem cuidadosa e objetiva análise a fim de avaliar sua autenticidade e relevância. 
Comparada:
Procura estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos que são comparados.
Estudo de caso:
É o estudo circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão, uma comunidade ou um país. O estudo de casos constitui-se numa metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno. Os casos apresentam situações em que empresas e pessoas reais precisam tomar decisões sobre um determinado dilema. A condução do método envolve um processo de discussão, em que alunos devem se colocar no lugar do tomador de decisão, gerar e avaliar alternativas para o
problema, e propor um curso de ação.
AULA – 6 
Um grupo de universitários, ao  participar da elaboração de um projeto de iniciação científica,  estava debatendo sobre o que significa visão onisciente. André, um dos alunos da graduação, após consultar o dicionário, esclareceu dizendo:
- Olá  Pessoal! Nenhum assunto de pesquisa pode ser abordado numa visão onisciente, ou seja, de quem já sabe tudo sobre o assunto.
As alternativas  complementam a explicação de André, EXCETO:
Os pesquisadores geram conhecimento permanente.
Nesta etapa da pesquisa, deve-se identificar um conjunto de trabalhos relevantes ao seu objeto de pesquisa. Revisite a bibliografia escolhida e selecione o que irá fundamentar o seu projeto, assim como construirá o embasamento teórico da pesquisa. De que etapa estamos nos reportando?
A revisão de literatura
Chamamos de Referencial Teórico, a fase do projeto de pesquisa na qual:
Apresentamos as várias visões possíveis a partir das quais se estuda o problema escolhido, optando por uma base conceitual para o trabalho.
O embasamento teórico é uma parte do projeto de pesquisa o qual deve ser visto como uma análise da bibliografia escolhida, observando como os autores tem tratado da questão fundamental que norteia o seu trabalho acadêmico. Além disso, qual das sentenças abaixo delineia uma outra caracterização do embasamento teórico de uma pesquisa:
Revisão crítica sobre o que foi produzido no plano do pensamento científico sobre aquele tema.
Dentre as vantagens formuladas abaixo, que justificam o estabelecimento do marco teórico de uma pesquisa, qual delas NÃO condiz com o conceito:
Consagração de uma verdade absoluta sobre o tema
Juliana já selecionou seu tema de pesquisa com propósito de demonstrar o que foi publicado sobre determinado tema, analisar e sintetizar conceitos, informações para abordar o problema investigado. Sendo assim,  Juliana  está realizando a:
Revisão da literatura.
AULA – 7
Sobre a Citação da Citação, podemos dizer que:
É a leitura de uma terceira obra que cita a obra original.
PARAFRASEAR significa:
Referenciar as palavras de um texto por outras de sentido equivalente, mantendo, porém, as idéias originais.
Transcrição ou cópia literal de parágrafo, de frase ou de expressão usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor do trabalho consultado. Essa é a definição de:
Citação direta
RASTAN, S.; HOUGH,T.; KLERMAN, A.; et al. Towards a mutant map of the mouse: new models of neurological, behavioural, deafness, bone, renal and blood disorders. London: Genetica, 2004. Sep;122(1):47-9.
A expressão et al, após o nome de autores indica que:
A obra é de autoria coletiva com mais de três integrantes
A _________________ é aquela transcrita no texto tal como se apresentam na fonte consultada. Como esclarece João Bosco Medeiros (2003, p. 187), é a referência a uma obra colhida de outra fonte ¿para esclarecer, comentar, ou dar como prova uma autoridade no assunto¿. Estamos tratando de que tipo de citação?
Citação direta
Observe as afirmativas abaixo e a seguir marque a opção que apresenta a análise correta das duas afirmativas:
 
I - "[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer físicos quer morais, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade" (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).
 
II - "[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial" (CÂNDIDO, 1993, p. 12, grifo do autor).
Para enfatizar trechos da citação direta, deve-se destacá-los indicando esta alteração em relação ao original com uso do recurso do grifo.
AULA – 8
Ao consultar as referências de um artigo científico, um estudante universitário verificou as REFERÊNCIAS que o autor do trabalho incluiu em seu estudo publicado.  De acordo com a  concepção de  REFERÊNCIAS,  o estudante pode  conferir:
As fontes das informações  consultadas pelo autor e citadas  no texto.
De acordo com as regras da ABNT - NBR 6023 de ago/2002, elementos essenciais são obrigatoriamente indicados nas referências. Qual das opções abaixo obedece a essa determinação?
CALDAS, Rogério. A vida é um combate: sucesso é dor. Recife: 2008.
Ao estudar  um artigo publicado em uma revista virtual, Gustavo constatou que o autor transcreveu ideais sem mencionar as fontes de onde foram extraídas. Do ponto de vista dos critérios de ética científica,  o autor do texto fragilizou a credibilidade de sua publicação e  demonstrou:
Descaso com as normas da ABNT
O item do projeto de pesquisa que indica as obras consultadas e citadas em sua elaboração chama-se:
Referência
Considerando-se apenas os elementos essenciais, marque a única formatação correta da referência:
DREIFUSS, René A. A era das perplexidades. Petrópolis: Vozes, 1996.
A NBR 6023 de 2002 determina a formatação das referências em um trabalho científico. Referências relacionam obras consultadas e mencionadas em uma pesquisa e devem aparecer ao final desse trabalho. Com base nessa NBR, podemos afirmar que referências;
Indicam o conjunto de informações para identificação de documentos consultados.
REVISÃO DAS AULAS 6 A 9
Qual a importância da normatização dos trabalhos de pesquisa segundo a Associação Brasileira
de Normas Técnicas? Fundamente sua resposta.
Padroniza e qualifica um projeto de pesquisa, sua importância é não gerar conflitos e a padronização ajuda ainda na comparação de pesquisas relacionadas a um mesmo assunto, além de facilitar o leitor.
Estudamos que as citações diretas são transcritas na forma como o autor as redigiu e devem ser inseridas em um texto entre aspas duplas. Sobre este tipo de citação, explique por que a citação direta, longa ou curta, deve ser usada com parcimônia. (parcimônia = moderação, cautela, cuidado).
Este tipo de citação só se justifica quando o pensamento expresso pelo autor é extremamente importante e imprescindível para a exposição, pois excessos de citações diretas acarretam prejuízo à comunicação que se pretende com o texto.
O item do projeto de pesquisa que indica as obras consultadas e citadas em sua elaboração chama-se:
Referencias
A NBR 6023 de 2002 determina a formatação das referências em um trabalho científico. Referências relacionam obras consultadas e mencionadas em uma pesquisa e devem aparecer ao final desse trabalho. Com base nessa NBR, podemos afirmar que referências:
Indicam o conjunto de informações para identificação de documentos consultados.
Transcrição ou cópia literal de parágrafo, de frase ou de expressão usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor do trabalho consultado. Essa é a definição de:
Citação direta
É correto afirmar, acerca de uma citação direta longa, segundo a NBR 10520/2002 da ABNT:
Visa fundamentar a escrita do autor e deve ser formatada com destaque de 4 cm da margem esquerda, espaço simples entre outros.
Estudamos que em uma citação temos que tomar alguns cuidados. Nesse sentido, marque a única opção correta: I - até três linhas ficará no corpo do seu parágrafo sem aspas duplas. II - A fonte da citação deve ser sempre referenciada. III - As aspas simples nunca devem ser usadas para indicar citação no interior da citação.
Os itens 1 e 4 estão corretos
Imagine a seguinte situação: um pesquisador utilizará vários documentos de um mesmo autor (Pedro Oliveira), publicados num mesmo ano em sua pesquisa. Como poderá referenciar as citações feitas no corpo do trabalho se optar pelo sistema de chamada autor data?
Oliveira, Pedro. A vida e o consumo. 3. ed. Rio de Janeiro: IBPEX, 2014.
Oliveira, Pedro. Tecnologias e o mundo do consumo. 2. ed. Rio de Janeiro: IBPEX, 2014.
Oliveira, Pedro. Globalização e o impossível. 6. ed. Rio de Janeiro: IBPEX, 2014.
As obras são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento.
A opção que explica a concepção de BIBLIOGRAFIA é que se refere ao conjunto de :
Obras publicadas e selecionadas para  pesquisar determinado assunto ou autor.
AULA – 10
Marque o único item que faz parte dos elementos textuais que compõem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):
Sumário 
Os trabalhos acadêmicos devem ser estruturados, sequencialmente, em grupos de elementos, a saber:
Pré-textual, textual e pós-textual.
A estrutura de um trabalho científico é composta de três partes fundamentais: Pré-textual, Textual e Pós-Textual. Sobre eles é correto dizer que:
A parte textual é composta pela introdução, desenvolvimento e conclusão.
Um trabalho acadêmico deve ser formatado, levando-se em consideração as normas da ABNT. É correto afirmar que um trabalho está bem formatado quando, EXCETO:
Não se preocupa com a padronização de suas páginas, seguindo o que o pesquisador escreve, de forma autônoma, a fim de garantir a originalidade da pesquisa..
Os TCCs (trabalhos de Conclusão de Curso) são formalmente segmentados em três partes, contendo os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Indique abaixo a opção que NÃO representa um elemento pós-textual.
Conclusão 
(...) Analisando o diálogo da imagem, podemos concluir que há uma referência;
À redação formal do TCC

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando