Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

09/02/2025
Linguagem de Programação
· Breve história
	Programa de computador é um conjunto de instruções que ordena tarefas aos computadores. 
	O primeiro programa foi criado pela Ada Lovelace em 1843, e a primeira aplicação pratica foi Helman Hollerith em 1890. 
	O primeiro computador eletrônico que conhecemos foi ENIAC, em 1946 (sem sistema binário, era com válvula)
	A máquina só entende sinais elétricos, e as primeiras tentativas foram usados sinais e números (de sinais, convertido para dígitos, e depois para números e depois para sinais elétricos), porém, devido a dificuldades elétricas, como variações nos valores elétricos, acabou não vingando.
	Após a primeira tentativa, se começou a usar sistemas binários, não importando o valor da tensão elétrica (sinal elétrico/Voltagem), sendo usado os sinais 1 (Ligado) e 0 (Desligado). Mesmo trabalhando com 1 e 0, as maquinas se comportam de maneiras diferentes internamente, diferentes modos de fornecer os 1 e 0.
· Linguagem Assembly
Como a linguagem de máquina era muito trabalhoso para nós, foi começado a usar abreviações, parecida com palavras em inglês para representar esses 0 e 1, sendo chamado de Linguagem Assembly.
Programas tradutores desta linguagem são chamado de Assemblers, convertendo a Linguagem Assembly para a Linguagem de Máquina.
Esta foi a primeira ideia dos programadores para simplificar suas tarefas, evitando assim escrever conjuntos gigantes de 0 e 1:
O programador vai escrever e digitar o programa;
Escreve na linguagem Assembly;
Converte em linguagem de máquina 1 e 0.
· Programas de alto nível
As linguagens Assembly foi uma evolução, mas ainda era de uma difícil escrita, limitada a poucos programadores, e com o objetivo de facilitar a elaboração dos programas, novas linguagens foram desenvolvidas com palavras do cotidiano (em inglês).
O mesmo processo anterior, porém, com a linguagem de alto nível. Sendo assim, Linguagem de Alto nível, está um nível mais alto, e a Linguagem de máquina é o nível mais baixo
· Primeiras Linguagens de Alto Nível
- FORTRAN (FORmula TRANslator): Linguagem Cientifica 
- COBOL (Common Business Oriented Language): Linguagem Comercial
- PASCAL e BASIC: Ambos Linguagem para ensino
- BCPL e B: Linguagens para desenvolver sistemas operacionais
- C: Linguagem desenvolvida a partir da Linguagem B, tendo como sua grande vantagem sua portabilidade (ser utilizada para desenvolver linguagens para a maioria dos computadores).
· Evolução da linguagem de alto nível
As primeiras das linguagens de alto nível não foram desenvolvidas para interfaces gráficas, portanto os usuários não tinham uma grande quantidade de botões e menus que permitiam escolher diferentes trechos do programa a serem executados.
	- Programação Linear – Top Down (de cima para baixo)
	Estas linguagens obedeciam uma sequência planejada. O programa iniciava, realizava várias funções e após encerrar e apresentar os resultados, aguardava ações dos usuários para dar continuidade a outras instruções, e após estas outras, interrompia novamente suas atividades e aguardava (fornecendo outra tela para dar continuidade).
	Esta sequência se repetia várias vezes, do início até o final do programa. Exemplos desse tipo de programação é o Pascal e o Basic.
	- Programa Estruturado (ou modular)
	Com o passar do tempo, começaram a perceber que partes do programa se repetia várias vezes.
	Para reutilizar a mesma rotina, os programadores criaram vários módulos e sub-rotinas para serem chamadas a qualquer momento, tornando tudo mais prático e rápido (módulos que executam operações)
A rotina “Cadastrar” precisa primeiramente abrir o bando de dados para em seguida efetuar o cadastro do novo usuário.
A rotina ‘’Alterar’’ necessita utilizar primeiramente o módulo para “Abrir Banco de Dados” e depois o módulo “Procurar Registro” que localizará o registro que deve ser alterado. Portanto, estes dois módulos serão chamados durante a execução da rotina alterar.
A rotina “Excluir” irá inicialmente na mesma linha do “Alterar”, ou seja, primeiro utilizará o módulo para “Abrir Bando de Dados” e depois o módulo para “Procurar Registro” de maneira a encontrar o registro que deverá ser excluído.
· Programação voltada a eventos
Utiliza de linguagens visuais, é ofertado várias alternativas ao usuário para diversos caminhos, até para (fechando janelas). Em suma, o programa fica sempre pronto para diversos eventos que poderiam ser disparados pelos usuários dentre diversas opções em tela, tais como “botões”, “Barras de Menus”, “Menus suspensos”, etc.
Não é Top Down, e sim seguindo o modelo Estruturado
· Programação orientada a objetos (POO)
Em paralelo ao conceito de programação estruturada, se iniciou esse tipo, onde os módulos são criados para fornecer características a objetos (são criadas classes de objetos com suas características).
Nesta programação, cada objeto possui seu próprio Módulo e Dados. A linguagem C++, desenvolvida nos anos 80 na Bell Laboratories, como implementação do C, começou a difundir os conceitos de “Programação Orientada a Objetos POO.
· Programação multiplataforma
Em 1991, a Sun Microsystem teve viu um futuro onde não apenas computadores, mas todos os tipos de equipamentos iriam precisar de programação, e assim, iniciando a linguagem JAVA.
Com o avanço do JAVA e C++, a Microsoft incrementou o desenvolvimento da plataforma .NET.
JAVA e C++: Dispositivos portáteis, multiplataforma, local- internet
.NET: Plataforma da Microsoft que tem por objetivo ser única para toda as linguagens
image4.png
image5.png
image50.png
image6.png
image60.png
image7.png
image70.png
image8.png
image80.png
image1.png
image2.png
image3.png
image30.png

Mais conteúdos dessa disciplina