Buscar

ExerccioLogsticareversa_2015_2_20151104185916

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: LOGÍSTICA
3º Período – Turma A – Noturno.
Prof. Gerisval Alves Pessoa
Alunos: Celijane Figueiredo Ferreira, Ingryd Manuele Sá Neres, Josenildo Bezerra Oliveira, Layany Emanuela Sousa de Oliveira Barcelos, Mariana Zélia Oliveira Silva, Mayara Abreu Chagas e Roniele Ramos Almeida.
Exercício – Logística Reversa – 2º Bimestre
Quais são os problemas gerados pelo retorno dos materiais para reciclagem? 
Custos iguais para as operações de transporte, de entrega e retirada de produtos, espaço ocupado dentro do armazém gerando custos desnecessários, nem todas as empresas possuem valores de transporte de logística reversa acumulada, a fim de analisar a rentabilidade da operação, a implantação de tecnologias de informação na logística reversa avalia no aumento de rentabilidade para as empresas.
Caracterize a logística reversa de pós-consumo. 
A logística reversa se caracteriza pelo planejamento, controle e disposição final dos bens, diferente do pós- consumo que são bens que estão no final de sua vida útil, devido seu uso.
Como o Council of Logistics Management (CLM) define logística reversa? 
A parte do processo da cadeira de suprimentos que planeja implementar e controlar de modo eficiente e eficaz o fluxo direto e reverso e o estoque de bens, serviços e informação entre o ponto de origem e o ponto de consumo com o proposito de atender os requisitos dos clientes.
Quais são as os benefícios da logística reversa? 
O retorno econômico com a venda de matérias de sobra de linhas de produção, a minimização dos impactos ambientais, as penalidades legais e a construção de uma imagem corporativa positiva perante o mercado consumidor.
Qual a função e objetivo estratégico da logística reversa pós-venda? 
Da operacionalização do fluxo físico e das informações logística correspondentes de bens pós- venda sem uso ou pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta.
Seu objetivo estratégico é agregar valor a um produto logístico que é devolvido por: razão comercial, erros nos processamentos dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeito ou falhas de funcionamento no produto, avarias no transporte, entre outros motivos.
Como pode ser classificada a logística reversa pós-venda?
Devolução por garantia/ qualidade: aquelas nas quais os produtos apresentam defeitos de fabricação ou de funcionamento no produto ou na embalagem. Esses produtos poderão ser submetidos a consertos ou reformas que lhes permitam retornar ao mercado primário ou ao mercado diferenciado (secundário), agregando- lhes valor comercial novamente.
Classificação comercial: categoria de estoques caracterizada pelo retorno devido s erros de expedição, excesso de estoque no canal de distribuição, mercadoria em consignação, liquidação de estação de vendas, ponta de estoque. Os produtos serão retornados ao ciclo de negócios pela redistribuição em outros canais de venda.
Substituição de componentes: decorre da substituição de componentes de bens duráveis e semiduráveis em manutenções e consertos ao longo de sua vida útil e que são remanufaturados, quando tecnicamente possível. Retomam ao mercado primário ou secundário, ou são enviados a reciclagem ou para um destino final, na impossibilidade de reaproveitamento.
Qual a função e objetivo estratégico da logística reversa de pós-consumo? 
Operacionaliza o fluxo físico e as informações correspondentes de bens de consumo descartados pela sociedade, em fim de vida útil ou usados com possibilidades de utilização e resíduos industriais. Os produtos retornam ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo pelos canais de distribuição reversa específica 
Seu objetivo estratégico é agregar valores a um produto logístico constituído por bens inservíveis ao proprietário original, ou que ainda possuam condições de utilização, por produtos descartados por terem atingidos o fim de vida útil e por resíduos industriais.
Como pode ser classificada a logística reversa de pós-consumo?
Condição de uso refere-se a atividades em que o bem durável apresenta interesse de reutilização, sendo a sua vida útil estendida adentrando no canal reverso de reutilização em mercado de segunda mão ate atingir o fim de vida útil.
Quais são as medidas que poderão ser adotadas para reduzir os resíduos negativos das embalagens?
Reduzir os resíduos sem sua origem, utilizar materiais recicláveis, reciclar, implementar sistemas de recuperação, embalagens descartáveis, embalagens retornáveis, reutilizar os materiais, maximizando o nível de rotação.
Comente a respeito da logística tradicional x logística?
Logística convencional: os produtos são puxados pelo sistema, os fluxos convencionais não se dispõem de forma divergente.
Logística reversa: combinação entre puxar e empurrar os produtos pela cadeia de suprimentos, o processo produtivo ultrapassa os limites das unidades de produção, ao contrário do processo convencional, o processo reverso possui um nível de incerteza bastante alto.
Quais são os fatores identificados como críticos e que contribuem positivamente para o desempenho do sistema de logística reversa?
Bons controles de entrada, tempo de ciclo reduzido, processos padronizados e mapeados, sistemas de informação, redes logísticas planejadas e relações colaborativas.
Comente a respeito da logística reversa como elemento de elevação do nível de serviço ao cliente. 
Os projetos de logística reversa tem gerado um grande impacto junto à população em relação à imagem das empresas, pela redução do impacto ao meio ambiente, o objetivo ecológico ou de imagem corporativa constitui-se de ações empresariais que visam contribuir com a comunidade pelo incentivo a reciclagem de matérias e alterações de projeto para reduzir impactos ao meio ambiente, o objetivo da competitividade por diferenciação de nível de serviço ao cliente evidencia-se pelos vários exemplos e pela revalorização dos ativos das empresas preocupadas em reduzir o impacto ao meio ambiente.
Por que ultimamente a sustentabilidade tem ganhado importância como um dos objetivos das redes de suprimento?
Para reduzir os danos resultantes das suas atividades de forma a criar valor econômico, social e ambiental.
Quais as vantagens de se desenvolverem redes de suprimento sustentáveis?
Bancos e agências de fornecimento (BNDES, BID etc.) oferecem linhas de crédito específicas, maiores prazos de carência e menores taxas de juros a empresas com projetos ligados ao meio ambiente;
Quais as relações entre a sustentabilidade e a logística reversa em redes globais de suprimento?
Proteção ao meio ambiente; Diminuição dos custos; Melhora da imagem da empresa perante o mercado; Aumento significativo nos lucros da empresa.
Quais os principais fluxos envolvidos em logística reversa e como eles devem ser gerenciados?
Fluxo logístico reverso é comum em boa parte das empresas, como fabricantes de bebidas que gerencia todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seu centro de distribuição.
 Fluxo de retorno de embalagens, devolução ou de reaproveitamento de matéria para a produção, esses fluxos abrangem a aria das indústrias eletrônicas, varejo e automobilístico.
O gerenciamento do fluxo de matérias tem que ser realizado desde o ponto de aquisição até seu ponto de consumo
Como definir a estrutura logística reversa de redes de suprimento? 
A estrutura logística de reserva engloba quaisquer ações tomadas pelas organizações no âmbito de suas funções logísticas que visam reduzir o impacto no meio ambiente.
Redes de suprimentos é o processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e apoiar os objetivos organizacionais. 
Quais são as atividades da Logística Reversa?
Manuseio de mercadoria retornada (defeitos / danificados, estoques sazonais, revenda, produtos vencidos, retornos devido a balanceamento de estoques), reciclagem
e reutilização (reutilização de material, restauração), destruição de materiais perigosos.
Quais são os principais desafios da Logística Reversa?
Conflitos entre varejo e manufatura (ineficiências que aumentam o tempo para processar os retornos: condição do item, valor do item, período oportuno para o retorno; é necessário desenvolver uma parceria que vise benefícios mútuos). 
Sintomas de problemas no retorno (falta de informação sobre o processo; se você não mede, você não gerencia).
Causa e efeito (baixa qualidade dos produtos leva a incertezas sobre as causas da devolução/retorno; melhora do processo de devolução reduz custo; habilidade em identificar produtos com defeitos e rastrear os problemas de devolução). 
Resposta reativa (regras governamentais ou pressão de órgãos/agências ambientais; impossibilidade de justificar grandes investimentos para melhorar as capacidades e sistemas de logística reversa).
Quais são os fatores que influenciam na organização da Cadeia Reversa?
Fatores econômicos (reintegração de matéria-prima secundária – redução de custo).
Fatores tecnológicos (tratamento econômico de resíduos em todo ciclo reverso; descarte, captação, desmontagem, separação e reciclagem ou transformação).
Fatores logísticos (planejamento, organização e controle do fluxo entre os elos da cadeia; fontes primárias, processos intermediário, controle de reciclagem e usuários finais).
Fatores ecológicos e ambientais (conscientização ambiental – governo, empresa, sociedade).
Fatores legais (regulamentação, promoção, educação e incentivos ao retorno de materiais motivados por: redução de custo governamental, pressões de grupos sociais, políticos ou ambientais).
1
Por: Gerisval Alves Pessoa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando