Prova Objetiva de Didática
16 pág.

Prova Objetiva de Didática

Disciplina:Didática16.299 materiais293.719 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10
Objetivo “é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade”. Também o educador espera atingir certos resultados, em decorrência de sua atuação pedagógica. Assim, o professor, na interação com seus alunos, faz uso dos meios (métodos e materiais de ensino) mais adequados para alcançar os resultados anteriormente previstos.

HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.113. 

Com base no texto dado e nos conteúdos explanados no livro-base, relacione as abordagens de ensino aos seus objetivos principais:
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
 (  )  Desenvolver a liberdade e autonomia da criança, bem como duas habilidades latentes.
(  ) Treinar o aluno para a execução de diferentes tarefas, de acordo com o que o trabalho requerer.
(  )  desenvolver uma relação dialética entre a compreensão e a transformação.
(  ) Difundir cultura e imprimir um modelo adequado a sociedade. 
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	1, 3, 2, 4

	
	B
	2, 3, 4, 1
Você acertou!
Transmissão-assimilação - Difundir cultura e imprimir um modelo adequado a sociedade.
Aprender a aprender - Desenvolver a liberdade e autonomia da criança, bem como duas habilidades latentes.
Aprender a fazer - Treinar o aluno para a execução de diferentes tarefas, de acordo com o que o trabalho requerer.
Sistematização coletiva do conhecimento - desenvolver uma relação dialética entre a compreensão e a transformação.
 (LIVRO-BASE, p. 59)

	
	C
	3, 2, 4 ,1

	
	D
	4, 1, 3, 2

	
	E
	2, 4, 1, 3

Questão 2/10
Leia as asserções a seguir:
I. O período compreendido entre 1960 e 1968 é marcado pela crise da Pedagogia Nova e pela articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata. 

Por que:

II. Esta tendência tem como núcleo de suas preocupações a racionalização do processo produtivo, pela organização do trabalho, estratégias de ação são elaboradas por profissionais capacitados, a fim de serem executadas em sala. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma explicação correta da I.

A tendência tecnicista instala-se na educação com o Golpe Militar e implanta na educação uma prática educacional voltada para a formação eficaz do aluno para a indústria e para tal, o professor se torna executor de planos construídos por intelectuais, ou seja, descola-se concepção da execução (LIVRO-BASE, p. 41-42).

	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta da I.

	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

	
	D
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3/10
A compreensão contemporânea, segundo Houaiss (2001), é de que a Didática é a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente.
Desta forma, a Didática hoje é um campo do conhecimento que contribui para a educação, assim como a Sociologia, a Filosofia a ou a Psicologia. Sua especificidade está na natureza de seu objeto: o ensino.
PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia a / Campina Grande: EDUEP, 2008. P.3.
 
A didática atualmente tem seu foco na pratica mais critica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essências.
 
Com base nas aulas e no livro, assinale a alternativa que contem apenas os elementos didáticos que compõe o planejamento docente:
	
	A
	Objetivos, materiais, conteúdos

	
	B
	Conteúdos, autores e materiais

	
	C
	Métodos, objetivos e avaliação.

Você acertou!
Os elementos didáticos que compõem o planejamento docente são: Elaboração de objetivos; Seleção dos conteúdos e ordenação; Definição do método; Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal (LIVRO-BASE, p.56 ).

	
	D
	Escolha de critérios de avaliação e materiais.

	
	E
	Conteúdos, avaliação e recursos materiais.

Questão 4/10
Métodos de ensino são também meios de dinamização das aulas; assim, conhecê-los, em suas diversas opções, e pratica-los, com fundamentação e segurança teórico-práticas, são valores expressivos da competência docente. [...] a diversificação dos métodos é importante não só porque pode ampliar as alternativas de aprendizagem, como também expandir as possibilidades de que ela se realize, superando possíveis dificuldades dos alunos. A diversificação metodologia praticada na dinâmica das aulas alarga suas perspectivas, seus ritmos, suas motivações e seu encaminhamento no sentido da aprendizagem.

RANGEL, Mary. Métodos de Ensino Para a Aprendizagem E a Dinamização Das Aulas. Campinas: Papirus, 2005, p. 8. 

Sabemos que são inúmeros os métodos passiveis de ser aplicados em sala de aula aqui no Brasil, alguns foram pontuados pela professora Martins em nosso livro-base. De acordo com o pontuado pela professora, relacione cada abordagem didática com as características do seu método empregado no ensino:
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
(  ) Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
(  ) Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro do processo.
(  ) Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
(  ) O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	3, 2, 1, 4

	
	B
	4, 2, 1, 3

	
	C
	4, 1, 2, 3
Transmissão-assimilação - Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro do processo.
Aprender a aprender - Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
Aprender a fazer - O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Sistematização coletiva do conhecimento - Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
 (LIVRO-BASE, p. 63)

	
	D
	2, 1, 3, 4

	
	E
	1, 3, 2, 4

Questão 5/10
Mauro Laeng diz que “a pesquisa didática deve adaptar os métodos e as técnicas de maneira a obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço [...] o estudo predominante do ensino caracterizou, sobretudo a didática do passado, dominada, até certo ponto, pela figura central do professor; na didática contemporânea cedeu lugar a uma nova projeção do aspecto correlativo da aprendizagem”.
 
LAENG, Mauro. Dicionário de Pedagogia. Lisboa: Dom Quixote, 1973. p. 128.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas sobre a didática e sua história, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:

I. ( ) A didática surge com a problematização de uma nova demanda: após a Revolução Francesa busca-se alfabetizar os filhos das classes populares, e para isso passa-se a ter uma prática educativa em que um professor, em uma sala de aula, ensina a vários alunos ao mesmo tempo.
II. ( ) No princípio a didática se preocupava muito com a técnica de ensino e de controle dos alunos, mas atualmente ela se preocupa apenas com a elaboração de objetivos e a escolha de métodos para alcançar estes objetivos.
III. (   ) Comênio é considerado o pai da didática, pois escreveu, no século XVII, um livro intitulado Didática Magna,que trata da arte da didática, considerada por ele a “arte de ensinar tudo a todos”.
IV. ( ) A partir da década
Tetéia Sempre fez um comentário
  • Elias Preto de Oliveira, sua publicação da prova resolvida está sendo de grande falia para meus estudos. Farei minha prova de Didática no dia 19.01.19 e estou resolvendo essa prova, já resolvida, para ficar bem preparada para a minha prova. Obrigada mesmo. Se você tiver mais provas resolvidas que você já fez, me envia, por favor, para meu email: teteia.sempre@hotmail.com assim terei mais material de estudos. Obrigada.... Veja mais
    0 aprovações
    Suelem Marclys fez um comentário
  • nao tem uma questao minha nessa ,prova
    0 aprovações
    Jennifer Amaro fez um comentário
  • que mes caiu essa prova ? está tudo diferente
    0 aprovações
    Mariana Alves fez um comentário
  • Oii
    0 aprovações
    Elias Preto de Oliveira fez um comentário
  • Questão 1/10 Benjamim Bloom foi quem, em 1968, complementou os estudos de aprendizagem para o domínio, para ele, o uso destas “estratégias de aprendizagem para o domínio” estão diretamente relacionados “á sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse domínio. Essa aptidão, por outo lado, esta diretamente relacionada à capacidade de especificação dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores. VEIGA, Ilma. Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Campinas: Papirus, 2006. p. 88. Bloom traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do “aprender a fazer”, sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base. De acordo com o apresentado no livro-base, enumere, na sequencia correta, cada etapa deste caminho e suas características: Caracterização da população e do contexto Ensino socioindividualizado Pós-teste Especificação dos objetivos e das atividades Validação do programa ( ) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado. ( ) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo. ( ) Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor. ( ) Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa. ( ) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações. Assinale a sequência correta: A 1, 4, 2 , 3, 5 Você acertou! Caracterização da população e do contexto - Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado. Ensino socioindividualizado - Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor. Pós-teste - Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa. Especificação dos objetivos e das atividades - Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo. Validação do programa - Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações. (LIVRO-BASE, p.43 ) B 2, 4, 1, 5, 3 C 4, 1, 2, 3, 5 D 5, 4, 3, 2, 1 E 1, 4, 3, 2, 5 Questão 2/10 Um dos pontos-chave da nova proposta pedagógica encontra-se na alteração do processo de ensino e não apenas na alteração do discurso a respeito dele. Para se obter uma inversão radical na lógica do processo de ensino, atendendo aos interesses e necessidades práticas dos alunos oriundos das camadas subalternas, não basta transmitir ao futuro professor um conteúdo mais crítico; é preciso vivenciar, refletir e sistematizar, coletivamente, um processo articulado à lógica dessas classes. É preciso romper com a distribuição de um saber sistematizado falando sobre ele. Não se trata de falar sobre, mas de vivenciar e refletir com. MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002, p. 175. Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, o texto dado refere-se a abordagem didática do: A Aprender a aprender B Sistematização coletiva do conhecimento Você acertou! Refere-se a sistematização coletiva do conhecimento que propõem a reorganização das relações sociais dentro da escola, isso a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na pratica social dos envolvidos no processo, para assim chegar a alteração das relações sociais. Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento. Considera a teoria expressão da prática assim, a prática é o elemento central na sua proposta. (LIVRO-BASE, p.24) C Aprender a fazer e transmissão assimilação D Aprender a fazer E Transmissão-assimilação Questão 3/10 No final do século XX, ocorre na educação uma mudança de paradigmas, isso em decorrência dos movimentos sociais ocorridos, pois, como sabe-se, a realidade histórica na qual a escola está inserida afeta diretamente sua prática. Nesse contexto, passa-se a considerar o processo de fazer, a forma como se faz, como um elemento educativo de importância fundamental. E nessa perspectiva, compreendendo o homem como sujeito histórico e a escola como o espaço propicío para o desenvolvimento de um processo de ação-reflexão-ação, com vistas a fomentar ações transformadoras, a ênfase do processo passa a ser a pratíca social. Com base no texto dado e nos conteúdos abordados no livro e nas aulas, assinale a alternativa que expõe as características da “sistematização coletiva do conhecimento”, que ganha espaço como método. A Este método entende o professor como detentor do conhecimento, que auxilia o aluno na sistematização deste em sua vida. B O professor é o mediador do saber sistematizado e da prática social (do aluno e do professor). Nesta abordagem a interação entre professor e aluno se dá pela atuação do professor como mediador entre o saber sistematizado e a prática social de ambos. O aluno é considerado um ser histórico, sujeito do processo portador de uma prática social a ser problematizada e sistematizada coletivamente. Assim o centro do processo não está nem no professor nem no aluno, mas está na práxis social de ambos. (LIVRO-BASE, p.45-46) C O aluno é visto como ser não histórico, devendo estar atento às indicações do professor. D O centro desse processo repousa no planejamento, que está atento às demandas político-econômicas. E A escola é o espaço onde desenvolve-se o processo de transmissão de conhecimentos. Questão 4/10 Leia as asserções a seguir: I. A avaliação é elemento fundamental do processo educacional. Por que: II. A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I. Você acertou! A avaliação é elemento fundamental do processo educacional, e isso se deve ao fato de ser encarada e dever ser utilizada como uma reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino (LIVRO-BASE, p. 65). B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. E As asserções I e II são proposições falsas. Questão 5/10 O professor adentra à sala de aula com um plano já estruturado de ensino. Primeiramente, cumprem-se todos os rituais rotineiros, vistos nas agendas, correção da lição de casa. Posteriormente, o professor passa a rememorar o que foi aprendido na aula anterior para dar continuidade ao processo. Seu plano de aula foi construído a partir de estudos e debates entre estudiosos da educação, que definiram qual seria o melhor método de ensino a ser utilizado; sua formação se deu a partir do treinamento dado por esta equipe que formulou o plano de ensino, a fim de garantir os resultados desejados. Com base nas aulas e no livro-texto, este caso retrata uma prática de ensino orientada pela: A abordagem do aprender a aprender B abordagem da sistematização coletiva do conhecimento C abordagem da transmissão-assimilação D pelas abordagens do aprender a fazer e transmissão-assimilação E abordagem do aprender a fazer essa prática está ancorada no aprender a fazer cujo cerne é o planejamento elaborado por uma equipe técnica, com vistas a aumentar e melhorar a produção, sendo que as elaboração e execução são dissociadas (LIVRO-BASE, p. 40-41; Vídeo Aula 3, slide 8). Questão 6/10 A pedagogia tradicional serve-se da abordagem do processo didático centrada na transmissão-assimilação dos conhecimentos. Durante muitos anos esta foi, e em algumas escolas continua sendo, a abordagem que direcionou o processo de ensino-aprendizagem. Basta percorrermos algumas de suas características para verificarmos como ainda são muito presentes em algumas instituições. Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas sobre a abordagem de transmissão-assimilação, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas: I. ( ) Seus objetivos educacionais são elaborados com base no intuito de disciplinar a mente e formar hábitos. II. ( ) a seleção de conteúdos parte sempre do interesse dos alunos. III. ( ) Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos, tendo como questão central a apreensão do conteúdo. IV. ( ) Problematiza a prática social dos professores e alunos. Agora, marque a sequência correta: A F, V, V, F B V, F, V, V C F, F, V, V D V, F, V, F Você acertou! As afirmativas I e III estão corretas. Seus objetivos educacionais são elaborados com base no intuito de disciplinar a mente e formar hábitos e seu método enfatiza a transmissão de conteúdos, tendo como questão central a apreensão do conteúdo. As afirmativas II e IV estão incorretas pois a seleção de conteúdos não parte do interesse do aluno e nem mesmo da prática social. (LIVRO-BASE, p.61) E V, V, V, F Questão 7/10 As transformações ocorridas no mundo do trabalho neste fim de milênio desencadearam impactos sociais nos diversos campos, inclusive no educacional. [...] Nesse contexto, observa-se uma profusão de discursos que, articulando-se a partir de conceitos como competitividade, produtividade, eficiência, eficácia, equidade, competências, novas qualificações, entre outros, destacam a educação como elemento estratégico para a implementação dos processos de modernização almejados. [...] As críticas dirigidas à escola e à educação escolar condenam seu "tradicionalismo" expresso pela presença de currículos "enciclopédicos" e por métodos de ensino baseados na simples transmissão de conhecimentos. Em contraposição, propõem o retorno à centralidade dos processos de aprendizagem e dos chamados "métodos ativos", destacando-se que mais do que saber, o importante é "aprender a aprender". Esta concepção seria, segundo os organismos multilaterais, mais adequada à formação de novos requisitos de qualificação profissional, requeridos pelo mundo do trabalho contemporâneo, caracterizados por novas disposições cognitivas, comportamentais e atitudinais.CAMPOS, Roselane Fátima; SHIROMA, Eneida Oto. O resgate da Escola Nova pelas reformas educacionais contemporâneas. Disponível em: < rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/173/172>. Acesso em: 09/02/2015. Com base nos conteúdos abordados no livro-texto e nas aulas, analise as afirmativas a seguir sobre a abordagem didática do “aprender a aprender”: I. Fundamenta-se numa visão existencialista, e como consequência vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem. II. A abordagem deste processo didático está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender. III. John Dewey é um dos teóricos que se coloca contra esta perspectiva do aprender a aprender. IV. O centro deste processo está no professor, que ensina o aluno o método de aprender. São corretas as afirmativas: A Afirmativas III e IV, apenas. B Afirmativas I, II e III, apenas. C Afirmativas II e IV, apenas. D Afirmativa II, apenas. E Afirmativa I e II, apenas. Você acertou! As afirmativas I e II são corretas. A abordagem do “aprender a aprender” fundamenta-se numa visão existencialista, e como consequência vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem. Sua abordagem está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender. A afirmativa III está incorreta pois John Dewey é o proponente do método utilizado nesta abordagem didática. E a afirmativa IV está incorreta pois o centro deste processo está no aluno. (LIVRO-BASE, p.39) Questão 8/10 Leia as asserções a seguir: I. O período compreendido entre 1960 e 1968 é marcado pela crise da Pedagogia Nova e pela articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata. Por que: II. Esta tendência tem como núcleo de suas preocupações a racionalização do processo produtivo, pela organização do trabalho, estratégias de ação são elaboradas por profissionais capacitados, a fim de serem executadas em sala. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma explicação correta da I. Você acertou! A tendência tecnicista instala-se na educação com o Golpe Militar e implanta na educação uma prática educacional voltada para a formação eficaz do aluno para a indústria e para tal, o professor se torna executor de planos construídos por intelectuais, ou seja, descola-se concepção da execução (LIVRO-BASE, p. 41-42). B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. E As asserções I e II são proposições falsas. Questão 9/10 O professor inicia sua aula tratando sobre um assunto comum à turma: o mau cheiro que o córrego ao lado da escola vem apresentando. Debate-se quais aspectos são responsáveis por tal acontecimento e levantam-se aspectos sobre a importância dos rios e da água para a comunidade. A professora apresenta um texto de um jornalista sobre este córrego. Juntos, professor e alunos, elencam no quadro quais foram as práticas que ocasionaram o problema que os atingem. Juntos elaboram propostas de intervenção na realidade deste córrego, e elaboram um projeto de ação junto à comunidade. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, essa prática educativa é característica do método: A De aprender a aprender B De transmissão-assimilação do conhecimento C De aprender a fazer e aprender a aprender D Da sistematização coletiva dos conteúdos Você acertou! Este processo de Caracterização e problematização da prática e/ou realidade social na qual o professor e aluno estão inseridas, seguida da explicação prática, da compreensão da prática e da elaboração de propostas de intervenção na prática são marcas do método proposto por Martins da sistematização coletiva dos conteúdos (LIVRO-BASE, p.45). E Aprender a fazer Questão 10/10 A compreensão contemporânea, segundo Houaiss (2001), é de que a Didática é a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Dessa forma, a Didática hoje é um campo do conhecimento que contribui para a educação, assim como a Sociologia, a Filosofia ou a Psicologia. Sua especificidade está na natureza de seu objeto: o ensino. PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia a / Campina Grande: EDUEP, 2008. P.3. A didática atualmente tem seu foco na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essências. Com base nas aulas e no livro, assinale a alternativa que contém apenas os elementos didáticos que compõem o planejamento docente: A Objetivos, materiais, conteúdos B Conteúdos, autores e materiais C Métodos, objetivos e avaliação. Você acertou! Os elementos didáticos que compõem o planejamento docente são: Elaboração de objetivos; Seleção dos conteúdos e ordenação; Definição do método; Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal (LIVRO-BASE, p.56 ). D Escolha de critérios de avaliação e materiais. E Conteúdos, avaliação e recursos materiais. Conheça o novo AVA UNINTER carregando... ... Veja mais
    10 aprovações
    Carregar mais