Prova Objetiva de Didática
16 pág.

Prova Objetiva de Didática


DisciplinaDidática24.647 materiais512.347 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10
Objetivo \u201cé a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade\u201d. Também o educador espera atingir certos resultados, em decorrência de sua atuação pedagógica. Assim, o professor, na interação com seus alunos, faz uso dos meios (métodos e materiais de ensino) mais adequados para alcançar os resultados anteriormente previstos.
HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.113. 
Com base no texto dado e nos conteúdos explanados no livro-base, relacione as abordagens de ensino aos seus objetivos principais:
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
 (  )  Desenvolver a liberdade e autonomia da criança, bem como duas habilidades latentes.
(  ) Treinar o aluno para a execução de diferentes tarefas, de acordo com o que o trabalho requerer.
(  )  desenvolver uma relação dialética entre a compreensão e a transformação.
(  ) Difundir cultura e imprimir um modelo adequado a sociedade. 
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	1, 3, 2, 4
	
	B
	2, 3, 4, 1
Você acertou!
Transmissão-assimilação - Difundir cultura e imprimir um modelo adequado a sociedade.
Aprender a aprender - Desenvolver a liberdade e autonomia da criança, bem como duas habilidades latentes.
Aprender a fazer - Treinar o aluno para a execução de diferentes tarefas, de acordo com o que o trabalho requerer.
Sistematização coletiva do conhecimento - desenvolver uma relação dialética entre a compreensão e a transformação.
 (LIVRO-BASE, p. 59)
	
	C
	3, 2, 4 ,1
	
	D
	4, 1, 3, 2
	
	E
	2, 4, 1, 3
Questão 2/10
Leia as asserções a seguir:
I. O período compreendido entre 1960 e 1968 é marcado pela crise da Pedagogia Nova e pela articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata. 
Por que:
II. Esta tendência tem como núcleo de suas preocupações a racionalização do processo produtivo, pela organização do trabalho, estratégias de ação são elaboradas por profissionais capacitados, a fim de serem executadas em sala. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma explicação correta da I.
A tendência tecnicista instala-se na educação com o Golpe Militar e implanta na educação uma prática educacional voltada para a formação eficaz do aluno para a indústria e para tal, o professor se torna executor de planos construídos por intelectuais, ou seja, descola-se concepção da execução (LIVRO-BASE, p. 41-42).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/10
A compreensão contemporânea, segundo Houaiss (2001), é de que a Didática é a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente.
Desta forma, a Didática hoje é um campo do conhecimento que contribui para a educação, assim como a Sociologia, a Filosofia a ou a Psicologia. Sua especificidade está na natureza de seu objeto: o ensino.
PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia a / Campina Grande: EDUEP, 2008. P.3.
 
A didática atualmente tem seu foco na pratica mais critica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essências.
 
Com base nas aulas e no livro, assinale a alternativa que contem apenas os elementos didáticos que compõe o planejamento docente:
	
	A
	Objetivos, materiais, conteúdos
	
	B
	Conteúdos, autores e materiais
	
	C
	Métodos, objetivos e avaliação.
Você acertou!
Os elementos didáticos que compõem o planejamento docente são: Elaboração de objetivos; Seleção dos conteúdos e ordenação; Definição do método; Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal (LIVRO-BASE, p.56 ).
	
	D
	Escolha de critérios de avaliação e materiais.
	
	E
	Conteúdos, avaliação e recursos materiais.
Questão 4/10
Métodos de ensino são também meios de dinamização das aulas; assim, conhecê-los, em suas diversas opções, e pratica-los, com fundamentação e segurança teórico-práticas, são valores expressivos da competência docente. [...] a diversificação dos métodos é importante não só porque pode ampliar as alternativas de aprendizagem, como também expandir as possibilidades de que ela se realize, superando possíveis dificuldades dos alunos. A diversificação metodologia praticada na dinâmica das aulas alarga suas perspectivas, seus ritmos, suas motivações e seu encaminhamento no sentido da aprendizagem.
RANGEL, Mary. Métodos de Ensino Para a Aprendizagem E a Dinamização Das Aulas. Campinas: Papirus, 2005, p. 8. 
Sabemos que são inúmeros os métodos passiveis de ser aplicados em sala de aula aqui no Brasil, alguns foram pontuados pela professora Martins em nosso livro-base. De acordo com o pontuado pela professora, relacione cada abordagem didática com as características do seu método empregado no ensino:
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
(  ) Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
(  ) Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro do processo.
(  ) Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
(  ) O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	3, 2, 1, 4
	
	B
	4, 2, 1, 3
	
	C
	4, 1, 2, 3
Transmissão-assimilação - Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro do processo.
Aprender a aprender - Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
Aprender a fazer - O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Sistematização coletiva do conhecimento - Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
 (LIVRO-BASE, p. 63)
	
	D
	2, 1, 3, 4
	
	E
	1, 3, 2, 4
Questão 5/10
Mauro Laeng diz que \u201ca pesquisa didática deve adaptar os métodos e as técnicas de maneira a obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço [...] o estudo predominante do ensino caracterizou, sobretudo a didática do passado, dominada, até certo ponto, pela figura central do professor; na didática contemporânea cedeu lugar a uma nova projeção do aspecto correlativo da aprendizagem\u201d.
 
LAENG, Mauro. Dicionário de Pedagogia. Lisboa: Dom Quixote, 1973. p. 128.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas sobre a didática e sua história, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) A didática surge com a problematização de uma nova demanda: após a Revolução Francesa busca-se alfabetizar os filhos das classes populares, e para isso passa-se a ter uma prática educativa em que um professor, em uma sala de aula, ensina a vários alunos ao mesmo tempo.
II. ( ) No princípio a didática se preocupava muito com a técnica de ensino e de controle dos alunos, mas atualmente ela se preocupa apenas com a elaboração de objetivos e a escolha de métodos para alcançar estes objetivos.
III. (   ) Comênio é considerado o pai da didática, pois escreveu, no século XVII, um livro intitulado Didática Magna,que trata da arte da didática, considerada por ele a \u201carte de ensinar tudo a todos\u201d.
IV. ( ) A partir da década
Raquel
Raquel fez um comentário
Ok
0 aprovações
Rutelene
Rutelene fez um comentário
não tem questões da minha prova porém o material é ótimo me ajudou muito. obrigado.
0 aprovações
Tetéia
Tetéia fez um comentário
Elias Preto de Oliveira, sua publicação da prova resolvida está sendo de grande falia para meus estudos. Farei minha prova de Didática no dia 19.01.19 e estou resolvendo essa prova, já resolvida, para ficar bem preparada para a minha prova. Obrigada mesmo. Se você tiver mais provas resolvidas que você já fez, me envia, por favor, para meu email: teteia.sempre@hotmail.com assim terei mais material de estudos. Obrigada.... Veja mais
0 aprovações
Suelem
Suelem fez um comentário
nao tem uma questao minha nessa ,prova
1 aprovações
Jennifer
Jennifer fez um comentário
que mes caiu essa prova ? está tudo diferente
0 aprovações
Carregar mais