Buscar

REGRAS DE REDUÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
REGRAS DE REDUÇÃO
*
*
CANCELAMENTO
 Com a aplicação da regra de cancelamento, eliminam-se do texto-fonte as tabelas, as figuras, as referências, as citações, as definições, os sinônimos, tudo quanto serve para a ampliação de um texto. No caso do parágrafo, cancela-se tudo o que explica, ilustra ou resume.
*
*
EXEMPLO 
	Com uma dieta balanceada e variada, com muita batata-doce, espinafre, cenoura, laranja e, claro, acerola, os nutricionistas garantem que não há risco de alguém apresentar avitaminose, a carência de vitaminas no organismo. 
*
*
GENERALIZAÇÃO
 Essa regra consiste na substituição de termos concretos presentes no texto por um termo que os inclua, correspondente a um conceito mais abstrato, de responsabilidade do autor do resumo. Assim, a enumeração “cajus, mangas, bananas, graviolas” presente num texto seria retirada e substituída pelo termo “frutas”. 
*
*
SELEÇÃO
A regra de seleção permite a retirada, no texto-fonte, de qualquer informação que representar uma condição considerada habitual num determinado contexto. Essa regra está ligada ao conhecimento prévio da situação.
EXEMPLO:
	Com uma dieta balanceada e variada, os nutricionistas garantem que não há risco de alguém apresentar avitaminose.
 
*
*
CONSTRUÇÃO
 A regra de construção consiste na substituição de um conjunto de orações por outra que as inclua. Essa nova oração não se encontra no texto, sendo elaborada pelo redator do resumo. A aplicação dessa regra se justifica num parágrafo a ser sintetizado quando o tópico frasal ou as informações nucleares estão diluídas no texto, havendo necessidade de sua reescrita sob a forma de uma macroproposição, representativa do parágrafo, num nível mais abstrato.
*
*
VERSÃO FINAL
 
 Com uma dieta balanceada e variada, não há risco de avitaminose.
 
*
*
OUTRO EXEMPLO
 
	Leonardo Boff inicia o artigo “A cultura da paz” apontando o fato de que vivemos em uma cultura que se caracteriza fundamentalmente pela violência. Diante disso, o autor levanta a questão da possibilidade de essa violência poder ser superada ou não. Inicialmente, ele apresenta argumentos que sustentam a tese de que seria impossível, pois as próprias características psicológicas humanas e um conjunto de forças naturais e sociais reforçariam essa cultura da violência, tornando difícil sua superação. 
*
*
Mas, mesmo reconhecendo o poder dessas forças, Boff considera que, nesse momento, é indispensável uma cultura da paz contra a da violência, pois esta estaria nos levando à extinção da vida humana no planeta. Segundo o autor, seria possível construir essa cultura, pelo fato de que os seres humanos são providos de componentes genéticos que nos permitem sermos sociais, cooperativos, criadores (...) A partir dessas constatações, o teólogo conclui incitando-nos a despertar as potencialidades
*
*
humanas para a paz, construindo a cultura da paz a partir de nós mesmos, tomando a paz como projeto pessoal e coletivo.
*
*
CARACTERÍSTICAS DO RESUMO ACADÊMICO
Correção gramatical
Vocabulário adequado
Indicação clara do título e autor do texto fonte
Apresentação das informações mais relevantes do texto fonte
Explicitação das relações entre as partes dos texto
Menção ao nome do autor em diferentes partes do resumo
Compreensão do resumo sem apoiar-se no texto fonte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando