A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
AV2 - ECA -  ESTACIO DE SÁ

Pré-visualização | Página 4 de 5

- 2012 - TRT - 15ª Região - Juiz - Adaptada - Com relação ao que foi estudado sobre o Conselho Tutelar, aponte a alternativa CORRETA.
		
	 
	Em cada município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar, composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução.
	 
	Para se candidatar a membro do Conselho Tutelar, exige-se idade superior a 21 anos e residência no Município, além de reconhecida idoneidade moral.
	
	As decisões do Conselho Tutelar não poderão ser revistas pela autoridade judiciária,.
	
	Constará da Lei Orçamentária Estadual previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar.
	
	A função de conselheiro tutelar é serviço jurisdicional.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307894272)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Prova: TRT - 6R (PE) - 2010 - TRT - 6ª Região (PE) - Juiz do Trabalho ¿ (Adaptada) Analise as assertivas abaixo e, depois, marque o item CORRETO:
		
	
	O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é estabelecido em Lei Estadual.
	 
	São impedidos de compor e de servir no mesmo Conselho Tutelar sogro e genro
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente exige, como um dos requisitos à candidatura a membro do Conselho Tutelar, que a pessoa tenha idade de 18 (dezoito) anos.
	
	O conselho tutelar é formado por quatro membros
	
	A atribuição do Conselho Tutelar é para crianças e adolescentes infratores até 14 (quatorze) anos de idade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307890466)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Observe a notícia a seguir: A eleição para o cargo de conselheiro tutelar acontece neste domingo em Amambai. São 13 candidatos, sendo que serão eleitos cinco conselheiros e os outros sete serão considerados suplentes. A eleição para o Conselho segue os mesmos parâmetros de um pleito eleitoral, e conta com sete seções eleitorais. Disponível em: http://www.amambainoticias.com.br/ Analise as seguintes assertivas: I - Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local. II - O Conselho tutelar será composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. III - Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros Considerando o previsto pelo ECA em relação ao Conselho Tutelar e seus conselheiros, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	São corretas as afirmativas I e III.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	São corretas as afirmativas II e III.
	
	São corretas as afirmativas I e II.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		Avaliação: CCJ0022_AV2_201201389054 » DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201570938)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justiça - Adaptada - Tendo em vista o conteúdo estudado em aula, marque a opção CORRETA. A competência da Justiça da Infância e da Juventude inclui:
		
	 
	a aplicação de penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente, bem como a tomada de conhecimento de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar e a aplicação das medidas cabíveis.
	
	o conhecimento de ações decorrentes de irregularidades em entidades de atendimento e a aplicação das medidas adequadas, bem como a administração do funcionamento dessas entidades, homologando a admissão e dispensa de seus funcionários.
	
	o impedimento do trâmite processual de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente.
	
	o conhecimento de representações promovidas pelo Ministério Público, para apuração de ato infracional atribuído a adolescente, com a aplicação das medidas apropriadas, bem como a promoção do o cadastramento do adolescente infrator no sítio do Ministério da Justiça para posterior controle de sua prestação de serviços à comunidade.
	
	a promoção de ressocialização dos adolescentes infratores por meio da dupla jornada laborativa, que deve ser desenvolvida nas entidades de atendimento social da infância e da adolescência mantidas sob intensa auditoria judicial.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201567552)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	CEPERJ - 2007 - DEGASE - Auxiliar Administrativo - Adaptada: Tendo em vista o conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. Em seu artigo 88, o ECA relaciona algumas diretrizes da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, dentre as quais estão: a municipalização do atendimento e a criação de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente. Nessas duas diretrizes, estão presentes, respectivamente, os seguintes princípios propostos pelo ECA para a política de atendimento:
		
	 
	Descentralização e Participação.
	
	Mobilização e Fragmentação.
	
	Federalização e Sustentação.
	
	Centralização e Delegação.
	
	Impugnação e Desconcentração.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201601512)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Julieta chega ao hospital olho que tudo vê com sinais que denotam a prática de abusos, pois possui hematomas, vermelhidões e duas marcas de mordidas. A mãe da criança informa que os ferimentos são decorrentes de uma briga com uma coleguinha de escola. Após o tratamento, o hospital libera Julieta, sem tomar qualquer outra providência. Pode-se afirmar que tal conduta, por parte do hospital, caracteriza:
		
	 
	infração administrativa
	
	indiferente administrativo
	
	infração penal
	
	contavenção
	 
	crime e infração administrativa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201513118)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Alfredo (46 anos) e sua esposa Ana (43 anos) são conhecidos no bairro onde residem por suas ações sociais voltadas para a proteção de crianças e adolescentes. Ambos se candidataram a membros do mesmo Conselho Tutelar da localidade onde moram. Diante do exposto, pergunta-se: Neste caso ambos poderão ser eleitos e exercer a função de conselheiros no mesmo Conselho Tutelar? Justifique.
		
	
Resposta: Não, pois segundo o ECA é vedado a marido e mulher trabalharem juntos, no mesmo Conselho Tutelar.
	
Gabarito: Gabarito: Não poderão exercer juntos a função devido ao impedimento legal por serem marido e mulher conforme estabelece o art. 140 do ECA que diz ¿São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado¿.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201631070)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Acerca da colocação da criança ou do adolescente em família substituta na modalidade adoção, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A adoção produz os seus efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença declaratória do estado de filiação, porém, se o adotante vier a falecer no curso do procedimento os efeitos retroagirão à data do óbito.
	
	a adoção não produz qualquer efeito jurídico.
	 
	A adoção depende do consentimento do adotando, se maior de 12 anos de idade, e dos pais do adotando ou do representante legal deste ou do guardião legal ou de fato, na falta dos primeiros.
	 
	A adoção produz os seus efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença constitutiva, porém, se o adotante vier a falecer após inequívoca manifestação de vontade no curso do