Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS-AVALIANDO O APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	Simulado: CCJ0001_SM_201501083023 V.1 
	
	Aluno(a): LUCAS MORAES
	
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201501209080)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo Karl Marx o processo de apropriação do tempo socialmente gasto pelo trabalhador na produção corresponde:
		
	 
	A divisão social do trabalho.
	 
	A extração da mais-valia.
	
	A oferta do produto no mercado.
	
	O corpo do operário.
	
	O salário do operário.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501164941)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"[...] nos é também impossível abraçar inteiramente a seqüência de todos os eventos físicos e mentais no espaço e no tempo, assim como esgotar integralmente o mínimo elemento do real. De um lado, nosso conhecimento não é uma reprodução do real, porque ele pode somente transpô-lo, reconstruí-lo com a ajuda de conceitos, de outra parte, nenhum conceito e nem também a totalidade dos conceitos são perfeitamente adequados ao objeto ou ao mundo que eles se esforçam em explicar e compreender. Entre conceito e realidade existe um hiato intransponível. Disso resulta que todo conhecimento, inclusive a ciência, implica uma seleção, seguindo a orientação de nossa curiosidade e a significação que damos a isto que tentamos apreender". (Traduzido de: FREUND, Julien. Max Weber. Paris: PUF, 1969. p. 33.) Com base no texto é correto afirmar que, para Weber:
		
	
	Alguns fenômenos sociais podem ser analisados cientificamente na sua totalidade porque são menos complexos do que outros nas conexões internas de suas causas.
	
	A ciência social revela que a infinitude das variáveis envolvidas na geração dos fatos sociais permite a elaboração teórica totalizante a seu respeito.
	
	A ciência social, por tratar de um objeto cujas causas são infinitas, ao invés de buscar compreendê-lo, deve limitar-se a descrever sua aparência.
	 
	O obstáculo para a ciência social estabelecer um conhecimento totalizante do objeto é o fato de desconsiderar contribuições de áreas como a biologia e a psicologia, que tratam dos eventos físicos e mentais.
	 
	O conhecimento nas ciências sociais pode estabelecer parcialmente as conexões internas de um objeto, portanto, é limitado para abordá-lo em sua plenitude.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501742322)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia com atenção as afirmativas: (I) O indivíduo é socializado porque, embora tenha sua individualidade, depende dos demais e, por isso, se sente parte de um todo. (II) Cada indivíduo possui uma consciência individual que sofre influência da consciência coletiva, que nada mais é que a combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. (III) Dentro da perspectiva sociológica durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. (IV) A consciência coletiva seria responsável pela formação de nossos valores morais, e exerce uma pressão externa aos indivíduos no momento de suas escolhas. A soma da consciência individual com a consciência coletiva forma o ser social. Estão corretas as assertivas:
		
	 
	I, II, III, IV
	
	I, II, IV
	
	I, III, IV
	
	II, III
	
	III, IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501698808)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A compreensão do pensamento de Karl Marx depende de uma boa análise das suas ideias sobre infraestrutura e superestrutura, os dois grandes pilares da vida humana em grupo. A infraestrutura no pensamento de Marx significa:
		
	
	A relação do Estado com o proletariado.
	
	As instituições que compõem o Estado democrático.
	
	As relações jurídicas.
	 
	A base econômica de uma sociedade.
	
	As relações sociais dos operários.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501775083)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo ¿ sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens têm de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utensílios, etc., sem o que não poderia existir. Para Marx qual é o ponto de partida para o estudo de qualquer sociedade?
		
	
	As condições materiais e espirituais de cada comunidade ou grupo social
	
	Identificar dentro da estrutura social o papel na produção da classe dominante e a formação do estado, elemento que cria as classes sociais
	
	Identificar as várias fases do sistema social capitalista e como se estabelecem as relações sociais de produção, bem como a apropriação por parte da burguesia das riquezas produzidas pela classe operária
	
	Identificar as classes sociais dentro da produção, passo principal para identificar os vários modos de produção na história, ou seja, do primitivo ao capitalista e as relações de exploração do homem peio homem
	 
	As relações sociais que os homens estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza, ou seja, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que condiciona a política, as classes, a cultura e todo o resto da sociedade

Continue navegando