Buscar

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - Apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
ACADÊMICA: THAYLANE DE O. SILVA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA BIOLOGIA
PROF. FRANCELLY CARVALHO
Ao longo do tempo o homem desenvolveu maneiras que facilitassem a sua existência e aprimorou o que já existia para benefício de sua espécie. Assim como nos tempos remotos ele aprimorava os recursos que já existiam, hoje não é diferente a busca por inovações e melhoramento é constante, é quase como um instinto, parece que nada está tão perfeito que não se possa melhorar. E não é somente o os aparelhos eletrodomésticos ou outros utensílios que passam por transformações, há um algum tempo o homem utiliza da tecnologia também para a cura de doenças, unindo assim a ciência da computação com ciências biológicas visando sanar ou estabilizar as enfermidades que afetam os seres humanos.
Um dos grandes passos para o avanço da tecnologia foi a criação do primeiro computador, o ábaco. 
A Informática é uma ciência que passou a ser tratada como tal há poucos anos, sendo que a ela está associada uma série de fatos e descobertas anteriores, que serviram para que atualmente seja uma das ciências à qual o homem está dedicando maior atenção e atribuindo cada vez mais importância. Já há muito tempo o homem vem tentando livrar-se dos trabalhos manuais e repetitivos, entre os quais estão as operações de cálculo e a redação de relatórios.
Uma das contribuições das ciências tecnológicas em junção com outras áreas de conhecimento como ciência básica, Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc. e, a ciência aplicada Técnicas imunológicas, Químicas e Bioquímicas e outras tecnologias que incluem a matemática é a Biotecnologia.
Os processos biotecnológicos, podem ser definidos como: “A nova bio-tecnologia”, a utilização de células e moléculas biológicas para a solução de problemas ou produção de produtos ou processos úteis, com potencial industrial em diversas áreas do conhecimento (Kreuzer e Massey, 2002). De acordo com Malajovich (2004), dentre as tecnologias desenvolvidas até o momento, a biotecnologia é, de longe, a que apresenta maior compatibilidade com a sustentabilidade da vida neste planeta.
A Bionanotecnologia é uma das áreas da biotecnologia, é uma espécie de computador biológico, onde são construídos novos agentes (proteínas) programadas para agir dentro da célula interagindo com os processos existentes. 
O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais e desenvolver novos produtos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas. A nanotecnologia manipula átomos e moléculas para realizar processos, construir coisas ou construir seres vivos. Ela funciona re-arranjando a matéria na escala de átomos, que são a forma estrutural mais elementar de qualquer coisa ou de qualquer ser vivo.
Alguns exemplos de possíveis aplicações:
Cálcio- o mesmo material de um giz quebradiço, pode gerar uma raquete de tênis leve e sólida.
Carbono- bicicleta de material com nanotubos pode ser muito resistente e pesar cerca de 2 kg.
Fio de faca de cozinha- com um corte nanométrico é superafiada “para sempre”.
Plástico que não risca por ter nanopartículas integradas nele.
Vidros - que se tornam autolimpantes (a poeira não gruda).
Embalagem para alimentos que “avisa” se a comida estiver estragada. 
Zinco - auxilia na proteção contra radiação ultravioleta em vernizes para móveis.
Enfim, essas tecnologias tornam possível criar estruturas funcionais inimagináveis de serem feitas usando-se tecnologia convencional. E a promessa é de novos produtos e de soluções para problemas em incontáveis áreas, como por exemplo na informática, na medicina, na engenharia ambiental, na agricultura, nos alimentos, nos cosméticos, etc. 
REFERÊNCIAS
ECOLÓGICO, CENTRO, Nanotecnologia, A manipulação do invisível, 2009 <http://www.centroecologico.org.br/novastecnologias/novastecnologias_1.pdf>. Data de acesso: 16 de maio de 2015.
KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia Genética e Biotecnologia. 2ª ed., Editora Artmed. 2002.
MALAJOVICH, M. A. Biotecnologia. Editora Axcel Books do Brasil. 2004.
Obrigada!! ;)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando