Buscar

GUIA DE ESTUDO DE PSICANALISE

Prévia do material em texto

GUIA DE ESTUDO DE PSICANALISE
1. Qual o primeiro problema com o qual o analista se defronta?
R: Trata-se da tarefa de lembrar-se de todos os inumeráveis nomes, datas, lembranças, pormenorizadas e produtos patológicos que cada paciente comunica no decurso de meses e anos de tratamento, e de não confundi-los com material semelhante produzido por outros pacientes em tratamento, simultânea ou previamente. 
2. Como Freud explica sua técnica aqui também nomeada “ atenção uniformemente suspensa”?
R: Consiste simplesmente em não dirigir o reparo para algo específico e em manter a mesma ‘atenção uniformemente suspensa’ (como a denominei) em face de tudo o que se escuta.
Como Freud orienta o registro das sessões analíticas?
R: Ele não aconselha a tomada de notas integrais, a manutenção de registro durante as sessões. Sugere que se faça o registro à noite ou depois da sessão. Quando houver necessidade de registro que seja pela via da memorização, no caso dos sonhos solicitar ao paciente que repita para que possa fixá-lo.
O que Freud indica como regra fundamental da psicanálise?
R: Ele deve simplesmente escutar e não se preocupar se está se lembrando de alguma coisa. O que se consegue dessa maneira será suficiente para todas as exigências durante o tratamento.
O que Freud interroga sobre a cooperação intelectual do paciente ao tratamento? Justifique:
R: É difícil dizer algo de aplicabilidade geral sobre este ponto: a personalidade do paciente é o fator determinante. Diz que o paciente deve aprender acima de tudo que atividades mentais como refletir sobre algo, ou concentrar a atenção não solucionam nenhum enigma da neurose. Isso só pode ser efetuado ao se obedecer pacientemente à regra psicanalítica, que impõe a exclusão de toda critica do inconsciente ou de seus derivados.
Explique a relação entre a catexia libidinal e a figura do medico:
R: A parte dos impulsos que determina que o curso erótico passou pelo processo de desenvolvimento psíquico, esta parte está dirigida a realidade e está a disposição da personalidade consciente e faz parte dela. Outra parte os impulsos libidinais foi retirada no curso do desenvolvimento psíquico mantendo-se afastada da personalidade consciente e da realidade. Se a necessidade de amar alguém não é inteiramente satisfeita, a pessoa esta fadada a aproximar-se de cada nova pessoa que encontrar com idéias libidinais antecipadas. Uma catexia que se acha pronta por antecipação vai dirigir-se também a figura do medico.
Explique o conceito de transferência: t
R: Idéias libidinais pelas quais o sujeito se volta aos objetos, porque não houve satisfação amorosa na realidade.
Porque a transferência também pode ser vista como resistência, por fim defina transferência positiva e transferência negativa:
R: a transferência no tratamento analítico invariavelmente aparece desde o inicio como arma mais forte, e podemos concluir que a intensidade e a persistência da transferência constituem a expressão da resistência.
Transferência positiva: compõe de sentimentos conscientes amigáveis e ternos, cujo prolongamento são encontrado no inconsciente e que constantemente, parecem ter um fundamento erótico.
Transferência negativa: considerada como transferência de sentimentos hostis em relação ao analista.
Explique o que Freud considerava como procedimento catártico:
R: pressupunha que o paciente fosse hipnotizável e se baseava na ampliação da consciência que ocorre a hipnose. Tinha por alvo a eliminação dos sintomas patológicos e chegava a isso levando o paciente a retroceder do estado psíquico em que o sintoma surgiu pela primeira vez.
Como Freud vê a hipnose?
R: Freud verificou que por mais habilidoso que seja o medico a hipnose reside sabiamente no arbitro do paciente, e como um grande numero de pessoas neuróticas não podem ser colocadas em um estado hipnótico através de nenhum procedimento, renunciou a hipnose e usou sua aplicabilidade apenas em alguns pacientes.
O que Freud considera como requisito exigido para que uma pessoa se submeta com proveito a psicanálise?
R: em primeiro lugar, ela deve ser capaz de um estado psíquico normal, cabe ainda exigir dela certo grau de inteligência e desenvolvimento ético.
Explique o método psicanalítico da associação livre:
R: Na associação livre o paciente é orientado a dizer o que vier na cabeça, deixando de dar qualquer orientação a seus pensamentos.
Porque Freud associa resistência ao fenômeno da distorção?
R: Ele encara o recalque (pensamento e emoção) como produção da resistência, e quanto maior a resistência mais profusa é a distorção.
Sobre o que incide a interpretação:
R: Incide sobre a causa do desejo, chamando a atenção para o fato que incidir sobre a causa do desejo não significa responder com um saber sobre o objeto, nomeando-o
Como deve ser considerada a interpretação e qual o tipo de efeito que ela deve produzir.
R: A interpretação deve ser considerada aquela que faz surgir uma questão, e deve produzir um levantamento do recalque, algo do inconsciente se torna consciente.
Cite os cinco tipos de interpretação:
A pontuação: marca um sentido determinado
O corte: o analista corta o paciente no meio da frase, ele impede a pontuação.
O semi-dizer: É um saber como verdade
A alusão: deixa a entender sem formular
O equivoco: Deixa a via aberta para vários sentidos.

Continue navegando