Buscar

Aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
COMUNICAÇÃO E MARKETING
			
		 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
			 GRADUAÇÃO 
			 COMUNICAÇÃO SOCIAL
			 APOSTILA 3 – 2013.2
*
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DE NEGÓCIOS
 
 	
	Compreender as razões e as vantagens das alianças estratégicas 
	de negócios; compreender os desafios da implementação e a necessidade do feedback para o sucesso da ação.
*
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
	
 As alianças ajudam empresas a atingir outros mercados e/ou segmentos.
	Parte-se do princípio que a associação aos próprios concorrentes pode propiciar diferenciais competitivos. 
	Essa tendência aumentou significativamente na última década, principalmente em função da globalização do mercado.
*
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
De acordo com Harbson & Pekar Jr., 199. pg 47-51, esses são os principais motivos para uma empresa procurar alianças:
Quando os riscos são elevados e não existem mais recursos ou oportunidades de investimento por parte da empresa;
Quando a empresa mantém altos custos fixos e precisa comprar em maior quantidade (economia de escala) para obter maiores vantagens em preços ou condições de pagamento;
*
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Quando os funcionários da empresa não têm conhecimento sobre o perfil do cliente e concepção do produto, assim como a estrutura logística para distribuição destes;
Quando a empresa não está tecnologicamente preparada para o mundo globalizado nem dispõe de tempo nem recursos para desenvolvê-la;
*
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Quando a empresa tem dificuldades de penetração em um mercado desconhecido, mas está segura de seu potencial naquele mercado.
Quando a empresa tem necessidade urgente de buscar habilidades ou capacidades em mão-de-obra a custos menores do que é possível com o desenvolvimento interno.
*
FORMULAÇÃO DE PROGRAMAS
Este é o momento em que a unidade de negócios desenvolve suas principais estratégias. Usando o exemplo de Kotler (2000), se a empresa tiver como objetivo obter a liderança tecnológica, deve planejar a ação de seu departamento de pesquisa e desenvolvimento, desenvolver produtos de ponta em relação aos que são oferecidos pela concorrência, treinar a força de vendas técnica etc.
*
IMPLEMENTAÇÃO
	
	O que é o modelo 7 Ss? 
	
	O Seven-SS é uma estrutura para analisar as organizações e sua eficácia. Ela olha para os sete elementos fundamentais que tornam as organizações bem sucedidas, ou não: estratégia, estrutura, sistemas, estilo, competências, pessoal e valores compartilhados. 
	Fonte: Tomas J.Peters, Robert H.Waterman, and Julien R.Phillips 
*
IMPLEMENTAÇÃO
 	
	Segundo a figura do próximo slide, a implementação depende de estratégia, estrutura e sistemas, em primeiro lugar.
 	Como apoio, estilo, habilidades, equipe e valores compartilhados.
	Os primeiros estão relacionados a uma questão estrutural da empresa: estratégia pré-definida, uma estrutura que permita a implementação e sistemas capazes de dar conta do trabalho. 
	Estilo, habilidades, equipe e valores compartilhados são obtidos com treinamento e trabalho sobre a estratégia.
*
IMPLEMENTAÇÃO
 
*
1. Estratégia - o percurso que a organização escolheu para o seu crescimento futuro, um plano que uma organização formula para ganhar uma vantagem competitiva sustentável. 
2. Estrutura - o quadro em que as atividades de organização de membros da coordenação. As quatro formas básicas estruturais são a forma funcional, estrutura divisional, a estrutura da matriz e a estrutura em rede. 
3. Sistemas - procedimentos formais e informais, incluindo sistemas de inovação, sistemas de compensação, sistemas de informações gerenciais e sistemas de alocação de capital, que regem a atividade quotidiana. 
4. Estilo - a abordagem da liderança da alta administração e organização geral da abordagem operacional e também a maneira pela qual os funcionários da organização apresentar-se ao mundo exterior, aos fornecedores e clientes. 
5. Competências - o que a empresa faz de melhor, o distintivo capacidades e competências que residem na organização.
Fonte: Tomas J.Peters, Robert H.Waterman, and Julien R.Phillips 
IMPLEMENTAÇÃO
*
IMPLEMENTAÇÃO
6. Pessoal - recursos humanos da organização, refere-se à forma como as pessoas são desenvolvidas, treinadas, socializado, integrado, motivado, e como seus portadores são gerenciados. 
7. Os valores compartilhados - originalmente chamado de metas superordenado, a conceitos e princípios orientadores da organização – os valores e aspirações, muitas vezes não escritas - que vão além do convencional declarações de objetivos corporativos, as ideias fundamentais em torno do qual uma empresa é construído, as coisas que a influência de um grupo para trabalhar em conjunto para um objetivo comum. 
Fonte: Tomas J.Peters, Robert H.Waterman, and Julien R.Phillips 
*
IMPLEMENTAÇÃO
	 Modelo 7-S 
Uma abordagem sistêmica para melhoria das organizações
	O modelo S-7 é uma ferramenta para análise de gestão e de ação que oferece uma estrutura com a qual a considerar a empresa como um todo, para que os problemas da organização podem ser diagnosticadas e uma estratégia pode ser desenvolvida e implementada. 
	O S-7 ilustra o diagrama de interligação multiplicidade de elementos que definem a capacidade de uma organização de mudar. A teoria ajudou a mudar o pensamento de gerente sobre como as empresas podem ser melhorados. Ela diz que não é apenas uma questão de concepção de uma nova estratégia e segui-lo completamente. Nem é uma questão de criação de novos sistemas e deixá-las gerar melhorias. 
Fonte: Tomas J.Peters, Robert H.Waterman, and Julien R.Phillips 
*
IMPLEMENTAÇÃO
 
	Para ser eficaz, sua organização deve ter um alto grau de ajuste, ou o alinhamento interno entre todos os sete Ss. Cada S deve ser coerente com a SS e reforçar outras. Todos os Ss são inter-relacionados, assim que uma mudança em um tem um efeito cascata em todos os outros. É impossível fazer progressos em um sem fazer progresso em todos. Assim, para melhorar a sua organização, você tem de dominar o pensamento sistêmico e prestar atenção a todos os sete elementos, ao mesmo tempo. Não há ponto de partida ou hierarquia implícita - de diferentes fatores podem conduzir o negócio em qualquer organização. 
Fonte: Tomas J.Peters, Robert H.Waterman, and Julien R.Phillips 
 
*
FEEDBACK / CONTROLE
 De nada adianta implementar uma estratégia e abandoná-la em seu desenvolvimento. Ações de auditoria tem como função garantir a boa implementação de uma estratégia. Incidentes nos ambientes interno e externo devem ser monitorados: recepção/resistência de funcionários e clientes podem acontecer. A lei do mercado é a mudança.
	
*
FEEDBACK / CONTROLE
	O feedback pode ser obtido de diversas formas: pesquisas contratadas junto a institutos ou mesmo formulários aplicados a clientes pela equipe de vendas, no caso dos consumidores; já questões do ambiente interno devem ser diagnosticadas pelos supervisores e gerentes, que devem ficar atentos a qualquer tipo de resistência à implementação das atividades.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando