Buscar

SIMULADOS 2015-2PD

Prévia do material em texto

SIMULADO
Parte superior do formulário
		
		
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408330198)
	
	Uma mulher de 22 anos engravidou, mas não sabe quem é o pai. Ela mora sozinha e tem muitos parceiros sexuais. Ela descobriu que estava grávida bem no início da gestação e pensa seriamente em fazer aborto. Ofereça argumentos acerca da bioética para o aborto, correlacionando com a sentença.
		
	
Sua Resposta: Neste caso, a mulher estaria cometendo um crime, pois o aborto somente é aceito em casos específicos, Além do mais, o embrião tem direito a vida.
	
Compare com a sua resposta: O aborto é um importante tema fortemente relacionado à ética, à moral e às questões legais. Independente que autorização legal ou criminalização, existem nesta situação conflitos entre a autonomia, a beneficência, a não maleficência e a justiça da mãe, do feto e do médico. Os julgamentos morais sobre a justificativa do aborto dependem mais das convicções sobre a natureza e desenvolvimento do ser humano do que das regras e princípios. Muitas vezes a discussão é colocada sob o prisma reprodutivo quando, na realidade, o tema correto seria o do acesso ao sistema de saúde e os impedimentos legais para a realização do procedimento de interrupção da gestação. No Brasil e em muitos outros países o aborto é crime, com algumas exceções. Então, a mulher exemplificada na sentença só poderia fazer aborto em uma clínica clandestina, o que pode colocar sua vida em risco.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408330193)
	
	Lívia tem 19 anos e apresenta uma disfunção renal que coloca sua vida em risco. Ela precisa de um transplante com urgência e está na fila de espera. Sua irmã de 15 anos quer fazer a doação, mas ela também apresenta problemas renais leves e os médicos desaprovaram. Correlacione a sentença com os direitos fundamentais relativos à doação de órgãos.
		
	
Sua Resposta: Será preciso arrumar outro doador porqu mesmo em nome de uma caridade não se pode provocar problemas de saude no doador.
	
Compare com a sua resposta: O transplante de órgãos e tecidos implica em uma sequência de eventos que, desde a doação até a efetivação do transplante, abarca alguns direitos fundamentais pertinentes ao doador e ao receptor. Estes direitos estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo. Lívia tem direito à vida, mas sua irmã, além de ser menor de idade e precisar de autorização de ambos os pais ou responsáveis, também tem problemas renais, o que poderia colocar sua vida em risco. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408379045)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do(a) _____________.
		
	
	Biopoluentes
	
	Biologia
	
	Biodança
	
	Biovida 
	
	Biodireito
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408911425)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que o "todo é maior do que a soma de suas partes". Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física". A partir dos conceitos básicos de bioética qual princípio tal definição está relacionada: 
		
	
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio da santidade da vida humana
	
	Princípio da justiça
	
	Princípio dos meios ordinários e extraordinários de tratamento
	
	Princípio da totalidade
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408379047)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A ética industrial decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de:
		
	
	Teoria do prazer
	
	Teoria funcional
	
	Teoria maquinal
	
	Teoria computacional
	
	Teoria utilitarista
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408343539)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A bioética se sustenta em alguns conceitos básicos como o princípio do duplo efeito. Uma situação frequente é a ocorrência de uma determinada ação que acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau. O primeiro resultado é legítimo e aquele que queremos atingir, o segundo é mau e não esperamos, mas é inseparável do primeiro. A questão antagônica que surge é: Devemos procurar o bem e tolerar o mal? Para lidar com estes dilemas, o princípio do duplo efeito foi formulado. Ele nos permite realizar a ação boa que tem consequências más, desde que as seguintes condições sejam respeitadas: A ação, em si mesma não deve ser má. Isto simplesmente reafirma o princípio moral fundamental que nunca devemos fazer o mal. Este é o princípio moral tradicional: O fim não justifica os meios. O fim, o objetivo é bom, mas os meios para obtê-lo são errados. O efeito mau não é desejado, mas simplesmente permitido ou tolerado. O que isto significa é que nossa intenção primeira é atingir o efeito bom. Deve existir uma razão proporcional para: 
		
	
	não executar a ação, pois traz apenas conseqüências positivas.
	
	executar a ação, apesar das consequências que ela traz.
	
	executar a ação, pois traz apenas conseqüências negativas.
	
	não avaliar a natureza da ação.
	
	sempre avaliar de forma positiva a natureza da ação, mesmo que ela seja totalmente negativa. 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408343537)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
		
	
	os mais poderosos
	
	os mais fortes
	
	os mais econômicos
	
	os mais fracos
	
	os mais ricos
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408343531)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O termo "Bioética", foi utilizado pela primeira vez em 1971, no livro "Bioética: Ponte para o Futuro", do biólogo e oncologista americano Van R. Potter. Elaborado como um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) é normalmente compreendido como um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não-humanos. Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para:
		
	
	um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais econômico.
	
	um caminho mais político;
	
	um caminho mais pautado pelo tecnicismo, continuando com a fusão entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho menos pautado pelo humanismo, estacionando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408970090)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Dentre estes efeitos da globalização na sociedade, destaca-se o aprofundamento de uma ética na qual o desenvolvimentoeconômico se sobrepõe ao desenvolvimento social. Esta ética denomina-se:
		
	
	Ética fundamentalista
	
	Ética comunista
	
	Ética industrial
	
	Ética determinante
	
	Ética piramidal
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408378980)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Maurício reside em uma cidade muito pobre. Ele tem dificuldades para sustentar sua família. Na última sexta-feira, ele entrou em um supermercado e roubou comida. Roubar, neste contexto é:
		
	
	Amoral
	
	Imoral
	
	Ideal
	
	Moral
	
	Ético
		Gabarito Comentado.
	
	SIMULADO 2
	 
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando