Buscar

Aula 1.1 e 1.2

Prévia do material em texto

Aula 1.1
Medicina legal :Ramo da medicina que serve aos interesses da justiça;
PERÍCIAS ( são em essência para determinarem a materialidade das infrações, claro que não só isso, mas uma dos funções essenciais. 
Documentos médicos legais:
notificações 
atestados
relatórios 
pareceres
notificações: são as informações sobre as ocorrências, geralmente compulsórias e previstas em lei ( necessidade social ou sanitária)
atestados: são as afirmações sobre determinados fatos (atestados médico)
relatórios; mais amplos (documentos verdadeiros utilizados na medicina legal) lavrados pelos peritos e legistas apresentando em detalhes tudo o que for relevante em uma perícia criminal.
* Exaram de uma perícia médica.
As autoridades requisitantes: 
As autoridades policiais
Os juizes 
Os promotores
Os presidentes de IPM (só quando presidirem)
Atenção: o conselho tutelar não tem competência para fazer REQUISIÇÃO
SOLICITAÇÃO: esse pode ser feita por qualquer pessoa, mas também não direta ao IML e sim as autoridades competentes, e estas requisitam as perícias. 
Os relatório são apenas uma peça do inquérito, não esgotam materialidade ou autoria de nada, são apenas elementos de informações, anotam-se apenas quais são os ferimentos. 
( laudos: redigidos pelo próprio examinador, o perito é o mesmo que redige o documento, ele esta fazendo um LAUDO MÉDICO LEGAL
( autos: quando ele dita o exame, quando ele não faz pessoalmente, digitado por outro. Lembrar do auto falante , devo ditar AUTO para que alguém digite. 
PARTES DOS RELATÓRIOS:
preâmbulo: data, hora, local do exame, autoridade, qualificação do perito e do periciado. 
Quesitos oficiais e acessórios (ou especiais): cada crime tem o seu quesito oficial, por exemplo a lesão 129: ouve ofensa a saúde, qual instrumento, passou dos 30 dias, etc. . . (características, qualificadoras, agravantes)
Especiais: são os quesitos feito por quem requisitou o exame, feita pelo delegado, mp e outros, assim chama-se de assessório pois nem sempre estará presente, e sim quando o requisitor do exame (delegado) o fizer. 
Atenção: não existem quesitos oficiais na área da PSIQUIATRIA FORENSE OU AREA CÍVEL, neste grande grupo não existe quesitos oficiais. 
Históricos: deve ser o mais curto e completo possível, não se deve omitir, analise das características mais necessárias possíveis. (local, data, objeto utilizado.)
Descrição: são as lesões em si, o objeto que será analisado. 
Discussão: ela pode existir ou não,depende da lesão, se não houver circunstancias relevantes não será eita uma discusão. 
Conclusão: seca o breve, o parecer do médico sobre o ocorrido. 
Pareceres; são a informações baseadas em livros ou documentos, são as opiniões dos técnicos. Não precisa da entrevista direta com o periciado. 
PERICIA MÉDICO-LEGAL
( conjunto de procedimentos médicos e técnicos que tem por finalidade o esclarecimento de um fato de interesse da justiça. Sua finalidade é a produção de prova, definir a materialidade do delito. 
( são feitas nos corpos de delito. 
PROVA
( demosrar que o fato ocorreu, a veracidade de determinados fatos. 
TIPO DE PERÍCIAS: 
*NOS VIVOS
*NOS MORTOS 
Necropsia – estudo do morto, de qualquer coisa que morreu e depois viveu; pessoa, cachorro, animal de raça, cavalo. 
Autópsia – é espécie de de necrópisia, esta é mais especifica, é o estudo da própria espécie, assim quando o ser humano faz um estudo de si mesmo, esta fazendo ao mesmo tempo um necropsia e uma autópsia. 
Exame cadavérico: quando não se tem mais nada a apurar, o perito pela simples exame externo do cadáver puder apurar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para verificar alguma causa relevante. 
*NA OSSADAS
*NOS OBJETOS: nos objetos propriamente ditos ou nas secreções, tipo de espermas, salivas, sangue, etc. 
CORPO DE DELITO 
( é o conjunto de elementos decorrentes de um delito (lesão, estupro, morte) qualquer infração que deixe vestígio, e assim no final é feito um RELATÓRIO, e faz parte do corpo de delito tudo que esta no local. 
CONSIDERAÇÕES ÉTICAS
 Deve ser pessoa experiente e qualificada. 
Pode ser o oficial e o perito adoc. 
Os dois devem ter curso superior, e mesmo tendo dois peritos, os seus laudos, não precisam ser idênticos. 
Os peritos da área cível não são de carreiras, e sim na áreaa penal. 
SEGREDO DE JUSTIÇA: 
autorização expressa : de forma escrita pelo paciente.
justa causa: relevante valor moral e social.
dever legal : quando se trata de notificação compulsória.assim quando o perito apresentar o relatório, esse é um dever legal.
DEVEM IR PARA O IML: 
morte violente: morte de causa externa, afogamento, acidente de transito, suicídio. 
morte suspeita: 
não identificados: Para que sejam identificados. 
Exame de corpo delito Direto: direto na vítima, no objeto de corpo de delito. 
Exame de corpo delito Indireto: feito através de documentos, depoimento ou outros exames. Como por exemplo o relatório e entrada médica em pronto socorro de hospital. 
Qual a parte mais importante do relatório médico¿ 
R: a discussão
Ler artigos do CPP sobre as perícias. 
Fim aula 1.2

Continue navegando