Buscar

DISCURSIVA ETICA e filosofica

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“A atitude mais antiga e que repousa, sem dúvida, sobre fundamentos psicológicos sólidos, pois que tende a reaparecer em cada um de nós quando somos colocados numa situação inesperada, consiste em repudiar pura e simplesmente as formas culturais, morais, religiosas, sociais e estéticas mais afastadas daquelas com que nos identificamos.”
LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e História” in Antropologia Estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p 345.
Com base no livro da disciplina e no conteúdo das aulas, analise a qual corrente de pensamento Lévi-Strauss está criticando no trecho citado
Resposta certa:
	o autor faz uma crítica ao etnocentrismo que é a atitude de repudiar as diferentes formas culturais e sociais com as quais não nos identificamos. Para ele, essa é uma das mais comuns e antigas atitudes dos homens. (p. 109)
Questão 2/5
Leia o caso abaixo:
É o primeiro dia de aula e os pais dos alunos do maternal estão muito apreensivos com relação ao desenvolvimento de seus filhos. Para esclarecer essas dúvidas, a pedagoga da escola organizou uma reunião para explicar sobre o estágio sensório-      -motor que, segundo Piaget, é a etapa do desenvolvimento de crianças na faixa de 0 a 2 anos, aproximadamente.
 
A partir dessas informações, discorra sobre o estágio sensório-motor.
Resposta CERTA:
	É na fase sensório-motor que ocorre a organização psicológica básica em todos os aspectos (perceptivo, motor, intelectual, afetivo e social). É nessa fase também que o bebê traz tudo para si, pega e manipula tudo o que vê, ou seja, seus movimentos são sempre no sentido de trazer os objetos em direção ao seu corpo, para explorá-los ou, simplesmente, e com muita frequência, levá-los à boca. A inteligência aparece, com efeito, bem antes da linguagem, isto é, bem antes do pensamento interior que supõe emprego de signos verbais. Outras noções constituídas nessa fase são as de causalidade e de temporalidade, assim como a evolução da afetividade, que está sempre atrelada à evolução da inteligência (p. 65). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico
Questão 3/5
" [...] O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência."
MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. p. 28.A sociologia marxista propõe uma interpretação da sociedade que toma as condições materiais de existência dos homens como fator determinante dos fenômenos sociais. Justifique essa concepção. 
RESPOSTA certa:
	todo o ser do homem é determinado pela produção da sua existência e esta, por sua vez, ocorre em determinadas relações sociais. O materialismo marxiano concebe que os homens são aquilo que produzem e , portanto, os homens são determinados por essa produção. Assim, é a vida que determina a consciência e não o contrário. (p. 181)
Questão 4/5
Na chamada Antiguidade, temos dois períodos que foram importantes: o período Clássico e o Helenístico. A partir dos conceitos apresentados por Nogueira e Leal (2012), descreva como foram estes períodos.
Resposta CERTA:
	No período clássico, destacaram-se os chamados “sofistas”, considerados por muitos os charlatões da filosofia, acusados de pregar o falso raciocínio, o raciocínio capcioso, de má-fé e com intenção de enganar o outro. Já no período helenístico surgiram os maiores ícones da filosofia grega: Sócrates, Platão e Aristóteles. Eles foram responsáveis por desenvolver as ideias filosóficas e deixaram marcas definitivas na evolução do pensamento humano, tornando-se assim os grandes pilares da cultura ocidental (p. 24)
Questão 5/5
“Aliás, pode-se confirmar por uma experiência característica essa definição do fato social: basta observar a maneira como são educadas as crianças. Quando se observam os fatos tais como são e tais como sempre foram, salta aos olhos que toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir, e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente.” (DURKHEIM, Émile in: BOTELHO, A.(org) Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2013. p. 184).
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique o conceito de educação para Durkheim.
RESPOSTA CERTO:
	Durkheim concebe a educação num duplo movimento: de um lado, como impositora de valores e regras sociais a serem assimiladas pelas novas gerações; por outro, a necessidade intrínseca dessa imposição para a perpetuação da sociedade coesa, como um organismo em bom estado de funcionamento. Para ele, a educação seria um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações e uma instituição socializadora, pois a assimilação da cultura através dela seria o principal índice de socialização das novas gerações. (p. 29

Continue navegando