Buscar

TEMPO REAÇÃO EXPERIMENTO - PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO ESTACIO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTáCIO DE Sá
“REPLICAÇÃO DE UMA PESQUISA EM PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO (TEMPO DE REAÇÃO)” 
RESENDE – rj
2015
CLEITON MARCOS DA SILVA – MATRÍCULA: 201503678571
FLÁVIA MARIA FERREIRA – MATRÍCULA: 201504747844
TELLES DA COSTA NEVES – MATRÍCULA: 201502005875
SIMONIA APARECIDA DA SILVA – MATRICULA: 201501257731
“REPLICAÇÃO DE UMA PESQUISA EM PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO (TEMPO DE REAÇÃO)”
Projeto de Pesquisa da disciplina de Psicologia da Percepção lecionada pela Prof.ª Priscila Rangel para obtenção de nota parcial de AV2.
UNIVERSIDADE ESTáCIO DE Sá
Resende - rj
2015
SUMÁRIO
	CONTEÚDO
	
	PÁGINA
	
	
	
	RESUMO
	4
	INTRODUÇÃO
	5
	HIPÓTESE
	6
	EXPERIMENTO
	7
	CONCLUSÃO
	11
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	12
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido por (4) quatro discentes do 2º período de Graduação em Psicologia da Universidade Estácio de Sá – Campus Resende, a partir do tema: “REPLICAÇÃO DE UMA PESQUISA EM PSICOLOGIA DA PERCEPÇÃO (Tempo de Reação)” que foi aplicada para 12 (doze) participantes com sexos, idades e graus de instruções semelhantes nas cidades de Resende/RJ e Bocaína de Minas/MG. Foi avaliado quanto tempo de reação que cada sujeito obteve em cada fase do experimento. Diante das amostras rematamos que os participantes do sexo feminino demoravam mais no tempo de reação do que o sexo masculino.
Palavras chave: tempo de reação, sexos, idades
INTRODUÇÃO
O tempo de reação é o menor tempo necessário para que um indivíduo reaja a um determinado estímulo externo. O tempo de reação é muito importante para o sucesso em atividades que exigem, respostas rápidas, sobrevivência e escolhas. O tempo médio de reação de uma pessoa jovem em bom estado de saúde varia entre 0,15 e 0,45s. Este é praticamente o tempo que o cérebro necessita para processar as informações que está recebendo e definir uma ação. A idéia é medir o tempo que uma pessoa leva para perceber que um objeto está caindo e reagir a isso fechando a mão para interromper a queda do objeto. O tempo de reação será determinado a partir do quanto o objeto andou, desde o momento em que foi largado pelo experimentador até o instante em que a pessoa fechou os dedos e o segurou. Segundo Pieron,Chocholle e Leplat, tempo de reação é caracterizado pela demora mais breve entre uma resposta simples que apresenta os caracteres de uma resposta habitualmente voluntária e uma incitação inicial que, quase sempre, adquire a forma de um estímulo, estando ambas determinadas e afixadas pelo operador e sem que existam entre elas relacionamentos naturais algumas.O tempo de reação este dado por dois aspectos: O primeiro é o tempo de trânsito do estímulo nos órgãos sensíveis correspondentes. O segundo tem que ver com o tempo que passa entre os impulsos nervosos e o movimento muscular. A seguir será proposta uma experiência para medir o tempo de reação humana.
HIPÓTESE
Diante do experimento verificaremos como hipótese central se o sexo biológico determinará uma lentidão ou uma rapidez no tempo de reação, outra hipótese levantada foi se a idade tende retardar e interferir na execução do experimento.
EXPERIMENTO
Materiais utilizados
1 Régua milimétrica com 30cm 
Papel e caneta para anotar os tempos de reação
Procedimentos
Para determinar o tempo de reação utilizamos uma régua de 30 cm, pede-se ao participante do experimento que segure a régua em posição vertical na medida dos 5 cm, suspensa no ar e os dedos atuando como uma pinça para segurá-la, posteriormente ele deve soltá-la em queda livre e segurá-la novamente fechando os dedos. Assim mediremos a distância percorrida pela régua em centímetros do momento em que o indivíduo a soltou até o momento em que ele a pegou novamente.
Amostra
Em nossa pesquisa a amostra contêm 12 (doze) participantes,sendo 6 (seis) do sexo masculino e 6 (seis) do sexo feminino. O nível de instrução dos participantes variou do Ensino Superior a Pós-Graduação. As idades varia de 18 a 60 anos,tendo como média 31 anos.
Resultados
Conforme descrito no campo amostra, realizamos com um total de 12 (doze) integrantes no experimento. Nas tabelas logo a seguir, iremos demonstrar e identificar os sujeitos de pesquisa e os resultados de cada etapa com cada participante, o total dos tempos e as médias de cada etapa do experimento.
	Sujeito
	Sexo
	Idade
	Nível de instrução
	Tempo de reação 1
	Tempo de reação 2
	Tempo de reação 3
	Média Individual
	1
	Feminino
	18
	Ensino 
Médio
	18cm
	19cm
	22cm
	
19,6 cm
	2
	Feminino
	18
	Ensino Médio
	10cm
	15cm
	12cm
	
12,3cm
	3
	Feminino
	30
	Ensino Superior
	21cm
	21cm
	19cm
	
20,3cm
	4
	Feminino
	33
	Ensino Superior
	22cm
	24cm
	18cm
	
21,3cm
	5
	Feminino
	42
	Ensino Superior
	15cm
	19cm
	16cm
	
16,6cm
	6
	Femino
	60
	Ensino Superior
	15cm
	21cm
	20cm
	
18,7cm
	7
	Masculino
	25
	Ensino Superior
	17cm
	19cm
	18cm
	
18cm
	8
	Masculino
	26
	Ensino Superior
	18cm
	18cm
	19cm
	
18,3cm
	9
	Masculino
	26
	Ensino Superior
	20cm
	19cm
	17cm
	
18,6cm
	10
	Masculino
	28
	Pós-Graduação
	16cm
	18cm
	16cm
	
16,6cm
	11
	Masculino
	31
	Ensino Médio
	19cm
	14cm
	16cm
	
16,3cm
	12
	Masculino
	35
	Ensino Superior
	20cm
	17cm
	18cm
	
18,3cm
	Média Geral:
	
17,9cm
Podemos observar que a média geral dos participantes ficou em 17,9 centímetros. No primeiro tempo de reação, verificou-se que os sujeitos seguravam a régua na média de 17,6 centímetros, do que no segundo tempo de reação 18,7 tendo uma diferença de 1,1 centímetros. Constatou-se que terceiro tempo de reação repetiu-se a média do primeiro tempo de reação vista anterior na casa de 17,6 centímetros. Em suma,podemos observar que segundo tempo apresentou maiores valores do que os demais.Segue abaixo os resultados supracitados:
Discussão
Diante da tabela de resultados e os gráficos de nossa amostra, a nossa hipótese central é confirmada, nos sujeitos do sexo masculino tiveram as menores médias de tempo de reação do que os sujeitos do sexo feminino. Diversos trabalhos sugerem a existência de diferenças nas habilidades e estratégias adotadas por homens e mulheres, o que indica haver diferenças cerebrais associadas. Verificamos também que a idade pode ocasionar possíveis interferências, mas não é fator determinante, pois o sujeito que possui 60 anos apresentou média de tempo de reação menor do que um sujeito que possui 1/3 de sua idade – 18 anos, vale salientar que a hipótese tempo de reação x idades foi levantada, pois em nossa literatura nós afirmar que a população idosa, tende a ter as alterações na velocidade comportamental que são refletidas numa maior lentidão das reações e das funções mentais, assim como na execução dos movimentos.
CONCLUSÃO
Constatamos através desta pesquisa de Tempo de Reação que os participantes do sexo feminino tendem a ter maiores tempo de reação dos participantes dos sexos masculino. Através desta experiência, podemos averiguar que as expectativas sobre idades x tempo de reação não é fator determinante, mas pode interferir de forma significativa nos sujeitos com idades avançadas.Rematamos este experimento salientando que o tempo de reação é uma das medidas de resultado de desempenho mais utilizadas, visto que, indica o resultado ou efeitos no desempenho de uma habilidade motora. Umas das características importantes é a velocidade com que respondemos aos diferentes estímulos apresentados. Conseqüentemente, desta forma o tempo de reação serve como ferramenta para avaliar a velocidade e eficácia da tomada de decisão.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. São Paulo: CengangeLearning, 2010
PIERON H.,CHOCHOLLE R., LEPLAT J.,Compiladores Fraisse, Paul e Piaget Jean. Sensação e motricidade. Ed. Paidos. Bons ares 1972. Cap. 2.
ROSSATO,L.C.; CONTREIRA, A.R.;CORAZZA, S.T. Análise do tempo de reação e do estado cognitivo em idosas praticantes de atividades físicas. Fisiote. e Pesq. 2011; 18(1): 54-9. Disponível em : <http://www.scielo.br/pdf/fp/v18n1/10.pdf >.Acessado em 21 de Novembro 2015.

Continue navegando