Buscar

Roteiro Sistema Muscular

Prévia do material em texto

LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA HUMANA - SISTEMA MUSCULAR
SISTEMA MUSCULAR: formado por todos os músculos do corpo. Os esqueléticos voluntários formam a maior parte dos Mm. TODOS os esqueléticos são formados por um tipo de específico de músculo, o músculo estriado esquelético. As células musculares, chamadas também de fibras musculares (ou miócitos, porque são longas e estreitas qdo relaxadas), são células contráteis especializadas, organizadas em tecidos que movimentam as partes do corpo ou causam a mudança de formado de órgãos. O tecido conjuntivo associado conduz fibras nervosas e capilares para as células musculares e une-as em feixes ou fasciculos. A maioria das céls. possui elementos citoesqueléticos que são capazes de se alongar ou encurtar (mudança de forma, que é importante em uma variedade de funções como locomoção, fagocitose, mitose, etc.). Nas células musculares, os filamentos de actina e miosina e suas proteínas associadas são tão abundantes que quase enchem o interior da cél. Além disso, se alinham predominantemente em uma direção (interações ao nível molecular são traduzidas por contração linear da célula inteira). Os músculos são montagens dessas células, e são máquinas de conversão de energia química em mecânica.
MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO: os filamentos de miosina e actina são organizados em elementos regulares, repetidos (conferem à célula, que é multinucleada, com núcleos periféricos, uma delicada aparência estriada transversalmente). É o músculo somático (parede do corpo) voluntário, que forma os músculos esqueléticos que movem ou estabilizam ossos e outras estruturas. É inervado por nervos motores somáticos. O Mm. esquelético está envolvido em muitos movimentos, como respirar, piscar, deglutir, períneo, etc)
FORMA, CARACTERÍSTICA: todos têm porções carnosas, avermelhadas e contráteis (cabeça ou ventre) formadas por Mm. esquelético estriado. É possível classificar os músculos com base na sua forma geral e na orientação predominante das suas fibras em relação à direção de tração; os músculos com fibras paralelas à linha de tração variam em forma de chatos, curtos e quadriláteros a longos e em fita. Nesses músculos, as fibras individuais podem percorrer o comprimento inteiro do músculo ou segmentos mais curtos, quando há intersecções tendíneas (M. reto abdominal). Em um músculo fusiforme, as fibras podem ser paralelas no ventre, mas convergir para um tendão em ambas as extremidades. Quanto as fibras que são oblíquas à linha de tração, os Mm. podem ser triangulares (peitoral) ou peniformes (semelhantes a penas). Estes variam entre unipenados e bipenados a multipenados.
TENDÃO: porções brancas não contráteis, composta de feixes colágenos organizados, que garantem um meio de inserção.
APONEUROSE: quando o tendão do músculo forma lâminas planas, que fixam o músculo ao esqueleto e/ou à fáscia muscular ou à aponeurose de outro músculo.
FÁSCIA: envolvem, acondicionam e isolam estruturas profundas do corpo. Em quase todos os locais, sob a tela subcutânea, está a fáscia dos músculos. A fáscia profunda é um tecido conjuntivo denso, organizado, desprovido de gordura, que cobre a maior parte do corpo paralelamente à pele e tela subcutânea. Extensões de sua face interna revestem estruturas profundas, como músculos individuais e feixes neurovasculares, como fáscia de revestimento. A espessura varia muito. Nos membros, grupos de Mm. com funções semelhantes e que têm a mesma inervação estão localizados em compartimentos fasciais, separados por lâminas espessas de fáscia, os septos intramusculares, que se estendem centralmente para se fixar nos ossos (podem refrear infecções e tumores). A fáscia propriamente dita nunca passa livremente sobre o osso (se funde ao periósteo). Limita a expansão externa dos ventres dos Mm. esqueléticos
BOLSA SINOVIAL: estrutura sacular fechada, revestida internamente por membrana sinovial; pode ser encontrada nos espaços de tecido conjuntivo entre os tendões, ligamentos e ossos, ou em geral, onde pode haver atrito. Facilitam o deslizamento de tendões e músculos sobre ossos e superfícies ligamentosas.
BAINHA SINOVIAL: tipo especializado de bolsa alongada que envolve um tendão, geralmente quando está atravessando um túnel osteofibroso.

Continue navegando