Buscar

AV - EAD Estácio 2015.2

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0432_AV_201201504325 » ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: Amós
	Professor:
	CARLA CASTILHO FERREIRA BASTOS
	Turma: 9011/AB
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 0  Data: 19/11/2015 21:00:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201201597694)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A presença dos padrões e produtos da internet nas empresas é inegável. Sendo assim, responda ao que se pede: Em que categoria se enquadra o SIA (Sistema de Informações Acadêmicas) da UNESA? Justifique a resposta.
		
	
Resposta: Sistema de processamento de transação (SPT)
	
Gabarito: O aluno deverá tangenciar os seguintes pontos: Trata-se de uma extranet, pois a UNESA pode disponibilizar informações específicas para aqueles que podem ser considerados seus clientes (alunos e professores).
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Veja o gabarito.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201606213)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Por que, na atualidade, é grande a necessidade de se utilizar melhores mecanismos para prover a segurança das transações e do armazenamento de informações?
		
	
Resposta: Pois há informações que hoje ficam armazenadas nas pastas de redes, intranet ou em hardweres de arquivamento que são de primordial importancia para o funcionamento da empresa, como já temos hoje, casos de sequestro de informações onde as empresas tiveram de paralizar totalmente suas atividades. Os dados de funcionários, folha de pagamento, arquivos de produto, os demonstrativos contábeis, entre outros, são exemplos de arquivos que hoje em dia permanecem nos sistemas. Para elevar a segurança desses dados é necessário Login e senha de acesso, programas de Segurança contra vírus e hackers, informações criptografadas, crachás de identificação de impressão, etc.
	
Gabarito: O aluno devrá tangenciar: Computadores cada vez mais rápidos são lançados em curto espaço de tempo, as redes de computadores são cada vez mais usadas por organizaçõescada vez mais dependentes dessa nova tecnologia, sendo quase impossível manter seus negócios sem o auxilio do computador. Dentro desse contexto e, devido a extrema importância das informações internas e externas à organização, surgiu, então a necessidade de se utilizar melhores mecanismos para prover a segurança das transações e do armazenamento de informações, principalmente informações confidenciais e/ou críticas para o negócio.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Veja o gabarito.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201730184)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação a conceitos básicos de sistemas de informações, indique nas alternativas a seguir o único conceito correto:
		
	
	Redes de Telecomunicações como Internet, Intranet tornaram-se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organização e de seus sistemas de informação computadorizado. Tais redes de comunicação são exemplos de recursos de dados.
	
	Recursos de Hardware compreende todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações. Como os conjuntos de instruçoes operacionais e de processamento da informação.
	 
	Sistema de Informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados, que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização;
	
	Recursos de Software são todas as mídias de dados , nos quais são registrados os dados. Em sistemas de informação podemos considerar os sistemas de computadores e os periféricos de computador.
	
	O especialistas em Sistemas de Informação são os usuários finais e profissionais que gastam a maior parte do tempo criando , utilizando e distribuindo a informação;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202138102)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. As instruções e os procedimentos de processamento de informações recebem o nome de:
		
	
	Fluxo de dados.
	 
	Software.
	
	Hardware.
	
	Dispositivos.
	
	Processos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201789138)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sandra estava conversando com seu Gestor sobre Sistemas de Informação, o mesmo disse que suas atividades são importantes para a permanencia da empresa no Mercado. Portanto, marque a alternativa correta que descreve os três fatores de estudos nos Sistemas de Informação.
		
	
	Segurança, Tecnologia, Pessoas
	
	A Internet, a área financeira, o conhecimento
	
	Conhecimento, Pessoas, Marketing
	 
	Organizações, Pessoas, Tecnologia.
	
	Avanço tecnológico, os concorrentes, Marketing
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202129089)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Indique qual dos sistema abaixo NÃO é considerado um Sistema Colaborativo:
		
	
	Sistemas de fluxo de trabalho
	
	Agendamento
	
	Compartilhamento de Documentos
	
	Controle de tarefas e projetos
	 
	Análise de investimentos de recursos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201803985)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os sistemas de informações abrangem os vários níveis da empresa. Os sistemas mais complexos são os estratégicos, que visam subsidiar as decisões dos altos executivos das empresas. Assinele a opção que MELHOR representa a finalidade dos Sistemas de informação para EXECUTIVOS (SIE), para apoio em nível ESTRATÉGICO
		
	
	Usar a TI para necessidades especíicas de simulação, como por exemplo: qual o novo preço de venda de um produto X, se for trocada a matéria prima usada em sua produção, mas cara em 20 %.
	
	Apoir as decisões do tipo: devo ou não estocar determinado produto
	
	Usar a TI para gerar relatórios gerenciais que permitam a empresa integrar suas atividades
	
	Usar a TI para a gerência de documentos, agendamento e comunicação
	 
	Usar a TI para desenvolver produtos e serviços que garantam vantagem competitiva sobre a concorrência e o mercado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202230307)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa correta que completa a lacuna do texto abaixo. Dentro dos Sistemas de Informação, que gerenciam conjuntos de conhecimento, há a classe de ________ utilizado como modelo genérico que auxilia nas tomadas de decisão e que analisa um vasto número de variáveis, permitindo o posicionamento de uma informação para determinado objetivo e problema.
		
	
	Sistema Gerencial
	
	Sistema Organizacional
	
	SPT (Sistema de Processamento de Transação)
	
	SIG (Sistema de Informação Gerencial)
	 
	SAD (Sistema de Apoio à Decisão)
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201803987)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as 2 afirmativas que seguem e possível relação entre elas.
I. Os sistemas especialistas visam transformar em conhecimento explícito, todo o conhecimento tácito que se encontra com os especialistas
PORQUE
II. As partes principais de um sistema especialista são: Memória de trabalho, motor de inferência e base do conhecimento.
Assinale a ÚNICA alternativa correta
		
	
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa
	
	Ambas as afirmativas são falsas
	 
	As 2 afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	 
	As 2 afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202129338)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns métodos de segurança utilizados nas transações eletrônicas incluem a Criptografia, o Protocolo SSL e Firewall
Relacione as colunas abaixo e indique a sequencia correta.
I - Criptografia
II - Protocolo SSL
III - Firewall
 (   ) permitem o alcance da autenticidade, da integridade e da confidencialidade, uma vez que utiliza a criptografia para implementar a segurança utilizando Autenticaçãoatravés da utilização de certificados, Algoritmos de troca de chaves de sessão, Cifração, Verificação de integridade;
 (   ) é o mecanismo básico para se prover segurança em uma rede de computadores. Fornece as ferramentas básicas para satisfazer os requisitos de autenticidade, integridade e confidencialidade exigidos.
 (   ) é configurado especificamente para proteger um site de protocolos e serviços danosos
		
	
	Firewall - Criptografia - Protocolo SSL -
	 
	Protocolo SSL - Criptografia - Firewall
	
	Firewall - Protocolo SSL - Criptografia
	
	Criptografia - Firewall - Protocolo SSL
	
	Criptografia - Protocolo SSL - Firewall

Continue navegando