Buscar

Gametogênese alunos 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GAMETOGÊNESE
Profª Dra. Andréa Rozensztranch
GAMETOGÊNESE
Processos envolvidos na formação dos gametas
No homem recebe o nome de ESPERMATOGÊNESE (=SPTZ) e na mulher de OVOGÊNESE (=Ovócito II)
Comparação entre os sexos
Espermatogênese
Etapas da Espermatogênese
1- Fase Germinativa (Multiplicação): as Espermatogônias, células diplóides (2n=46), dividem-se por mitose. De cada duas espermatogônias formadas, uma volta a dividir-se por mitose e a outra prossegue a espermatogênese.
2- Fase de Crescimento: ocorre o aumento quase impercetível de seu volume, formando assim os Espermatócitos I.
3- Fase de Maturação: cada Espermatócito I (2n=46) passa pela primeira divisão meiótica, resultando 2 células haplóides (n=23), idênticas em tamanho - os Espermatócitos II. Da segunda divisão meiótica, originam-se 4 células haplóides, as Espermátides, também idênticas.
4- Fase de Diferenciação: ocorre a transformação das Espermátides em células altamente especializadas, os Espermatozóides. (SPTZ) – processo denominado Espermiogênese. Na fase final da diferenciação, os SPTZ são libertados para o lúmen dos túbulos seminíferos. 
....Daí passam para os epidídimos, onde terminam a sua maturação, tornando-se móveis, e onde são armazenados. Posteriormente, seguem pelos canais deferentes, onde se misturam com as secreções das vesículas seminais e da próstata, formando o sêmen, que é libertado na ejaculação, durante o coito.
Espermatogênese - Etapas
Espermiogênese => SPTZ
Ovócito II
Ovogênese
1- Fase Germinativa (Multiplicação)- as células germinativas dos ovários fetais, dividem-se por mitoses sucessivas, produzindo Ovogônias - células diploides (2n=46). Grande parte das Ovogônias que se formam, degeneram, não sendo repostas.
2- Fase de Crescimento- as Ovogônias que não degeneram aumentam de volume com o armazenamento de substâncias de reserva. Constituindo assim os Ovócitos I, também diplóides.
3- Fase de Maturação- nos ovários de uma recém-nascida, todos os Ovócitos I existentes iniciam a fase de maturação com a primeira divisão meiótica, que fica bloqueada em Prófase I. A meiose continua apenas a partir da puberdade, com o começo dos ciclos ovarianos. Em cada ciclo ovariano, durante a vida fértil da mulher, em regra, só um Ovócito I completa a primeira divisão da meiose, constituindo-se duas células haplóides (n=23) com dimensões diferentes, pois ocorre uma divisão desigual do citoplasma. Umas das células, o Ovócito II, tem maiores dimensões, englobando a maior parte do citoplasma, e a outra célula, o 1º corpo polar, apresenta dimensões muito reduzidas. 
A segunda divisão da meiose começa de imediato, mas fica bloqueada em Metáfase II. É neste momento que ocorre a ovulação, ou seja, a libertação de um Ovócito II para a Tuba Uterina.
Etapas da Ovogênese
Ovogênese - Etapas
Comparação entre os processos
Ciclo Ovariano X Ciclo Uterino
Hipófise
Ovário
Útero
Comparação entre os Gametas
Tamanho 
Mobilidade
Cromossomo sexual
Quantidade
...FIM
Obrigada pela atenção.
15

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando