Buscar

AV2 PLANEJAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503520784)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Um dos objetivos da política urbana brasileira é a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido este como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações. Um dos instrumentos para que se possa atingir esse objetivo é o plano diretor. Sobre o plano diretor, pergunta-se: Ele é obrigatório em todas as cidades?
		
	
Resposta: O plano diretor é obrigatorio para municipio que tenha população acima de 20mil moradores sendo de fundamental importância para o município planejar as ações e estrategias para o rumo do municipio
	
Gabarito:
O plano diretor não é obrigatório para todas as cidades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504123666)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Existem diversos instrumentos de gestão ambiental utilizados regularmente no mundo e no Brasil, com o objetivo de garantir um ambiente de melhor qualidade. Qual a importância destes  instrumentos?
		
	
Resposta: A gestão ambiental em município melhora a qualidade de vida dos habitantes , podemos citar o saneamento basico que previne doenças e mortalidade das pessoas.
	
Gabarito:
Em muitos casos, os impactos ambientais (positivos e negativos) podem ser mensurados em bases monetárias, o quepermite avaliar um dano ambiental ou o real interesse econômico-financeiro de uma decisão. Entende-se como uma externalidade ambiental negativa o custo ambiental que um agente privado impõe à coletividade sem consultá-la a respeito. É responsável pela reparação de danos ambientais, independentemente de culpa, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. A utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e a preservação do meio ambiente são requisitos para que a propriedade rural cumpra a sua função social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504129058)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação a taxa de urbanização no Brasil, é correto afirmar:
		
	 
	Os processos de industrialização e de urbanização brasileiros estão intimamente ligados, pois as unidades fabris eram instaladas em locais onde houvesse infra-estrutura, oferta de mão-de-obra e mercado consumidor
	
	A participação da população urbana no total da população brasileira atinge níveis bem baixos
	
	Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2005 o Brasil tinha uma taxa de urbanização de 84,2% e, de acordo com algumas projeções, até 2050, a porcentagem da população brasileira que vive em centros urbanos deve cair para menos de 40%.
	
	O processo de urbanização brasileiro jamais apoiou-se no êxodo rural
	
	Somente na segunda metade do século 21, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504150259)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Estatuto da Cidade é a denominação que recebe a Lei n° 10.257 de 10 de julho de 2001, a qual regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal. Como a população deve se posicionar frente a esta Lei ?
		
	
	A população deve participar encaminhando suas sugestões através dos seus representantes públicos, mas podem participar das audiências agendadas previamente.
	
	O Estatuto da Cidade não prevê participação popular nas discussões dos projetos e intervenções urbanas.
	
	De acordo com o Estatuto da Cidade a população deverá participar através dos projetos encaminhados pelos vereadores locais. Esta é a única forma de participação popular direta.
	
	A participação popular está limitada aos Municípios com mais de 20.000 habitantes.
	 
	A população deve participar ativamente das decisões através das audiências públicas que serão realizadas para discutir projetos, planos e programas com potencial dano ao meio ambiente natural ou construído, ou ainda à segurança e/ou ao conforto da população
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503681390)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A lei 10.257 de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo da Política Urbana da Constituição Brasileira representa qual Estatuto abaixo?
		
	 
	Estatuto das Cidades
	
	Estatuto dos Estados
	
	Estatuto do Adolescente
	
	Estatuto do Mercosul
	
	Estatuto do Idoso
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504170817)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a única alternativa que realmente corresponde ao conceito de urbanização.
		
	
	Urbanização é o processo contínuo de tornar as cidades mais interessantes sob o contexto estético e não tem nenhum compromisso com a questão ambiental.
	
	Urbanização é o processo de transformação das favelas em bairros habitáveis, logo, não existe urbanização nas demais áreas de uma cidade.
	
	Urbanização é a forma como o poder público promove ações relacionadas a segurança pública.
	
	Urbanização é na verdade o processo de saneamento ambiental de uma determinada localidade.
	 
	Urbanização é conjunto de técnicas e de obras que permitem dotar uma cidade ou área de cidade de condições de infraestrutura, planejamento, organização administrativa e embelezamento conformes aos princípios do urbanismo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504176310)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a única opção que aponta os objetivos fundamentais do Planejamento Ambiental.
		
	
	Planejamento Ambiental tem o objetivo de propor ações de caráter apenas normativo que que venha a controlar os adensamentos urbanos decorrentes de ocupações irregulares.
	
	Planejamento Ambiental é o próprio Estatuto das Cidades
	
	O Planejamento Ambiental é parte integrante das ferramentas de gestão do Estatuto das Cidades e tem como objetivo fundamental elaborar os programas específicos de saneamento básico de uma cidade.
	 
	Planejamento Ambiental tem o objetivo de propor ações preventivas e normativas que permitam controlar os impactos territoriais negativos dos investimentos público-privados sobre os recursos naturais componentes das cidades
	
	O grande objetivo do Planejamento Ambiental é ser um apoio para a Legislação Ambiental, identificando os reais infratores urbanos no caso de crimes ambientais
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504123668)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao Meio Ambiente Urbano, marque a afirmativa que realmente traduz seu significado e importância.
		
	
	As áreas rurais, muito mais que as urbanas, têm sido consideradas como um verdadeiro ecossistema com características próprias, onde recebem fatores energéticos externos que dão sua sustentabilidade, bem como produzem resíduos poluidores que podem ser considerados como saídas energéticas.
	
	Não há como conceituarmos e delimitarmos o meio ambiente urbano e suas políticas públicas, pois as suas características são idênticas às do meio ambiente natural.
	
	O meio ambiente urbano é de relevante importância nos estudos urbanísticos e deve ter a atenção dos estudiosos de todas as áreas de influência sobre esse complexo item de nossa sociedade, porém, sua abordagem principal é a questão da segurança pública.
	
	Não podemos dividir o meio ambiente em meio ambiente urbano e rural, visto que os contextos naturais, artificiais, culturais e de trabalho são os mesmos.
	 
	No meio ambiente urbano encontram-se todas as preocupações socioambientais que se encontram no meio ambiente rural natural, acrescido fortemente do fator humano e suas obras como habitação, meios de locomoção, vias públicas etc. Incluem-se também aí as condições relativas ao ambiente de trabalho interno e externo de empresas ou indústrias.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504123681)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com prefeituras sem conseguir dinheiro que não seja de repasse obrigatório, os setores mais prejudicados,avaliam pesquisadores, acabam sendo aqueles que justamente dependem mais de verba de convênios feitos com base em projetos técnicos: habitação, saneamento e transportes. O tratamento de resíduos urbanos, por exemplo, é um desafio e que em muito depende desses repasses obrigatórios. Com isso, o um mecanismo criado pelo Estatuto das Cidades em 2001 para reduzir estas dificuldades dos Municípios é:
		
	
	Sistemas de Gestão Ambiental.
	
	Licenças Ambientais.
	
	Planejamento de Segurança Integrada.
	 
	Operações Urbanas Consorciadas.
	
	Código de Obras do Município.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503590540)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A criação do __________________constitui um avanço da legislação urbanística brasileira no apoio aos municípios na execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, com base na gestão territorial participativa e na ampliação do acesso à terra urbanizada, beneficiando os núcleos sociais tradicionalmente excluídos. Qual alternativa completa a lacuna?
		
	
	Ministério de Minas e Planejamento
	
	Secretaria de Meio Ambiente
	 
	Estatuto das cidades
	
	Ministério da Casa Civil
	
	Secretaria de Obras

Continue navegando

Outros materiais