Buscar

AV3 Fundamentos Socioantropológicos da Saúde 2015

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0283_AV3_201301568058 » FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV3
	Aluno: 201301568058 - MARIA EMMANUELLA DA COSTA ALBUQUERQUE
	Professor:
	RALPH RIBEIRO MESQUITA
	Turma: 9019/FM
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 11/12/2015 14:50:37
	 1a Questão (Ref.: 201301769135)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação à produção de conhecimento, pode-se afirmar que:
I - O pensamento científico surge com a sociedade moderna.
II - A ciência é a única forma verdadeira de conhecimento
III - A ciência objetiva explicar o mundo a partir de uma lógica racional.
IV - O pensamento científico é a primeira forma de construção de conhecimento.
Assinale a opção correta:
		
	
	As afirmações I e II estão corretas
	 
	As afirmações I e III estão corretas
	
	As afirmações II e IV estão corretas
	
	As afirmações III e IV estão corretas
	 
	As afirmações II e III estão corretas
	
	 2a Questão (Ref.: 201301744403)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe a frase: "NÃO SE NASCE MULHER, TORNA-SE MULHER".
A partir de tão conhecida frase de Simone de Beauvoir e dos conhecimentos acerca do modo como as ciências sociais abordam a questão do comportamento de gênero, assinale a alternativa correta sob o ponto de vista socioantropológico:
		
	
	Homens são mais fortes fisicamente que mulheres; portanto, é natural a relação de poder instituído e construído numa sociedade entre os sexos.
	
	Partindo da ideia de que a diferenciação entre os sexos é biológica, o movimento feminista enquanto fenômeno social, por exemplo, reivindica igualdade natural entre homens e mulheres.
	 
	Ser mulher é um comportamento apreendido através de um processo de socialização.
	
	Ser mulher é uma criação extremamente cultural, mas ser homem é um dado somente natural.
	
	A diferenciação de papéis sociais entre homens e mulheres baseia-se em critérios puramente biológicos.
	
	 3a Questão (Ref.: 201301868045)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as proposições a seguir:
Com o desenvolvimento do pensamento e da ciência em geral, e com o avanço das ciências sociais e humanas, em especial, as ciências do ambiente, dentre outras, passamos a compreender os estados de saúde não mais como sinônimo de ausência de enfermidade ou doença, mas como um fenômeno multiplamente determinado.
PORQUE
Uma nova forma de conceber os estados de saúde consideram os aspectos físicos ou fisiológicos como menos importantes quando comparados aos aspectos sociais e psicológicos.
Assinale a alternativa correta.
		
	
	As duas proposições são falsas.
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira.
	
	A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira.
	
	 4a Questão (Ref.: 201301769609)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Periodicamene a Organização Mundial da Saúde promove encontros e discussões que têm como objetivo discutir e propor acordos e ações na área da saúde em âmbito mundial. Em 1978 foi realizada a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde. Esta conferência deu origem a um documento conhecido por:
		
	
	Constituição Federal de 1988.
	
	VIII Conferência Nacional de Saúde.
	
	Carta de Ottawa.
	 
	Declaração de Alma-Ata.
	
	Declaração de Caracas.
	
	 5a Questão (Ref.: 201302232368)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As políticas públicas são formuladas levando em conta o interesse da coletividade. No caso específico das políticas públicas em saúde, a ênfase recai sobre seus principais determinantes: promoção, prevenção e recuperação. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse particular.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades privadas relacionadas às tarefas de interesse particular.
	 
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a subordinação do Estado aos interesses privados em atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação do setor privado para regular as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	 6a Questão (Ref.: 201302365848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo BUSS (2007), "Apesar de a riqueza mundial - estimada atualmente em 24 trilhões de dólares anuais - continuar aumentando, cerca de 1,2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem com menos de um dólar por dia, numa situação classificada como":
		
	
	De riqueza negativa
	
	De pobreza relativa
	
	De falta de teto
	
	De riqueza média
	 
	De extrema pobreza
	
	 7a Questão (Ref.: 201301744408)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir.
I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano.
II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas.
III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos.
IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	II e III.
	 
	I e IV
	
	II, III e IV.
	
	I e II.
	
	I, III e IV.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301744407)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré)
Com base no texto acima e nas aulas, assinale a única alternativa que explica o texto acima:
		
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrandoque o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	O texto revela a preocupação dos governantes com a questão do meio ambiente, cuja degradação deve-se à falta de consciência da população mais pobre.
	
	O texto faz uma crítica severa à industria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301894271)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Helman (2003), devemos considerar os fatores sociais, psicológicos e culturais associados ao fenômeno da dor.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA:
		
	
	Origem e formação cultural e social são determinantes na percepção e reação à dor.
	
	A dor não é um mero evento físico ou neurofisiológico; ela se expressa através de um repertório sociocultural particular.
	
	A maneira como as pessoas comunicam a dor aos profissionais de saúde ou a outras pessoas é influenciada por fatores sociais e culturais.
	
	Os grupos sociais lidam com fenômeno universal da dor de forma distinta.
	 
	Por ser um fenômeno fisiológico, todos os grupos sociais e culturais reagem à dor da mesma forma.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301894184)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"De vez em quando eu me permito não fazer nada. Se fico ansiosa, triste ou irritada, geralmente perto de ficar menstruada, aviso logo: 'Oh, tô de TPM, tô doente e não posso ser incomodada'. Meu marido aí faz tudo pra mim e meus filhos, como já sabem que pode sobrar para eles, ficam quietinhos..." (Regina, funcionária pública). 
Considerando  o relato acima e os estudos sobre corpo e saúde na visão socioantropológica, pode-se afirmar que:
		
	
	A TPM (tensão pré-menstrual) não deve ser considerada uma doença.
	
	A tensão pré-mestrual (TPM) deve ser considerada universalmente como uma enfermidade.
	 
	Sintomas relacionados à ao período menstrual são tratados de forma diferenciada, de acordo com a cultura e o grupo social.
	
	A mulher não gosta de trabalhar e, por isso, diz que está doente de TPM.
	
	A mulher do relato é uma pessoa normalmente enferma.

Continue navegando