Buscar

AV 2014 SEMINÁRIO EM SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0563_AV_201102251071 » SEMINÁRIO EM SERVIÇO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9001/AA
	
	 1a Questão (Ref.: 201102455323)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Os ideais liberais democráticos, abolicionistas e republicanos chegam ao Brasil colônia, avançam sobre o Império e desembocam em uma República Velha cheia de contradições. Ao contrário do que nos fazem crer os mitos de passividade, esse processo não se deu pacificamente, mas sim por meio de muitas lutas e sacrifícios do povo brasileiro. Foi assim que se desenvolveram no Brasil os primeiros movimentos sociais como gêneses da ação coletiva nacional. A este respeito, explique a relação teórica entre a abordagem histórica-estruturalista dos movimentos sociais e a tese de mito de passividade.
		
	
Resposta: A abordagem histórica-estruturalista parte do pressuposto que os movimentos sociais ilustram meros desequílibrio transitórios de um estado social para o outro.
	
Gabarito: A história é feita de fatos e versões. De acordo com a abordagem Histórico-Estruturalista, é importante compreendermos que as versões dominantes são apenas o ponto de vista do grupo vencedor na relação de conflito. Assim, a história oficial é sempre relativa, porque tende a expressar uma leitura parcial do fato ocorrido. Ela é a versão dos vencedores, preterindo ou negando o ponto de vista dos vencidos. No Brasil isto é facilmente constatado pelas versões ou ênfases dominantes da nossa história, que contribuem para criar no imaginário coletivo uma falsa ideia de um povo passivo e submisso. Estamos acostumados em olhar para os fatos históricos nacionais e nos depararmos com heróis oriundos das elites, nobres e militares. Personagens e ações populares são quase sempre preteridas ou tratadas de modo superficial. O povo aparece ideologicamente como expectador da própria história, incapaz e desinteressado de lutar por seus direitos. Deste modo, caberia ao homem comum aceitar resignadamente o status quo de opressão, como se fosse uma missão divina e esperar pelo ¿Salvador da Pátria¿.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102465018)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	. Como pode ser interpretada, do ponto de vista sociológico, a ¿Marcha da Família com Deus pela Liberdade¿, em março de 1964, na cidade de São Paulo?
		
	
Resposta: Como uma resposta a esquerda.
	
Gabarito: uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102468215)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É a capacidade de pensar que difere os homens dos animais, essa capacidade habilita o homem a intervir no mundo. Contudo, isso não ocorre sem que haja:
		
	 
	Conflito
	
	Expressão
	
	Valorização
	
	Massa
	
	Conservação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102455284)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nem todo comportamento coletivo pode ser classificado como movimento social. Alguns representam a situação de massa ou de multidão. Sobre este aspecto é correto afirmar que:
		
	
	enquanto a multidão sofre uma determinação externa para seu comportamento, a massa se auto-determina.
	
	em uma situação de multidão, os indivíduos são orientados pela força midiática, que subtrai ou diminui a capacidade de racionalidade individual crítica.
	 
	enquanto os movimentos sociais que são organizados e críticos sobre a realidade, a multidão é desorganizada e acrítica.
	
	em situação de movimento social, os indivíduos apresentam um comportamento passivo e acrítico.
	 
	em situação de multidão, o indivíduo perde sua identidade pessoal ou social, sendo absorvido pela massa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102455300)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando a contribuição da Sociologia para a análise dos movimentos sociais, Marx, Durkheim e Weber aponta diferentes interpretações. A este respeito é correto afirmar que:
		
	 
	a abordagem histórica-estruturalista parte do pressuposto que os movimentos sociais ilustram meros desequilíbrio transitórios de um estado social para outro.
	
	a abordagem culturalista parte do pressuposto que os movimentos sociais ilustram meros desequilíbrio transitórios de um estado social para outro.
	
	a abordagem marxista parte do pressuposto que os movimentos sociais ilustram meros desequilíbrio transitórios de um estado social para outro.
	
	a abordagem weberiana parte do pressuposto que os movimentos sociais ilustram meros desequilíbrio transitórios de um estado social para outro.
	 
	a abordagem durkheimiana parte do pressuposto que os movimentos sociais ilustram meros desequilíbrio transitórios de um estado social para outro.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102455299)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo a abordagem culturalista, de fundamentação Weberiana, sobre os movimentos sociais, é correto afirmar que tratam-se de:
		
	
	ação coletiva da massa.
	
	ação coletiva da multidão.
	 
	ação coletiva de classe.
	
	não é ação coletiva.
	 
	ação coletiva dos indivíduos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102481464)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mesmo com o fim da Monarquia e a proclamação da República o abismo social continuou entre os pobres e os ricos no Brasil. Desesperançosos, desamparados na República e cansados dos jugos dos coronéis, a população do campo tinha apenas duas escolhas: aceitar resignadamente o status quo de desigualdade ou rebelar-se. A Guerra do Contestado, ocorreu entre a fronteira do Paraná e Santa Catarina, em uma área de terra reclamada pelos dois estados. Este movimento pode ser classificado como:
		
	
	rebelião regencial.
	
	banditismo social.
	
	messianismo.
	 
	movimento messiânico.
	
	rebelião imperial.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102465058)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿A Coluna Prestes tendo adotado a tática de guerra de movimento não só garantiu a própria sobrevivência em condições que lhe eram extremamente desfavoráveis, como se transformou num exército com características populares cuja marcha pelo Brasil foi decisiva para que se mantivesse acesa a chama da revolução tenentista¿ (Anita Leocádia |Prestes). http://professor.bio.br/historia A luta da Coluna Preste e dos demais movimentos tenentistas era dirigida contra:
		
	
	o voto secreto e a reforma eleitora.
	
	os movimentos revolucionários messiânicos.
	
	a legislação social e o movimento operário.
	 
	a política oligárquica.
	
	o nacionalismo econômico.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102465043)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em meados do século XX, as péssimas condições de vida no campo e na cidade produzem movimentos sociais importantes. Foram causas históricas e diretas da emergência desses movimentos sociais:
		
	
	o maior grau de instrução da população do campo.
	
	a democratização política nos centros urbanos.
	
	. a democratização política no campo e nos centros urbanos.
	 
	o latifúndio e a intensa exploração dos trabalhadores rurais.
	
	. a democratização política no campo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102472059)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tema da pluralidade étnica e cultural é imprescindível à discussão sobre a nova cidadania no Brasil e está expresso na Constituição da República Federativa do Brasil da seguinte forma:
		
	
	"Promover o bem de todos os que obedecerem aos artigos desta constituição, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".
	
	"Promover o bem de todos, os que são de bem".
	 
	"Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo,cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".
	
	"Promover o bem de todos, sem preconceitos, mas sem apoiar o reforço das origens, da raça, do sexo, da cor, da idade e quaisquer outras formas já que todos são iguais".
	
	"Promover o bem de todos, os que não têm raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes