Buscar

Libras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	1	A construção de frases em Libras é estruturada a partir de espaços visuais, ou seja, se utiliza do espaço para dar coerência e coesão às palavras que formam uma sentença. Assim, uma ordem recorrente é a organizad	R	Comer banana, o macaco gosta.
	2	A escola é um lugar de descobertas, onde os alunos ampliam suas relações sociais, linguísticas e comunicativas, a partir da interação não só com alunos, como também com os professores. Discorra acerca de ações que as escolas podem implantar, a fim de que a participação de alunos surdos seja mais plena	R	Pensar um modelo novo de Educação e escolas, seria pensar a criação de um índex de cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar.
	3	A LIBRAS é uma língua de modalidade visual manual, a expressão facial é uma das características mais importantes de sua estrutura linguística. Na expressão "difícil", por exemplo, as descrições sobrancelha franzida e testa e nariz enrugado caracteriza sua produção. Assinale a ÚNICA alternativa que justificativa a sua função	R	As expressões faciais cumpre uma função importante no contexto da comunicação em LIBRAS, pois reforça a ideia transmitida, determina a tipologia frasal e é um dos parâmetros formacionais.
	4	A LIBRAS é uma língua que possui estrutura gramatical própria. A expressão facial possui uma função peculiar. No nível da sintaxe, elas determinam: a sintaxe, dessa forma podemos identificar com as seguintes característica:	R	Os tipos de frases.
	5	A literatura é muito importante para demonstrar a produção cultural de um povo. Os surdos também fazem suas produções literárias usando a LIBRAS. Com relação à literatura surda é CORRETO afirmar que	R	A produção literária para surdos e feita por surdos ainda é escassa, mas são realidades e produtos culturais das comunidades surdas.
	6	A marcação Pronominal que apresenta indicação, de inclusão da pessoa que fala na LIBRAS ou a inclusão de uma determinada quantidade de pessoas pode ser chamada de :	R	Dual - Trial- Quadrial
	7	A ordem SVO (sujeito, verbo, objeto) caracteriza, tanto nas línguas orais como nas línguas de sinais, uma ordem:	R	Linear, por assim dizer, base e comum a todas as línguas.
	8	A tecnologia trouxe consigo uma gama de vantagens para a sociedade e, principalmente, para as pessoas com deficiência. Os avanços tecnológicos tem promovido acessibilidade e facilitado a comunicação dos surdos. Dentre as alternativas a seguir, marque a opção que apresenta exemplos de acessibilidade para o público surdo:	R	Aplicativos para envio de mensagens e vídeos, torpedos em telefone celular, closed caption, Projeto tlibras - tradutor português x LIBRAS.
	9	Antes mesmo de falarmos, já possuímos um sistema mental através do qual estruturamos nosso pensamento e nosso conhecimento de mundo. Dessa forma, cada povo desenvolve uma língua específica. Assinale a alternativa na qual a sigla corresponde à língua de sinais adquirida pela maioria das crianças surdas no Brasil:	R	LIBRAS.
	10	Ao analisarmos as características principais dos seres humanos, logo destacamos o fato de que o homem é dotado de faculdade da linguagem. Isto o diferencie dos demais seres em função da complexidade dessa faculdade em relação à de qualquer outro ser. Aquilo que chamamos de faculdade da linguagem diz respeito a um sistema inato que, quando ativado, possibilidade o surgimento das diferentes:	R	Línguas.
	11	Aprender um vocabulário referente a objetos do cotidiano não é o suficiente. Para o diálogo ou a conversação, as palavras são articuladas em estruturas mais complexas, para compreender sua funcionalidade. Desse modo, para perceber 	R	Entender que os gestos são unidades formacionais, que podem ser compreendidos como sempre tendo um valor de léxico na LIBRAS.
	12	As relações sociais são construídas através das trocas linguísticas, pelas quais estabelecemos diálogos e a comunicação. Para tanto, os pares linguísticos devem:	R	Compartilhar do mesmo código/sistema linguístico.
	13	Através da internet os surdos podem comunicar-se facilmente com outros surdos e com ouvintes, fazendo uso de aplicativos e chats que permitem uma comunicação escrita e também visual. Dentre as afirmativas. assinale única INCORRETA:	R	Os surdos fazem uso dessas ferramentas que permitem a comunicação em LIBRAS e isso não é bom, porque eles devem ser estimulados a usar somente a fala oral.
	14	Com a criação de quadros, esculturas, fábulas os surdos imprimem suas peculariedades culturais,já que as pessoas surdas assumem o papel de produtoras de bens culturais. Desse modo, exibem seus discursos na sociedade, dando visibilidade a tema	R	narrativas, experiências, conquistas, sofrimentos, imprimem suas ideias e concepções do mundo. Desse modo, revelam pelo discurso artísticos quem são e como são.
	15	Com a expansão das tecnologias de comunicação, o telefone celular foi o que mais se adaptou às necessidades dos surdos. Dentre as alternativas a seguir, marque a que apresenta uma inverdade com relação ao uso do celular pelos surdos, ou seja, aquela que não atende às suas necessidades.	R	O celular foi feito para ouvintes, pois seus recursos são acessados somente pela fala oral e audição.
	16	Considerando que é possível encontrar a ideia de verbo associada à ação, tanto na Libras quanto nas línguas orais, identifique os verbos que, na Libras, não apresentam concordância:	R	Conhecer e amar
	17	Dos enunciados abaixo somente UM não é considerado uma característica dos Classificadores (CL) na LIBRAS. Assinale essa opção:	R	O Classificador não possui ligação com os verbos na LIBRAS no sentido de incorporação para apresentar motivação icônica.
	18	Em LIBRAS podemos produzir frases nas formas afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa. Assinale a ÚNICA alternativa que correlaciona corretamente o tipo de frase e seu respectivo conceito em LIBRAS:	R	Exclamativa: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima e para baixo.
	19	Em termos de produção de sinais utilizados na LIBRAS, essas duas categorias são semelhantes, sendo possível difere	R	Pronomes demonstrativos e advérbios de lugar.
	20	ma língua específica desenvolve infinitas combinações linguísticas (ou seja, na língua) que formam as regras desse idioma.	R	A libras possui os elementos gramaticais similar às línguas orais como, por exemplo, a sintaxe.
	21	Na LIBRAS a palavra HOJE traz a ideia de presente, o termo PASSADO remete a ação já ocorrida e o sinal de FUTURO aquilo que ainda vai acontecer. Assinale a que categoria gramatical essas palavras pertencem:	R	Advérbios de tempo.
	22	Na LIBRAS as categorias pronomes demonstrativos e advérbios de lugar não apresentam diferenças.	R	Verdadeiro. As relações são estabelecidas e percebidas na contextualização dos sinais.
	23	Na Libras, ao descrever a movimentação de pessoas circulando em uma rua, utiliza-se o recurso corporal denominado:	R	Classificadores
	24	Na LIBRAS, como nas línguas orais, tem-se a categoria gramatical advérbios. Assinale a ÚNICA opção que contempla somente exemplos de advérbios de tempo.	R	Já, manhã, cedo.
	25	Na LIBRAS, entendendo-se verbo como ação é possível encontrar dois tipos de verbos. Assinale a alternativa correta:	R	Direcionais e Não direcionais
	26	O conceito mais comum sobre o adjetivo é que é uma categoria gramatical cuja palavra caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, condição. Na LIBRAS, além dessa definição, o adjetivo tem três características peculiares em sua estrutura. Assinale a ÚNICA alternativa correta que evidencia esses aspectos dos adjetivo da LIBRAS:	R	Não há concordância em relação ao gênero ou ao número. São fundamentais para a formação de classificadores descritivos, assumindo de maneira icônica a qualidade/forma de um objeto. São posicionados
na frase logo após o substantivo.
	27	O que são e para que servem os classificadores?	R	Um classificador (CL) é uma forma que estabelece um tipo de concordância em uma língua. Na LIBRAS os classificadores são formas representadas por configurações de mão que, substituindo o nome que as precedem, podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo
	28	om o objetivo de promover acessibilidade, as legendas ocultas de televisão (closed captions) tornaram-se obrigatórias nos principais meios de comunicação. No Brasil, há duas leis que embasam essa obrigatoriedade. Marque a ÚNICA alternativa em que as descrições dos documentos abordam diretamente sobre acessibilidade em tecnologia e sistemas de comunicação:	R	Informação e Comunicação; Lei 10.098, de 19 de Dezembro de 2000 no Capítulo VII - Da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização.
	29	Os adjetivos na LIBRAS são fundamentais para a formação de classificadores descritivos, podendo assumir de maneira icônica a qualidade ou a forma de um objeto. Assinale a ÚNICA opção que na frase apresenta um adjetivo da LIBRAS:	R	Gat@ muit@ bonit@ também grande.
	30	Os surdos como cidadãos que são possuem direitos no tocante ao acesso na comunicação, mas, apesar disso, ainda encontram barreiras comunicacionais. Assinale a ÚNICA opção que indica a principal causa da falta de assistência aos surdos nos serviços públicos e privados?	R	Falta de aplicação das politicas inclusivas e linguísticas pelas quais possam ser atendidos em sua primeira 
	31	Os surdos participam muito pouco das ações culturais da sociedade. Marque única opção corresponda a essa afirmação:	R	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na oralidade.
	32	Os telefones para surdos no Brasil são conhecidos como TS (Telefone para Surdo) e TTS (Terminal Telefônico para Surdo), são importantes recursos para a comunidade surda, pois geram acessibilidade na comunicação. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma inverdade sobre o uso desses sistemas:	R	O telefone é um meio de comunicação que os surdos não são capazes de usar e o TS é uma utopia.
	33	Os verbos não direcionais na LIBRAS são verbos que não possuem concordância e são divididos em duas subclasses. Assinale a ÚNICA alternativa que indica essas subclasses:	R	Verbos ancorados no corpo e verbos que incorporam o objeto.
	34	Os verbos sem concordância em LIBRAS também podem ser conhecidos como:	R	Verbos não-direcionais.
	35	São sinais que formam uma classe específica na LIBRAS e sempre estão na forma neutra, não havendo, portanto, marca para gênero (masculino e feminino), nem para número (singular e plural) e dão qualidades às coisas e pessoas. Assinale a ÚNICA opç	R	Adjetivos.
	36	São sinais que formam uma classe específica na LIBRAS e sempre estão na forma neutra, não havendo, portanto, marca para gênero (masculino e feminino), nem para número (singular e plural) e dão qualidades às coisas e pessoas. Assinale a ÚNICA opção que atende a essa definição:	R	Adjetivos.
	37	Sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento de cabeça inclinando-se para cima e para baixo e as sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima são descrições que se referem aos seguintes tipos de 	R	Exclamativa e Interrogativa.
	38	Sobre os adjetivos da LIBRAS é correto afirmar que:	R	Apresentam fundamentos para formação de classificadores descritivos.
	39	Verbo direcional é ação verbal na LIBRAS, cujo sinal parte do falante em direção ao seu interlocutor, ou seja, a quem se fala, ou a si mesmo, quem fala. Esse comportamento verbal produz a marca de concordância. Marque a ÚNICA opção correta que dá uma outra definição à 	R	A direção do movimento mostra o ponto inicial, o sujeito, e o ponto final, o objeto.
	39	Vivemos em um mundo onde os fatos estão acontecendo a todo momento. As pessoas ouvintes possuem vários canais de acesso a essas informações, no entanto, os surdos ainda sofrem com a falta de acessibilidade à comunicação e à informação. Assinale a ÚNICA opção que reflete o pressuposto de acessibilidade comunicacional:	R	A partir de politicas linguísticas e inclusivas pelas quais são feitas as orientações para disponibilizar informações em LIBRAS e closed caption em telejornais e demais programas televisivos.
Plan2
	DATA	PLACA 	QUANT.	VALOR
	10/21/15	15000	R$ 375.00
	10/21/15	15000	R$ 375.00
	10/21/15	15000	R$ 375.00
	10/21/15	15000	R$ 375.00
	10/21/15	15000	R$ 375.00
	R$ 1,875.00
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes