Buscar

VIGILÂNCIA à SAÚDE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VIGILÂNCIA À SAÚDE
Prof.ª Ms. ZÉLIA SIMÃO DE MIRANDA
 Vigilância à saúde
A expressão ‘vigilância em saúde’ remete, inicialmente, à palavra vigiar. Sua origem – do latim vigilare – significa, de acordo com o Dicionário Aurélio, observar atentamente, estar atento a, atentar em, estar de sentinela, procurar, campear, cuidar, precaver-se, acautelar-se
 Vigilância à saúde
De acordo com Teixeira, Paim e Vilasboas (1998), o sistema de saúde brasileiro após a constituição de 1988 vem buscando construir modelos de atenção que respondam de forma eficaz e efetiva às reais necessidades da população brasileira, seja em sua totalidade, seja em suas especificidades locais. 
 Vigilância em saúde
A ‘vigilância em saúde’, entendida como rearticulação de saberes e de práticas sanitárias, indicam um caminho fértil para a consolidação do ideário e princípios do Sistema Único de Saúde(SUS). Apoiada no conceito positivo do processo saúde-enfermidade, ela desloca radicalmente o olhar sobre o objeto da saúde pública, da doença para o modo de vida (as condições e estilos de vida) das pessoas. 
 Vigilância em Saúde
Fundamentada em diferentes disciplinas (epidemiologia, geografia crítica, planificação em saúde, ciências sociais, pedagogia, comunicação etc.), a ‘vigilância em saúde’ recorre a uma ‘associação de tecnologias’ (materiais e não materiais) para enfrentar problemas (danos e riscos), necessidades e determinantes socio-ambientais da saúde. 
 Vigilância à Saúde
No Brasil, organizado;
Vigilância epidemiológica
Vigilância sanitária
Vigilância ambiental
Vigilância à saúde do trabalhador
 VIGILÂNCIA À SAÚDE
Vigilância epidemiológica
Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
 Vigilância epidemiológica
Estratégias de prevenção e programas de controle específico de doenças requerem informações confiáveis sobre a situação dessas doenças ou seus antecedentes na população atendida.
 Sistemas de vigilância, portanto, são redes de pessoas e atividades que mantêm esse processo e podem funcionar em níveis locais e internacionais.
 Vigilância epidemiológica
São funções da vigilância epidemiológica:
Coleta de dados;
Diagnóstico de casos
Processamento de dados coletados;
Análise e interpretação dos dados processados;
Recomendação das medidas de controle indicadas;
Retroalimentação do sistema.
Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
Divulgação de informações pertinentes.
Normatização
 Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária é por definição “um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde”
I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo;
II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.“
Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990
Vigilância Sanitária: funções
Licenciamento de estabelecimentos
Fiscalização
Observação do fato
Julgamento de irregularidades
Aplicação de penalidades
Normatização
Educação
 Vigilância sanitária
A intervenção do Estado nas relações entre produtores e consumidores expressa-se de duas formas: 
através do controle das práticas de produção, determinando as normas técnicas e padrões de produção e exercendo a fiscalização para o cumprimento dessas normas, para prevenir e evitar o dano no ato do consumo;
 
através do estabelecimento do direito básico do consumidor e da disponibilização do Estado a seu serviço, seja na elucidação dos procedimentos que motivaram um dano, seja no aparato legal necessário à reparação do dano ao consumidor. 
 A Vigilância em Saúde Ambiental 
A Vigilância em Saúde Ambiental é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.
 Vigilância Ambiental
Assim, essa vigilância acompanha a interação do indivíduo com o meio ambiente, enfocando o espaço urbano e coletivo e as diversas formas de intervenção sobre este meio entendendo que essa relação possa se dar de maneira harmônica e resultados positivos ou de maneira nociva, resultando em doenças e agravos à saúde.
 Vigilância Ambiental
Nesse sentido, a qualidade da água para consumo humano, contaminantes ambientais, qualidade do ar, qualidade do solo, notadamente em relação ao manejo dos resíduos tóxicos e perigosos, os desastres naturais e acidentes com produtos perigosos, são objetos de monitoramento dessa vigilância seja de forma direta e contínua ou por meio de ações em parceria com outros órgãos e secretarias. 
VIGILÂNCIA SANITÁRIA AMBIENTAL
Técnicos analisam qualidade da água transportadas em carros pipas
 A vigilância em saúde do trabalhador
Dentro do SUS, a área de saúde do trabalhador emerge como um desafio a mais, no sentido de se promoverem os meios necessários para atender com primazia o que, a partir de 1988 conforme estabelecido na Constituição Federal passou a ser atribuição precípua das Secretarias de saúde de estados e municípios; A vigilância em saúde do trabalhador.
 A Vigilância em Saúde do Trabalhador 
A Vigilância em Saúde do Trabalhador compreende uma atuação contínua e sistemática ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos ambientais de trabalho, em seus aspectos tecnológicos, social, organizacional e epidemiológico com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a elimina-los ou controla-los
 A Vigilância em Saúde do Trabalhador 
Acreditamos que os processos de vigilância devam incluir a participação dos trabalhadores de forma a garantir que as transformações decorrentes dessas ações traduzam suas necessidades, sejam por eles apropriadas e validadas. Assim, as ações iniciadas pelas equipes de Visat poderão ser continuadas pelos próprios trabalhadores ao longo do tempo, acompanhando as constantes mudanças presentes no mundo do trabalho. Eles tornar-se-iam verdadeiros multiplicadores

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais