Buscar

Piaget. Construtivismo - 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Desenvolvimento Cognitivo
Jean Piaget (1896-1980), embora fosse biólogo, dedicou-se também a filosofia e à psicologia, e seu objeto de estudo consistia na observância do desenvolvimento das categorias do conhecimento. Uma vez que esse desenvolvimento ocorre desde o nascimento até a morte dos indivíduos, as pesquisas que Piaget realizou nessa área recaem na compreensão das manifestações cognitivas, desde seu estado inicial até seu estado mais elaborado. 
Desenvolvimento Cognitivo
É com base nessas pesquisas que se constrói uma teoria acerca do desenvolvimento da inteligência humana: a Epistemologia Genética
Piaget era contrário aos teste padronizados que pretendiam medir a capacidade intelectual das crianças por meio de questões pré-elaboradas. Para ele, o empenho da criança, comparado ao da população para o qual o teste foi feito, é que deveria servir como referência para a mensuração de sua capacidade intelectual.
Desenvolvimento Cognitivo
Piaget lança mão então, do procedimento que ficou conhecido como abordagem clínica.
Pretendia investigar de quais recursos o indivíduo dispõe para realizar e organizar seu pensamento. Assim o método criado consiste na busca pela compreensão de como o indivíduo elabora suas concepções acerca do mundo que o circunscreve e de suas implicações.
Esse método prevê a formulação de problemas abertos, chamados provas operatórias, e a solicitação para que a criança os solucione, dando inicio a diálogos entre pesquisador e pesquisado. Ao lidar com crianças muito pequenas, que não podem ser interrogadas por meio da fala, recorre-se a observações, acompanhadas de meticulosos registros, sobre o modo como elas solucionam problemas não verbais.
Desenvolvimento Cognitivo
Os procedimentos de pesquisa elaborados por Piaget, embora não componham uma estratégia de trabalho pedagógico, imbuem ações em sala de aula que diferem substancialmente das atitudes inspiradas pela pedagogia tecnicista. A ótica piagetiana acerca da construção e desenvolvimento do conhecimento caminha no mesmo sentido de procedimentos que levam em conta fundamentalmente as especificidades cognitivas dos alunos, de tal forma que o que está em questão não é o binômio certo-errado, mas sim o potencial que as atividades pedagógicas representam para a realização intelectual de cada educando.
Desenvolvimento Cognitivo
Seus conceitos epistemológicos fundamentam-se em concepções da esfera fisiológica originadas antes mesmo de sua época, que consistem em considerar que o conhecimento só é possível quando o Sujeito, aquele que irá conhecer, e o Objeto, aquilo que será conhecido, relacionam-se de um determinada maneira; o Sujeito age sobre o Objeto.
Sob a ótica da epistemologia genética, a aprendizado e, sala de aula deve ocorrer mediante ao estímulo relativo à pertinência do objeto de estudo para o sujeito.
Desenvolvimento Cognitivo
O conhecimento ocorre apenas na medida em que se desenvolve processos que pressupõem a interação entre o sujeito e objeto por meio de estruturas mentais já existentes. Tais processos, que suscitam o desenvolvimento intelectual e a construção de conhecimento, são dois: a assimilação e a acomodação.
Desenvolvimento Cognitivo
Não se pode dizer que determinado aluno já é capaz de compreender determinados conteúdos apenas com base na informação de que ela já tem 8 anos, ou que não adianta ensinar certas coisas a outro, porque este ainda não tem 12 anos.
Piaget define a epistemologia genética como a investigação dos mecanismos e processo através dos quais se passa “dos estados de menor conhecimento aos estados de conhecimento avançado” e o conhecimento é resultante de construção que se dá a partir de um processo interativo entre o objeto: a objetividade não é, segundo Piaget, um dado imediato, mas implica um trabalho de elaboração efetivado pelo sujeito.
Desenvolvimento Cognitivo e a Educação Escolar
A teoria piagetiana oferece possibilidades de estratégias pedagógicas, uma vez que a aprendizagem escolar é percebida enquanto processo ativo em que o aluno realiza aprendizado mediante ações concretas ou mentais sobre os conteúdos, não se tratando, pois, de uma recepção passiva.
Desenvolvimento Cognitivo e os Objetivos da Educação Escolar
Para a psicologia genética o desenvolvimento consiste na construção de uma série ordenada de estruturas intelectuais, que regulam os intercâmbios funcionais ou comportamentais da pessoa com seu meio.
Desenvolvimento Cognitivo - Sintese
De acordo com Piaget, o conhecimento é um processo de construção que ocorre mediante a apreensão progressiva do objeto pelo sujeito a partir da interação que há entre eles.
Segundo Piaget, a aprendizagem ocorre a partir de dois processos, que acontecem em todos os indivíduos, que são a assimilação e a acomodação. Para que haja conhecimento, de modo a ocasionar a mudança de seus esquemas cognitivos durante a apreensão dos conteúdos.
Adotar as concepções piagetianas para pensar o aprendizado escolar significa perceber que o trabalho do educador engendra a criação de um conjunto de atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo.
Desenvolvimento Cognitivo - Sintese
Trata-se de apresentar ao aprendiz atividades que suscitem o interesse de compreensão e apreensão dos conteúdos, além de “organizar um ambiente de aprendizagem que favoreça a ação do aprendiz sobre esses mesmos conteúdos”.
Desenvolvimento Cognitivo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais