Logo Passei Direto
Buscar

FUSÃO DE IMAGENS NO SPRING

User badge image
Aline Berto

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Fusão de imagem no 
Spring
Passo 1- Criar uma categoria específica para isso, a fim de não confundir o procedimento com outros já realizados.
Passo 2- Importar as duas imagens a ser fusionadas.
Passo 3- É importante ressaltar que ambas imagens devem estar com a mesma resolução radiométrica, caso não estejam, será melhor convertê-las para 8 bits.
 
Passo 4- Na Categoria recém criada será necessário criar novo P.I. do mosaico, sendo um para cada banda. Deve-se ter anotado os valores das coordenadas do retângulo envolvente. Estas deverão conter os valores da área de interesse entre as duas imagens a serem fusionadas. As coordenadas devem ter os valores do canto superior direito da primeira imagem e o inferior esquerdo da segunda imagem.
Passo 5- Fazer o mosaico das duas imagens nos novos P.I.'s. Para isso deve-se deixar selecionado no Painel de Controle o novo P.I mosaico banda R. Em seguida abrir a opção IMAGEM - Mosaico. Na aba Mosaico selecionar a categoria que contém as duas imagens a serem fusionadas. Selecionar a banda R da primeira imagem, neste caso 219_65_19ago2014 e Executar. 
Passo 6- Depois, na mesma categoria selecionar a banda R da segunda imagem, neste caso, 219_66_19ago2014, agora deve-se selecionar a opção Mosaico e Executar a operação.
Passo 7- Após esse procedimento o Spring irá abrir uma nova aba perguntando se deseja equalizar a imagem. Este é procedimento que irá fusionar as imagens para a banda R. Então selecione a opção Sim.
Passo 8- Logo após, o Spring abrirá nova aba de equalização. Neste passo deve-se clicar em Adquirir e selecionar uma área que contenha partes das duas imagens. É importante selecionar uma variedade de cores significativas de modo que isso venha a uniformizar as duas imagens no momento da fusão, assim evita grandes diferenças de tons entre ambas.
Passo 9- Observe que a área selecionada contemplou uma grande quantidade de tonalidades diferentes entre as duas imagens. É importante lembrar que deve-se sempre selecionar a mesma área de aquisição para as três bandas. 
Passo 9*- Para se certificar que a área escolhida na fusão da banda R seja a mesma para as demais bandas, é indicado que após aquisição da área para a banda R em "Aquisição - Cursor", anotar os valores das coordenadas adquiridas. Guarde os valores e no momento de executar este mesmo passo para as outras bandas, altere para "Aquisição - Coordenadas" na fusão das bandas G e B , digitar as coordenadas da área e clicar em Adquirir.
Passo 10- Após a seleção da área clicar em Adquirir, selecionar Tipo de Equalização Fixo Imagem , e por fim, Executar. Observe que automaticamente criou-se um nome de um novo P.I. contendo a fusão da banda R. 
Passo 11- Eis a fusão referente as bandas R das duas imagens. Observe se ficaram semelhantes os tons entre as duas.
Passo 12- Observe ainda que um nova tela abriu (Tela 2) mostrando a fusão. Após fazer suas observações e verificar a qualidade da fusão, deve-se fechar esta tela para que a fusão seja salva no Painel de Controle. 
	Repita o mesmo procedimento desde o Passo (X) para as bandas G e B. Depois selecione o Mosaico dos novos P.I.'s com as fusões e observe a qualidade da imagem. Se não estiver com uma boa qualidade realize o procedimento novamente alterando apenas a área selecionada entre as duas imagens. 
	Resultado final compondo as três bandas fusionadas...
	Com Zoom..

Mais conteúdos dessa disciplina