Buscar

PREVIDÊNCIA SOCIAL TRAJETÓRIA HISTÓRICA - UNIDADE I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
MARCO A. P. VIEIRA
MÓDULO
PREVIDÊNCIA SOCIAL: TRAJETÓRIA HISTÓRICA 
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM POLÍTICAS SOCIAIS
UNIDADE I
*
UNIDADADE I 
 
PROTEÇÃO SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL NO PLANO INTERNACIONAL 
*
O QUE É PROTEÇÃO SOCIAL?
	
	“A proteção social é um importante instrumento de política pública para enfrentar a exclusão social, a desigualdade e a pobreza. Ela abrange tanto o seguro social como a assistência social”. 
	Fonte: http://www.ipc-undp.org/PagePortb.do?id=156&active=3
	“É a garantia de inclusão a todos os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou em situação de risco (...)”. 
	Fonte: http://www.mesquita.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1530&Itemid=376
*
BREVE HISTÓRICO PREVIDÊNCIA SOCIAL
	
	A história da Previdência Social está baseada e estruturada em três pilares, a saber:
	• Assistencialismo/solidariedade;
	• Mutualismo/poupança;
	• Seguro Social.
	 
*
Assistencialismo/solidariedade
	
	Pode-se afirmar que os primeiros passos da Previdência social estão baseados no assistencialismo, que é um sistema onde estão presentes a solidariedade e a caridade, evidenciando “(...) as primeiras manifestações do interesse da sociedade em matéria de proteção social” (Carneiro, 2008, p. 23).
*
Mutualismo/poupança
	
	Também chamado de poupança ou montepio, é a solidariedade de grupo de pessoas na defesa de interesses comuns; organização de indivíduos para formação de recursos destinados à proteção recíproca ou de familiares; socorros mútuos; (Sistema por meio do qual varias pessoas se associam e criam cotas para a cobertura de certos riscos, mediante a repartição dos encargos com todo o grupo).
*
Seguro Social
	
	O seguro surge com base no mutualismo, primeiramente como seguros privados sob o controle e administração de empresas e entidades privadas. 
	Quando aparece procedido do nome social, o seguro passa a ser de responsabilidade pública e não mais privado, daí o nome seguro social. 
*
Seguro Social
	
	O termo seguro social descreve um programa que usa recursos públicos para fornecer um grau de segurança às classes economicamente mais fracas contra certos e determinados riscos (doença, velhice, invalidez e acidentes do trabalho), cujo fundamento essencial é a proteção social. É com essa finalidade que surge a Previdência Social, conforme conhecemos hoje. 
*
O que é previdência social?
	
	A Previdência Social é um seguro social adquirido por meio de uma contribuição mensal que garante ao trabalhador e sua família uma renda no momento em que este não puder trabalhar de forma temporária ou permanente. É uma política pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. 
*
O que é previdência social?
	A previdência social é a técnica de proteção social contributiva destinada a afastar necessidades sociais decorrentes de contingências sociais que reduzem ou eliminam a capacidade de auto-sustento dos trabalhadores e/ou de seus dependentes.
*
A previdência social enquanto proteção social: seguro X seguridade 
	
	“A ideia de seguro social está diretamente ligada à de contribuição. Não se faz seguro sem contribuir, sem prévio pagamento de algum valor (...)” (Carneiro, 2008, p. 26). 
*
A previdência social enquanto proteção social: seguro X seguridade 
	Deste modo, compreendendo a previdência social enquanto um seguro, ainda que público e sob a primazia do Estado, é correto afirmar que, ao exigir uma contribuição prévia, essa política só reconhecerá o direito ao benefício previdenciário daquele (segurado) que contribuiu.
*
A previdência social enquanto proteção social: seguro X seguridade 
	→ Bases históricas do seguro social:
	• Lei dos Pobres (Inglaterra, 1601) – seus dispositivos normativos tinham como objeto a previdência social;
	 • Leis Bismarckianas (Alemanha, 1883) – institucionalizou a previdência social criando o sistema tríplice de custeio sob primazia do Estado.
*
A previdência social enquanto proteção social: seguro X seguridade 
	
	“(...) a finalidade essencial do Estado sócio-democrático de direito é a proteção social, por isso, o Ente Público não pode abster-se de institucionalizar mecanismos que garantam a segurança dos cidadãos quanto às prováveis ocorrências futuras. A Previdência Social é um direito do homem e deve ser prestada com eficiência pelo Estado” (Carneiro, 2008, p. 24).
	
*
A previdência social enquanto proteção social: seguro X seguridade 
	MAS...
	O que fazer com os sujeitos que não conseguem ou não podem contribuir para a previdência social por contingências diversas? Ficariam desprotegidas pelo Estado? Ora, não é esse Estado que deveria garantir o direito à proteção social a TODOS indistintamente?
*
A previdência social enquanto proteção social: seguro X seguridade 
	É na tentativa de responder essas perguntas que surge uma nova forma de proteção, mais ampla e com possibilidade de maior abrangência se comparada como seguro social. Estamos falando da...
	SEGURIDADE SOCIAL
*
A previdência social enquanto proteção social: seguro X seguridade 
	“Seguridade diferencia-se do Seguro no que tange à contribuição. Neste, contribuir é fator imprescindível, enquanto para a Seguridade Social, o amparo à sociedade se dá a todos indistintamente e independe de prévia contribuição específica” (Carneiro, 2008, p. 28).
*
A previdência social enquanto proteção social: seguro X seguridade 
	A seguridade enquanto técnica de proteção social é mais abrangente que o modelo de proteção social bismarckiano. Por esse motivo, ao contrário do que muitos pensam, a seguridade social não almeja o fim do seguro social, a contrário, pretende seu alargamento e ampliação ao conjunto da sociedade.
*
A previdência social enquanto proteção social: seguro X seguridade 
	→ Bases históricas da seguridade social:
	
	• Plano Beveridge (Inglaterra, 1942) – é o marco inicial da seguridade social enquanto sistema de proteção social, no qual a previdência social pertence.
*
Fontes Utilizadas
LEVY-COPELLO, Horácio. As experiências de Reforma da Previdência no Brasil após 1985. Monografia – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Campinas, 1996.
PEREIRA, Potyara A.P. Necessidades Humanas: Subisídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo, Cortez, 2ª ed, 2002.
SANTOS, W.G.. Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 3ª ed., 1994.
VIANNA, Maria Lúcia Teixeira Werneck. A americanização (perversa) da seguridade social no Brasil: Estratégias de bem-estar e políticas públicas. Rio de Janeiro, Revan: UCAM, IUPERJ, 1998.
VIEIRA, Marco A.P. Cultura Política e Política Social: aportes para o enfrentamento da questão social no Norte Fluminense. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Serviço social). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
*
Fontes Extraídas da internet
AMORIM, José Roberto Neves. Evolução Histórica da Previdência Social. Disponível em: www.professoramorim.com.br. Acesso em: 11/10/2008.
ANDRADE, Eli Iôla Gurgel. A História da Previdência no Brasil: Componentes econômico, demográfico e institucional no (Des)Equilíbrio da Previdência Social Brasileira 1923 – 2002. Disponível em: www2.camara.gov.br/conheca/ouvidoria/seminarios/ApresEliLola.ppt . Acesso em: 11/10/2008.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais