Buscar

5.CONCEITOS BÁSICOS SEGURO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �3�
CONCEITOS BÁSICOS 
As definições de alguns conceitos a seguir sobre seguros, busca uniformizar a linguagem, com base na Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), nº 96, de 18 de outubro de 2002, bem como as referentes à Previdência Aberta Complementara, da SUSEP.
Benefício: é o pagamento que os beneficiários recebem em função da ocorrência do evento gerador durante o período de cobertura.
Benefício definitivo: é a modalidade de plano segundo a qual o valor do benefício contratado é previamente estabelecido na proposta de inscrição, ou seja, o valor da indenização, pagável de uma única vez ou sob a forma de renda, e dos respectivos prêmios, é estabelecido previamente na proposta.
Beneficiário: é a pessoal física ou jurídica indicada livremente pelo segurado para receber os valores de indenização ou regate, na hipótese de seu falecimento, de acordo com a estrutura do plano de seguro e na forma prevista nessa Resolução.
Carregamento: é o valor resultante da aplicação de percentual sobre os prêmios pagos, destinado a atender às despesas administrativas, de corretagem e de colocação do plano de seguro. O percentual máximo de carregamento (taxa de carregamento) permitido pela legislação vigente é de 10% para os planos estruturados na modalidade de contribuição variável e de 30% para aqueles na modalidade de benefício definitivo.
Contribuição Variável: o valor e prazo de pagamento dos prêmios são definidos previamente ou não, e o valor de indenização, pagável de uma única vez ou sob forma de renda. Por ocasião da sobrevivência do segurado ao período de diferimento, é calculado com base no saldo acumulado na respectiva Provisão Matemática de Benefícios a conceder e no fator de cálculo de indenização definido na data da contratação.
Evento Gerador: morte, invalidez ou sobrevivência do participante, ocorrida durante o período de cobertura do plano.
Indenização: pagamento a ser efetuado ao segurado, por ocasião de sua sobrevivência ao período de diferimento.
Período de Cobertura: Prazo compreendido pelos períodos de diferimento e de pagamento da indenização.
Período de diferimento: período entre a data de início de vigência da cobertura individual e a data contratada para início de pagamento da indenização.
Período de Pagamento da Indenização: período em que o assistido fará jus ao pagamento da indenização, sob forma de renda, podendo ser vitalício ou temporário.
Portabilidade: instituto que, durante o período de diferimento, e na forma regulamentada, permite a movimentação de recursos da provisão matemática de benefício a conceder.
Pecúlio por Invalidez: importância em dinheiro, pagável de um só vez ao próprio participante, em decorrência da sua invalidez total e permanente, ocorrida durante o período de cobertura e após cumprido o período de carência estabelecido no plano.
Pecúlio por Morte: importância em dinheiro, pagável de um só vez ao(s) beneficiário(s) indicado(s) na proposta de inscrição, em decorrência da morte do participante, ocorrida durante o período de cobertura e após cumprido o período de carência estabelecido no plano.
Pensão por Morte: renda a ser paga ao(s) beneficiário(s) indicado(s) na proposta de inscrição, em decorrência da morte do participante, ocorrida durante o período de cobertura e após cumprido o período de carência estabelecido no plano.
Prazo de Carência: período em que não serão aceitos pedidos de resgate ou de transferência. O lapso de tempo, contado a partir do início de vigência do plano, durante o qual, na ocorrência do evento gerador, os beneficiários não terão direito ao recebimento do benefício. O período de carência para os Beneficiários de Risco (Pecúlio, Pensão e Invalidez), desde que previsto em Regulamento, deverá ser de no máximo 24 meses, a contar da data de início de vigência do plano, durante o qual não é devido pagamento de benefício. Em caso morte ou invalidez acidental, Não há carência para pagamento de benefício.
Prêmio: valor correspondente a cada um dos aportes destinados ao custeio a cobertura contratada. È a soma em dinheiro, paga pelo segurado ao segurador, para que este assuma a responsabilidade de um determinado risco.
Renda Mensal Vitalícia: consiste em uma renda paga vitaliciamente ao participante a partir da data de concessão do benefício.
Renda Mensal Temporária: Consiste na renda paga temporariamente e exclusivamente ao participante. O beneficiário cessa com o seu falecimento ou o fim da temporariedade contratada, o que ocorrer primeiro.
Renda Mensal Vitalícia Reversível ao Beneficiário Indicado: consiste numa renda paga vitaliciamente ao participante, a partir da data de concessão do benefício escolhido. Porém:
Ocorrendo o falecimento do participante durante a percepção desta renda, o percentual do seu valor estabelecido na proposta de inscrição será revertido vitaliciamente ao beneficiário indicado.
Na hipótese de falecimento do beneficiário antes do participante e durante o período de percepção da renda, a reversibilidade do benefício será extinta, sem direito a compensações ou devoluções dos valores pagos.
Renda Mensal Vitalícia Reversível ao Cônjuge com Continuidade aos Menores: consiste numa renda paga vitaliciamente ao participante, a partir da data de concessão do benefício escolhido. Ocorrendo o falecimento do participante durante a percepção desta renda, o percentual do seu valor estabelecido na proposta de inscrição será revertido vitaliciamente ao cônjuge e na falta deste, reverterá temporariamente ao(s) menor(es) até que se completem uma idade para maioridade estabelecida no Regulamento e conforme o percentual de reversão estabelecido.
Renda Por Invalidez: renda a ser paga ao participante, em decorrência de sua invalidez total e permanente, ocorrida durante o período de cobertura e após cumprido o período de carência estabelecido no plano.
Renda por Sobrevivência: renda a ser paga ao participante do plano que sobreviver ao prazo de diferimento contratado, geralmente denominado de aposentadoria.
Tábua de Mortalidade (tábua Biométrica): é uma tabela que indica anualmente a quantidade de pessoas vivas na mesma idade. Essas tábuas são utilizadas pelas empresas de seguros e é de vital importância por representarem as probabilidades de uma determinada população.
Tábua de Comutação: é um dos principais instrumentos utilizados pelos atuários para o cálculo dos prêmios. É mais poderosa que a tábua de mortalidade, pois contempla determinada taxa de juros. Assim, podemos ter diversas tábuas de comutação apenas mantendo-se a tábua de mortalidade e variando-se a taxa de juros.

Outros materiais