Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O nazismo na Alemanha
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira
Prof. Renant Araújo
Pânico em Wall Street com a quebra da bolsa de valores. 
Final da Primeira guerra. Paz, mágoas e ressentimentos. 
Um fantasma ronda a Europa. O medo do comunismo foi uma das causas da ascensão do fascismo.
Fila de desempregados nos Estados Unidos.
De endinheirado a esfarrapado.
A ALEMANHA APÓS A PRIMEIRA GUERRA
Crise econômica, política e social.
Nacionalismo frustrado.
Incapacidade do governo democrático (República de Weimar) em resolver os problemas do país.
A crise econômica se manifestava em vários aspectos: recessão econômica, inflação, dívida externa, desvalorização da moeda, desemprego crescente, pobreza, greves e manifestações operárias que assustavam a burguesia e a classe média. O dinheiro alemão estava tão desvalorizado que, em março de 1923, 1 dólar valia 350 milhões de marcos.
A REPÚBLICA DE WEIMAR 
Com a derrota na Primeira Guerra o Império alemão (2º Reich) foi substituído por um governo republicano, a República de Weimar. Esta República de Weimar foi um período democrático mas marcado por forte instabilidade política e econômica. A situação do país era muito difícil. Existia um sentimento de frustração nacional muito forte em virtude da derrota na guerra e das imposições humilhantes do Tratado de versalhes. Ao mesmo tempo, a crise econômica e social afetava de maneira drástica a qualidade de vida de setores expressivos da classe média e da classe trabalhadora. Foi nesse ambiente, de frustração de insatisfação e de forte crise econômica e social que o movimento nazista foi conquistando mais e mais adeptos.
CAUSAS DA ASCENSÃO DO NAZISMO
Sensação de frustração com a derrota na Primeira Guerra
Crise econômica, política e social.
Máquina de propaganda
Humilhação provocada pelo Tratado de Versalhes
ORIGENS
O partido nazista foi fundado em 1919 e tinha como um dos seus principais líderes Adolf Hitler. O nome oficial do partido era PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DOS TRABALHADORES ALEMÃES. Suas fileiras eram compostas de comerciantes arruinados pela crise, desempregados, ex-combatentes, etc. Posteriormente, a crise de 1929 e o medo do comunismo fez com que muitos representantes da classe média e da burguesia (empresários, latifundiários) apoiassem o partido nazista para proteger o capital.
O PUTSCH DE MUNIQUE EM 1923
Em novembro de 1923 Hitler e os nazistas tentaram dar um golpe de estado para conquistar o poder em Munique. O golpe fracassou e Hitler foi preso por um ano. Na prisão ele escreveu o livro Mein Kampf (Minha luta) na qual sistematizou a ideologia nazista. Elementos básicos do nazismo como o racismo, o preconceito contra judeus, eslavos, ciganos e outros grupos humanos estão explicitados nesse livro. No livro Hitler também defende o nacionalismo exaltado, o expansionismo militar, o anticomunismo e o desprezo pela democracia liberal.
Cartaz anti-semita na Alemanha.
Até a fisionomia dos judeus é depreciada.
Juventude hitlerista.
As crianças eram doutrinadas pela família e pela escola.
Cinema expressionista alemão. O ambiente sombrio e macabro dos filmes alemães eram um reflexo da difícil situação do país após a primeira guerra.
Destruição de livros na Alemanha de Hitler.
A PROPAGANDA
A propaganda teve papel fundamental para a consolidação do nazismo. A ideologia nazista era transmitida por meio de documentários cinematográficos, programas de rádio, posters e cartazes. Os comícios de Hitler, que reuniam milhares de pessoas, eram minunciosamente preparados para demonstrar a grandeza do FUHRER e do povo alemão.
A doutrinação também envolvia as crianças na escola. Desde pequenas elas aprendiam a ter orgulho de pertencer à raça ariana e a venerar e prestar obediência ao FUHRER. Os valores e ideias do regime nazista como o racismo, o antissemitismo , o nacionalismo, o culto ao chefe eram transmitidos pela escola.
Congresso nazista em Nuremberg.
Manifestação nazista. Utilização maciça de símbolos e uniformes.
Mais uma manifestação monumental do partido nazista.
A propaganda foi decisiva para ganhar o apoio das massas.
Características do nazismo:
Racismo
Totalitarismo de direita
Nacionalismo exaltado
Militarismo
Unipartidarismo
Anticomunismo
Antiliberal
Culto ao chefe
corporativismo
O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE NAZISTA
O Estado nazista procurou retirar as mulheres da esfera pública, afastando-as dos cargos administrativos de influência. No primeiro encontro dos membros do partido, em janeiro de 1921, no qual elas estiveram presentes, ficou decidido que uma mulher não pode nunca ser admitida na liderança do partido.
O papel da mulher era definido nos seguintes termos; responsável pela reprodução da raça, cabia a ela o desempenho de funções relacionadas à sua natureza biológica, ou seja, procriar, cuidar dos filhos e da família. Eram identificadas com a maternidade, o trabalho doméstico; no plano profissional lhes era permitido, no máximo, o exercício de algumas profissões essencialmente femininas, como professoras, enfermeiras, parteiras. Ainda que fossem consideradas inferiores, ganharam relevância no papel de mãe dos filhos da pátria.
(CAPELATO, maria helena. Nazismo: política, cultura e holocausto. São Paulo. Atual editora, 2004, p. 31/32)
A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE
“A educação nazista visava a domesticação das vontades, a apreensão de símbolos, a formação da identidade e tinha como objetivo desenvolver o sentido de comunidade, obediência, auto disciplina, capacidade de defesa, coragem. A ginástica, a prática de esportes, as competições esportivas, o cuidado com a saúde eram muito estimulados e tinham como meta o desenvolvimento da raça pela beleza e pelo vigor do corpo. O fortalecimento físico e as competições significavam também a preparação para a guerra.”
(CAPELATO, Maria Helena. Nazismo: política, cultura e holocausto. São Paulo. Atual editora, 2004, p. 34)
O ANTISSEMITISMO
Os nazistas perseguiram os judeus logo que conquistaram o poder. Foram produzidos filmes ridicularizando-os e passando a imagem de que contaminavam a sociedade ariana, como uma doença. O nazismo inaugurou a noção de guerra racial e colocou a ciência a serviço de seu programa político.
Em 1933 os judeus foram proibidos de exercer profissões liberais. Em 1935 foram decretadas as Leis de Nuremberg com medidas que proibiam, por exemplo, o casamento entre arianos e judeus. Também foram proibidos de se tornarem funcionários públicos. Pouco depois foram proibidos de atuar no comércio e na indústria. O número de suicídios entre judeus cresceu em escala geométrica na Alemanha. Em 1938 ocorreu a noite dos cristais. Em várias cidades alemãs, casas, lojas e sinagogas judaicas foram invadidas e saqueadas pelos alemães. Muitos judeus foram humilhados e espancados pelas ruas. Mas o pior, ainda estava por vir....
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina