Buscar

Atividades da Disciplina Geologia do Petróleo I (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividades da Disciplina Geologia do Petróleo I
Prof. Marcelo Castelo Branco Reis
1 –O que é intemperismo?
R: O intemperismo é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e o relevo. O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.
2 – Quais os tipos de intemperismo? Defina-os
R: 
Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.
Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso.
Intemperismo biológico é caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos vivos e plantas que crescem em sua superfície. Plantas podem provocar o intemperismo mecânico quando suas raízes penetram, de forma profunda na rocha, provocando fendas.
3 – O que é erosão? Quais os tipos de erosão?
A erosão é um fenômeno natural, através do qual a superfície terrestre é desgastada e afeiçoada por processos físicos, químicos e biológicos de remoção, que modelam a paisagem.
* A erosão é o processo de desagregação e arraste das partículas do solo pela água (erosão hídrica) ou pelo vento (erosão eólica). Pode ocorrer também em locais onde há neve ou gelo, sendo chamada de “remoção” e ocasionada pelo arrancamento de fragmentos da rocha assoalho da geleira devido à ação da água ou pelo congelamento e degelo. A erosão é um processo natural responsável pela alteração do relevo terrestre desde a sua formação.
Outros Tipos de Erosão
Erosão Diferencial ou Seletiva
Erosão Laminar
Erosão Lateral
Erosão Vertical
Erosão Remontante
4 – Quais os fatores que controlam a alteração intempérica?
R: Várias características do ambiente em que se processa o intemperismo influem diretamente nas reações de alteração, no que diz respeito à sua natureza, velocidade e intensidade. São os chamados fatores de controle do intemperismo.
5 – O que são sedimentos?
R Sedimentos são pedaços de solo ou de rochas deteriorados em pequenas partes, ou até em pó ou poeira. Quando esses sedimentos se aglutinam, dão origem às rochas sedimentares.
Qual a relação da formação dos sedimentos e as rochas sedimentares?
R: As rochas sedimentares são aquelas formadas a partir do material originado da destruição erosiva de qualquer tipo de rocha, material este que deverá ser transformado e posteriormente depositado ou precipitado em um dos muitos ambientes de sedimentação da superfície da Terra.
7 – O que são rochas geradoras? De Exemplo de uma rocha geradora.
R: rocha que gera o petróleo a partir de matéria orgânica. Exemplo: folhelho na Bacia do Recôncavo.
8 – Qual a importância da migração do petróleo?
Chamamos de migração o caminho que o petróleo faz do ponto em que foi gerado até aquele no qual será acumulado. Devido à alta pressão e à temperatura, os hidrocarbonetos são expelidos das rochas geradoras e migram para as rochas adjacentes. A partir da migração, o petróleo terá chances de se acumular em um reservatório e formar reservas de interesse econômico.
9 – O que são rochas armazenadoras? De exemplo de uma rocha armazenadora.
 R: rocha que acumula o petróleo. exemplo: arenito de dunas (mar do norte), carbonatos...
10 – O que é uma rocha selante? De exemplo de uma rocha selante. 
R: rocha que mantém o petróleo em profundidade, dada suas características de porosidade e permeabilidade, e permite a preservação do óleo. Exemplo de rocha selante: os folhelhos e os evaporitos (sal).
11 – Diferencie uma armadilha estrutural de uma estratigráfica.
R: A armadilha estrutural ocorre em regiões em que a crosta esteve sujeita à compressão horizontal. Já a armadilha estratigráfica ocorre em regiões em que a crosta esteve sujeita à compressão vertical.

Outros materiais