Buscar

questao 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10. Como se explica que a OBSTRUÇÃO ARTERIAL ou a DEFICIENTE DRENAGEM VENOSA, duas condições tão distintas, possam ser causa de isquemia? Com base em sua justificativa, explique:
A - O infarto arterial;
B – O infarto venoso
Tanto a obstrução arterial como na deficiência da drenagem venosa vão acarretar na pouca ou na nenhuma de sangue arterial(sangue rico em nutrientes) no tecido e/ou órgão que leva a uma isquemia e, dependendo da evolução, uma possível necrose.
O infarto arterial, também conhecido como branco, ocorre em órgãos sólidos e tem esse nome pelo aspecto pálido que fica após a isquemia e necrose tecidual. Pode ocorrer por aterosclerose, que é a formação de uma placa de ateroma na parede da artéria, evoluindo com ruptura e formação do trombo sobreposto e obstrui a luz do vaso ou, ainda, formar um trombo-embolo que interromperá a passagem de sangue em algum ponto da artéria. Esses fatores levam a falta de fluxo sanguíneo, o que causa isquemia.
No infarto venoso, vermelho ou hemorrágico, também ocorre isquemia. A drenagem venosa pode ser interrompida por um trombo quanto por um tumor compressivo que causa uma congestão de sangue no órgão/tecido, dificultando o suprimento de sangue arterial local. Portanto, o sangue arterial. Rico em nutrientes e oxigênio não chega suficientemente no órgão causando uma isquemia.

Outros materiais