Buscar

Resenha - Lateralidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Paulista – UNIP
Campus Brasília
Educação Física – 2º Semestre/Graduação Plena
Recreação 
Prof.ª. Aguinis Mendonça
Thiago Moraes Leal – B73414-0
Lateralidade e Ed. Física
Resenha 
Com uma breve introdução sobre lateralidade e um desenvolvimento coeso, Luciana Pacher foi capaz de abordar o assunto como poucos pesquisadores. Trazendo primeiramente definições e evidenciando a interdisciplinaridade entre a Educação Física e demais matérias no âmbito escolar.
O artigo procurou mostrar a importância que a Educação Física tem dentro do contexto educacional e a maneira como pode contribuir para que problemas de má lateralização sejam contornados, sempre com o intuito de facilitar o aprendizado da criança.
Conforme o texto elaborado por Pacher, o tema tem sido estudado desde 1965 quando Paul Broca abordou a dominância cerebral. Desde então foram obtidas importantes informações que contribuíram para o desenvolvimento dos estudos neurológicos.
Após expor os conceitos dados à lateralidade por vários autores, tais como: Fonseca, Le Bouch, Romero e Negrine e outros, é dito que a lateralidade está relacionada ao conhecimento corporal, o qual é de grande importância nas relações entre o eu e o mundo exterior e que é indispensável na constituição da personalidade do ser humano. Conhecimento não depende unicamente do desenvolvimento cognitivo. Depende, também, da percepção formada tanto de sensações visuais, táteis, sinestésicas quanto, em parte, da contribuição da linguagem.
Dada as definições, o texto nos traz os possíveis problemas de aprendizagem relacionados com a lateralidade, classificando os problemas em dislexia, disortografia e discalculia. Também nos traz as maneiras como a educação física e a escola podem contribuir para diminuir tais dificuldades.

Continue navegando