Logo Passei Direto
Buscar

ptcc_manual_25_2 (2)

User badge image
Nina Silva

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

(INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR)
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA
Local, ___ de _________________ de 202__.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO	3
1. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO	4
2. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS	4
3. ELEMENTOS TEXTUAIS	6
2. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS	8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	11
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SAÚDE
APRESENTAÇÃO
	Este manual tem por objetivo auxiliar o aluno na construção do seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Fisioterapia.
	O TCC é um componente curricular obrigatório e deve estar centrado em áreas teórico-práticas e de formação profissional relacionadas com o Curso de Graduação em Farmácia, na forma disposta em regulamento próprio.
	Nesse sentido, este manual é uma ferramenta norteadora para alunos na elaboração do projeto de seu TCC, que deve corresponder a uma reflexão, mediante investigação científica, com aplicação prática das competências desenvolvidas ao longo do Curso sobre determinado tema que envolva a atuação do profissional.
	Chegou o momento de se preparar para finalizar o Curso e fazer um excelente TCC no próximo semestre, fechando a missão com chave de ouro! O desafio está posto...
Aproveite!
1. ESTRUTURA DO PROJETO
	O quadro abaixo apresenta a distribuição dos itens que compõem o Projeto de TCC em relação aos elementos da sua estrutura básica.
	ESTRUTURA
	ELEMENTOS
	CARÁTER
	PRÉ-TEXTUAIS
	CAPA
	OBRIGATÓRIO
	TEXTUAIS
	INTRODUÇÃO (700 a 900 palavras)
· JUSTIFICATIVA
· OBJETIVOS
	OBRIGATÓRIO
	
	METODOLOGIA (100 a 250 palavras)
	OBRIGATÓRIO
	PÓS-TEXTUAIS
	REFERÊNCIAS (mínimo 10 referências)
	OBRIGATÓRIO
	
	APÊNDICE
	OPCIONAL
	
	ANEXO
	OPCIONAL
2. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
	Precedem e identificam o texto do projeto de TCC, sendo constituídos pela capa:
Título
	O título é a expressão que identifica o conteúdo do artigo. Deve ser breve, claro e objetivo e descrever adequadamente o conteúdo do artigo. Lembre-se, o título é o cartão de visitas de um trabalho, e deve instigar o leitor à realização da leitura. 
Exemplos: 
· Tratamento de doença de disco intervertebral em cão com fisioterapia e reabilitação veterinária: relato de caso.
· Riscos da Especialização Esportiva Precoce: revisão de literatura
· Terapia hiperbárica e sua eficácia nas lesões crônicas: estudo de caso
3. ELEMENTOS TEXTUAIS
	São os elementos que compõem o texto do projeto. Constituem-se em: introdução, justificativa, objetivos e metodologia. Não se deve esquecer que o uso da terceira pessoa, do tempo verbal no futuro e do sujeito indeterminado na redação garantem mais elegância e formalidade ao texto.
Introdução
	A introdução deve ser clara e deve apresentar o problema da pesquisa, ou seja, a pergunta que se pretende responder com a pesquisa realizada sobre determinado tema. É mais fácil escrever a introdução após ter escrito todo o restante do projeto, para oferecer um panorama completo dele. 
Justificativa
	Dedique seu penúltimo parágrafo da introdução para escrita da justificativa do seu projeto. Na justificativa deve-se indicar a importância da pesquisa e sua potencial contribuição para a compreensão ou a solução de um problema.
Dica: A justificativa é o local onde você destaca a pertinência da escolha o seu tema. É preciso mostrar ao leitor que sua escolha é fundamentada e possui relevância científica. 
Objetivos
	Dedique seu último parágrafo da introdução para escrita dos seus objetivos. O objetivo corresponde ao resultado a ser alcançado e é separado em objetivo geral e em objetivos específicos. O objetivo geral está relacionado ao resultado geral do projeto de pesquisa enquanto cada objetivo específico está relacionado com uma etapa a ser atingida para se alcançar o objetivo geral. Ambos objetivos devem ser escritos com verbos no infinitivo.
Dica: Como diz o nome, espera-se para esta etapa a objetividade. Evite textos muito longos e atente-se que os objetivos precisam ser cumpridos! 
Metodologia
	A metodologia mostra ao leitor como os objetivos serão atendidos, ou seja, como os resultados serão alcançados. Para cumprir com este proposto deve-se descrever detalhadamente os procedimentos metodológicos que serão utilizados para alcançar cada objetivo específico. Desta forma, devem ser indicados pormenorizadamente o que será realizado, indicando também seus critérios de inclusão e de exclusão no trabalho. 
	
2. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Referências
	Devem ser indicadas todas as referências bibliográficas citadas no texto do trabalho.
	Livros com apenas um autor devem ser referenciados no seguinte formato:
SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto. Título. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
	Exemplo:
TIZAR, I. R. Imunologia Veterinária. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
	
	Caso o livro apresente mais de um autor, deve-se adicionar um ponto e vírgula e incluir o sobrenome e nome abreviado do segundo autor, da seguinte forma:
SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto; SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto; SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto. Título. Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
	Exemplo:
MOREIRA, C. L. B.; DUTRA, J. S. Saúde pública baseada em evidências. Pelotas: Editora Universitária UFPel, 2010.
	
	Caso tenha sido utilizado um capítulo específico de um livro, a referência deve indicar o nome do autor do capítulo e o título do capítulo, seguidos pelas informações sobre o livro, da seguinte forma:
SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto; SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto; SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto (Orgs.). Título do livro. Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
	Exemplo:
CHAMNESS, C. J. Endoscopic instrumentation and documentation for flexible and rigid endoscopy. In: TAMS, T. R.; RAWLINGS, C. A. (Orgs). Small Animal Endoscopy. 3a Edição. Missouri: Elsevier, 2011.
	Artigos devem ser referenciados da seguinte forma:
SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto; SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto; SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto. Título. Nome do periódico número (volume): páginas, ano. 
	Exemplo:
GOMES, D. F.; MOITA, M. P.; OLIVEIRA, L. C.; DIAS, M. S. A.; Avaliação formativa em saúde: uma análise das evidências latino-americanas. Revista Saúde (Santa Maria) 47 (1): 1 - 13, 2021.
Caso o artigo esteja disponível na internet deve ser indicado o link e a data de acesso.
	Exemplo:
SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública 31 (5): 538 - 542, 1997. Disponível em: . Acesso em 13 Jan 2023.
	Para citar informações de sites oficiais, deve-se utilizar o seguinte formato:
NOME DA INSTITUIÇÃO. Título. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em dia mês ano.
	Exemplo:
INCA (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER). Saúde do homem. Portal INCA – Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: . Acesso em 13 Jan 2023.
	As legislações devem obedecer ao seguinte formato: LOCAL (órgão homologador). Lei nº X.XXX, de XX de mês de ano. Função da lei.
	Exemplo:
BRASIL (MINISTÉRIO DA SAÚDE - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA). Resolução de Diretoria Colegiada n° 353, de 23 de março de 2020. Delega ao Órgão de Vigilância Sanitária ou equivalente nos Estados e no Distrito Federal a competência para elaborar a recomendação técnica e fundamentada relativamente ao estabelecimento de restrições excepcionais e temporárias por rodovias de locomoção interestadual e intermunicipal.
	As teses, monografias e dissertações devem ser citadas da seguinte maneira: 
SOBRENOME, Iniciais de Nome separadas por ponto. Título. Tipo de material (tese de doutorado, dissertação de mestrado,trabalho de conclusão de curso) e área ou curso. Local: Instituição, ano.
	Exemplo:
ALVES, A. S. A descentralização do Sistema Único de Saúde em Salvador – BA. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Econômicas. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2009.
Apêndice
	Corresponde aos textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação.
Anexo
	Corresponde aos documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração.
Página 2 de 2

Mais conteúdos dessa disciplina