Logo Passei Direto
Buscar

Resumo para 1 Teste- Economista - TMP8LECON1- 2025

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Resumo para 1º Teste-22-9-2025 - turma Economista 8º Semestre-2025 
África e em particular Moçambique enfrenta uma série de desafio para alcançar o tão almejado desenvolvimento conjugando crescimento económico com qualidade de vida de população. Manter a estabilidade económica e financeira e investir mais em educação, inovação tecnológica e obras de infraestrutura são aspetos -chaves sempre citados, além da necessidade de vencer os desequilíbrios sociais e regionais. O Estado Moçambicano por exemplo é um importante ator do desenvolvimento, devido aos recursos existentes razão pela qual a melhoria da governança pública representa uma premissa para a superação de grande parte dos desafios elencados. Considerando essa conjuntura e à sua missão institucional, sem descurar da legalidade e da conformidade, tem se estruturado e buscado parcerias no plano nacional e internacional para identificar e difundir as melhores práticas de governança, de forma que os interesses da população sejam sempre prioritários aos dos gestores ou de grupos privados. Nesse novo desafio é funcional um pacto nacional pela melhoria da governança que, em linhas gerais significa ouvir a sociedade, planejar melhor, coordenar melhor e de forma coerente, ter estruturas sólidas de controles internos e gestão de riscos, além de usar indicadores que possam ser mensurados e divulgados com total transparência, de modo que os resultados alcançados sejam amplamente conhecidos e discutidos pela sociedade. 
O trabalho realizado de uma forma geral pela auditoria no caso, externa e interna, é plenamente igual, as duas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas, tendo ambas a sua atenção direcionada para o controle interno como ponto de partida de seu exame. De acordo com o que encontram de deficiências formulam sugestões, e modificam a extensão de seu trabalho. 0 trabalho realizado em uma auditoria interna é efetuado por um funcionário da empresa, que tem como objetivo verificar os dados contábeis, revisar o sistema contábil e de controle interno, aconselhar e auxiliar a administração, ou seja, atender as necessidades da administração. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para desenvolver o aperfeiçoamento, e para induzir ao cumprimento de políticas e normas da empresa, sem estar restrito a assuntos financeiros. Os relatórios e processos emitidos pelos auditores internos tem sua utilidade restringida à administração interna da empresa, uma vez que não dispõe de características fundamentais de independência.
A auditoria surgiu com a necessidade de se verificar se as políticas empregadas pelas administrações das empresas estavam sendo seguidas por seus funcionários, pois com o crescimento do capitalismo, essas empresas se desenvolveram a tal ponto que os seus controles internos poderiam estar sendo falhas ou então não sendo seguido por seus funcionários.
Fontes da evidência de auditoria. 
As evidências de auditoria são obtidas principalmente pela execução de procedimentos de testes dos registos contábeis, por meio de análise e revisões dos procedimentos seguidos no processo de elaboração das demonstrações contábeis e conciliação de tipos e aplicações relacionados sobre as mesmas informações. Os procedimentos podem ser estruturados em: avaliação de riscos e procedimentos adicionais de auditoria, os quais incluem testes dos controles e procedimentos substantivos; e inclusive testes de detalhes e procedimentos analíticos substantivos; tais como: Inspeção, observação confirmação, recálculo, reexecução procedimentos analíticos e indagação. 
As demonstrações contábeis da empresa proporcionam a melhor forma de o investidor obter tais informações, assim tais demonstrações passaram a ter grande relevância, pois os investidores exigiam que elas fossem examinadas por profissionais independentes da empresa e de reconhecida capacidade técnica. Dessa forma, surge a figura do auditor independente ou auditor externo, profissional habilitado para examinar as demonstrações contábeis da empresa e emitir sua opinião sobre elas. No contexto atual, a auditoria é considerada como impulsionador de mutações para evolução tecnológica, globalização e até acumulações de poderes económicos–financeiros em certos investidores.
A importância da auditoria na sociedade atual e o valor da informação e auditoria. 
Inicialmente, os chamados indutores de mudança- evolução tecnológica, globalização e a concentração de poder financeiro em certos investidores. O primeiro, reduz o custo de preparação e disseminação da informação, produz novas ferramentas de comunicação, possibilita um rápido acesso ao conhecimento e elimina ou diminui, de forma drástica, os constrangimentos temporais de acesso aos dados financeiros divulgados pelas empresas. o segundo, permite que o mundo seja considerado um mercado global, facilita a agregação instantânea da informação, e faculta os consumidores a compra de produtos no exterior e no mercado local a mesma facilidade. O terceiro, outorga aos fundos mútuos de pensões posições importantes na estrutura acionista de muitas empresas, e, dada a sua importância social como estabilizadores do sistema económico, suscitam novas necessidades de informação a prestar pelos responsáveis de gestão das empresas. 
A auditoria no contexto da sociedade: um conceito social: Considera -se que o enquadramento da auditoria num contexto social e de procura de economia, eficiência e eficácia nas organizações publicas e privadas, faculta à atividade um papel importante de mecanismo de controlo da sociedade. 
O processo da auditoria consiste em verificar o grau de cumprimento em relação a um conjunto de normas especificas, derivadas do sistema social, abrangendo, por isso, matriz de carácter cultural, social e político. A auditoria e interesse publico são duas faces da mesma moeda. Os auditores devem expressamente reconhecer não só o seu cliente como interessado no seu trabalho, mas, igualmente, todo o seu conjunto de entidades que confiam no seu labor, o que confere à sua função um manifesto interesse público. Neste enfoque social de auditoria, é a sociedade que determina as normas de conduta das diferentes organizações e quais os aspetos da responsabilidade que devem ser submetidos a exame: é a ética do negócio ou a ética pública que o auditor procura validar. 
Boa leitura para o 1º Teste!

Mais conteúdos dessa disciplina