Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Tanenbaum e Whetherall (2011, p. 45), em seu livro sobre redes de computadores, afirmam que "uma etiqueta RFID se parece com um selo postal adesivo, que pode ser afixado (ou embutido) em um objeto para que o mesmo possa ser rastreado". Desse modo temos as RFIDs (Radio Frequency IDentification) que também representam uma rede de computadores, mas com o objetivo de idenficar pessoas, objetos ou seres como os animais. Esse sistema começou a ser usado como rastreamento de animais ou itens importantes, como os chips que são instalados nos pets, aqueles brincos que são colocados em animais e também em itens que estavam sendo produzidos como os automóveis.
Como este sistema já está instalado em muitas cidades para o rastreamento de animais, a indústria está tentando adaptar esta teconologia para ajudar na localização de itens que precisam de algum ajuste (geralmente causados por erros que ocorreram durante o processo produtivo ou falhas no projeto), os populares recalls. 
As indústrias atualmente gastam milhões em anúncios pedindo para que as pessoas que compraram alguns de seus produtos levem esses itens para recalls. Alguns proprietários, apesar dos anúncios e de valores ou vantagens financeiras oferecidas, não procuram os estabelecimentos dessas marcas e podem estar correndo risco de vida ou algum perigo.
TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de computadores.  5. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2011. (Disponível na Biblioteca Virtual).
Como esses produtos RFID e essas redes ajudariam a evitar esses problemas? Como esse sistema funciona? Quais as vantagens de sua utilização? 
RESPOSTA:
A Tecnologia RFID chegou para revolucionar o setor logístico. RFID significa Radio Frequency Identification, traduzindo para o português, Identificação por Radiofrequência. Através dela é possível fazer a identificação individual de cada produto, registrar informações técnicas e até mesmo rastrear a mercadoria. E é nesse ponto que a rastreabilidade de produtos precisa ganhar atenção especial na indústria. 
No setor industrial, a rastreabilidade de produtos vai muito além disso. Com esse sistema é possível ter informações muito mais detalhadas sobre determinada embalagem, matéria-prima, mercadoria, entre outros elementos com alta importância, seja para a cadeia de suprimentos ou para manter o padrão de qualidade na produção.
Em outras palavras, a fim de que o rastreamento de produtos seja aplicado, são necessários três elementos:
· A identificação do produto através de recursos tecnológicos, como o RFID;
· A inserção dos dados de origem do produto;
· Informações sobre processos e destino do produto.
Os benefícios da rastreabilidade de produtos alcançam praticamente todos os segmentos. Na fabricação de carros e autopeças, a rastreabilidade garante a origem, manuseio e processos pelos quais passaram as peças, evitando grandes problemas, como recalls.
Para as indústrias metalúrgicas, de confecção, de calçados, informática, tecnologia, entre outras que comercializam produtos, o rastreamento é praticamente indispensável. 
O RFID funciona com base em dois elementos: tags (que contêm os chips) e dispositivos de leitura. Esses últimos possuem antenas que enviam e recebem das tags sinais eletromagnéticos, assim identificando as mesmas.
No caso das tags, o chip contém um número de séria ou conjunto de dados que as identificam de maneira única.
Assim, uma vez que o objeto com uma tag RFID entra no perímetro de leitura da antena, onde pode ser centímetros ou até 20 metros, ele envia sinais eletromagnéticos aos dispositivos, que é capaz de identificá-los

Mais conteúdos dessa disciplina