Logo Passei Direto
Buscar
Material

Prévia do material em texto

MANUAL
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I
GRADE ANTIGA
GRADE 2023-2
PRIMEIRO OLHAR (INTRODUÇÃO)	2
BUSCANDO AS INFORMAÇÕES (METODOLOGIA)	4
COMO TUDO SE ORGANIZA (PLANEJAMENTO)	6
O QUE SERÁ APRESENTADO (CAPÍTULOS DO TRABALHO)	10
PASSO A PASSO DA ENTREGA (POSTAGEM)	14
CORRIGINDO O TRABALHO (CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO)	16
DÚVIDAS/ORIENTAÇÕES	18
ANEXO 1: MODELO	19
ANEXO 2: COMO FAZER CITAÇÕES	28
SUMÁRIO
1 PRIMEIRO OLHAR (INTRODUÇÃO)
O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) consiste na elaboração de um relatório, baseado em uma pesquisa, com propósito de viabilizar condições à ampliação do conhecimento e ao desenvolvimento prático de conceitos teóricos, a partir da integração multidisciplinar com foco em uma organização.
Assim, o PIM é uma tarefa, que direciona o aluno para a prática de pesquisa, a partir da utilização de literatura recomendada, relatórios empresariais, artigos e publicações especializadas da área de formação do curso, entre outros recursos metodológicos. Ao utilizar estas técnicas, para estudo de organizações em cenários reais, os alunos têm que propor soluções, de acordo com a fase acadêmica em que se encontram, apresentando-as em formato de relatório.
Adicionalmente, o PIM consiste no desenvolvimento da capacidade do aluno em utilizar a devida instrumentação teórico-prática e legal, que lhe permita intervir no ambiente das organizações, por meio de um processo decisório socialmente responsável e racional.
1.1 Objetivo geral
O PIM consiste na elaboração de um projeto em formato de pesquisa acadêmica, em grupo, com o propósito de propiciar condições à ampliação do conhecimento e ao desenvolvimento prático de uma série de conceitos teóricos, a partir da integração multidisciplinar, com foco em uma organização.
Por isso, o PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos no curso, isto é, trata-se da parte do processo de ensino-aprendizagem com maior ênfase no caráter prático, sem abandonar sua ligação com os pilares teóricos e conceituais.
Dessa forma, a proposta do PIM, por meio de um Estudo de Caso, compreende a descrição dos principais aspectos organizacionais observados na empresa selecionada pelo aluno, a partir da análise das disciplinas ministradas no corrente semestre.
1.2 Objetivos específicos
Os objetivos específicos, que auxiliarão o aluno a alcançar o objetivo geral do PIM, são os seguintes:
· Definir uma empresa como objeto de pesquisa para o estudo de caso;
UNIVERSIDADE PAULISTA | CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA | PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
página 4
· Revisar a literatura acadêmica relacionada a cada disciplina;
· Coletar dados acerca da empresa definida como objeto de pesquisa;
· Elaborar uma análise técnica, descrevendo um problema/solução.
Ao longo deste material, cada um deste tópicos serão devidamente explicados.
1.3 Questão de pesquisa
A questão ampla de pesquisa, que demanda a exploração da organização e dos conceitos teóricos centrais propostos pelo PIM, pode ser apresentada da seguinte forma:
Ao examinar os aspectos organizacionais, relacionados às seguintes dimensões: (i) Comunicação Empresarial; (ii) Econo- mia e Mercado; (iii) Empreendedorismo, Criatividade e Inovação;
(iv) Fundamentos da Administração; (v) Matemática Aplicada; e (vi)Técnicas de Informática, como pode ser descrito o processo de gestão na (empresa escolhida como objeto de estudo)?
Por exemplo, suponha que o aluno tenha escolhido uma empresa chamada “Novos Conhecimentos S.A.”. Dessa forma, a questão de pesquisa daquele aluno para o PIM será:
Ao examinar os aspectos organizacionais, relacionados às seguintes dimensões: (i) Comunicação Empresarial; (ii) Econo- mia e Mercado; (iii) Empreendedorismo, Criatividade e Inovação;
(iv) Fundamentos da Administração; (v) Matemática Aplicada; e (vi)Técnicas de Informática, como pode ser descrito o processo de gestão na Novos Conhecimentos S.A.?
Observe que a resposta para esta questão estará distribuída ao longo de todo o trabalho que será realizado.
	
ATENÇÃO
	Uma pesquisa só é necessária se existe uma dúvida a ser esclarecida. O problema é a dúvida inicial que motiva e orienta a pesquisa. Na prática – qual é a questão para a qual se busca uma resposta?
2 BUSCANDO AS INFORMAÇÕES (METODOLOGIA)
Todo trabalho acadêmico, necessariamente, depende de um conjunto de procedimentos, que serão adotados para o desenvolvimento adequado da pesquisa. Nos tópicos a seguir, será comentado sobre tais cuidados, que são essenciais para garantir a qualidade e credibilidade do PIM.
2.1 Pesquisa qualitativa
O PIM consiste em uma pesquisa do tipo qualitativa, pois trata de um meio para explorar o significado que os profissionais de mercado e os membros da comunidade acadêmica atribuem ao fenômeno das organizações. Envolve uma análise de aspectos subjetivos, como comportamentos, opiniões e experiências, buscando entender o “como” e o “porquê” dos acontecimentos.
	
ATENÇÃO
	São vários os sistemas de busca de informações na web. O mais famoso deles, o Google Acadêmico, reúne trabalhos do mundo inteiro e das mais diversas áreas.
Acesse o site: https://scholar.google.com.br/
Para que a busca retorne com as informações desejadas, sugere-se que seja específica, identificando exatamente o que está procurando encontrar. Quanto mais focada for a pesquisa, melhores serão os resultados?
2.2 Pesquisa bibliográfica e documental
Outro aspecto muito importante para que o PIM alcance os requisitos mínimos de um trabalho acadêmico, refere-se aos cuidados com as fontes conceituais de pesquisa. Neste sentido, é fundamental a busca por referências bibliográficas (livros) para a construção, principalmente, da revisão de literatura.
Ocasionalmente, a pesquisa documental, baseada em arquivos referentes à organização objeto de pesquisa, também pode ser utilizada para fundamentar a descrição dos aspectos organizacionais. Usualmente, os materiais mais comuns são fornecidos pela própria organização, por meio de sua plataforma eletrônica (site).
Dessa forma, para atendimento desta orientação metodológica, o aluno deve atentar- se as indicações de literatura especializada, apresentadas pelos professores, no decorrer do curso. E ao fazer uso da pesquisa documental, é imprescindível a nomeação adequada das fontes utilizadas.
2.3 Estudo de caso
A estratégia de investigação adotada no PIM consiste em um estudo de caso, em que o aluno irá explorar em profundidade uma organização, sob o enfoque gerencial, e elaborar conclusões detalhadas, a partir da coleta de dados secundários obtidos durante o período de pesquisa.
Os dados secundários correspondem a um levantamento complementar de documentos e gravações, que relacionam e/ou discutem informações que foram, originalmente, apresentadas em outros lugares.
Por exemplo, o que já foi publicado na imprensa (jornais, revistas especializadas) sobre o mercado em que atua a organização objeto de pesquisa? O que as pessoas (usuários, consumidores) falam nas redes sociais sobre a área de atuação daquela organização? O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas) ou os sites do governo podem trazer informações relevantes para a sua análise? Existe um portal de notícias ou site que reúne, especificamente, notícias ou dados sobre o seu objeto ou área de pesquisa?
A fonte secundária se diferencia da fonte primária, pois não se trata de uma fonte original da informação a ser discutida e analisada, ou seja, ela foi processada por terceiros ou outros agentes, que definiram previamente critérios e parâmetros específicos de análise e interpretação.
	
ATENÇÃO
	Com o Estudo de Caso, procura-se compreender a organização e seus protocolos, enquanto se desenvolvem teorias mais genéricas a respeito do evento observado (lacunas, problemas ou erros sistêmicos).
3 COMO TUDO SE ORGANIZA (PLANEJAMENTO)
Ao iniciaro planejamento da elaboração deste trabalho, é fundamental o aluno estar atento às seguintes instruções:
· definir uma organização formalmente constituída, preferencialmente de capital aberto, ou que disponibilize as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios para a realização da pesquisa;
· formar grupos de pesquisa com até 06 (seis) alunos, sendo todos matriculados no mesmo curso;
· acompanhar as diretrizes definidas pelos professores responsáveis pelo PIM, assim como as orientações apresentadas pelos demais professores do curso;
· organizar os dados, anotar as informações relevantes e escrever o projeto com suas próprias palavras, conforme as diretrizes definidas neste manual;
· apresentar conteúdos inéditos e autorais – a UNIP não admite trabalhos copiados de terceiros ou sem as suas devidas referências – o não cumprimento desta norma resultará na reprovação do trabalho;
· submeter o conteúdo da pesquisa aos programas de autenticidade disponíveis na internet, capazes de identificar trechos que podem, eventualmente, ser configurados como cópia.
3.1 Elaboração
O desenvolvimento do PIM envolve, basicamente, as perspectivas:
· apresentação do trabalho, conforme as exigências normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
· distribuição das disciplinas integrantes da pesquisa;
· descrição do que deve ser abordado em cada uma das partes do trabalho.
Ao final deste manual, no Anexo 1, é apresentado um modelo de como atender às exigências acadêmico-científicas para o PIM.
3.2 Redação
Recomenda-se que a redação seja formal, caracterizada pelo texto dissertativo (terceira pessoa do singular ou plural). Valorize a originalidade do conteúdo (evitando copiar de forma indiscriminada) e a fundamentação teórica, ou seja, preocupe-se em inserir corretamente as referências bibliográficas (citações).
	
ATENÇÃO
	Fique atento aos cuidados com a norma culta da Língua Portuguesa: os erros ortográficos e a ausência de concordância entre os termos dentro de uma oração são deslizes que podem comprometer a compreensão da pesquisa realizada.
3.3 Formatação
Para a formatação adequada, conforme a ABNT, o aluno deverá estar atento às seguintes normativas, descritas no Quadro 1.
Seguir estas orientações, é imprescindível para o bom desenvolvimento e a qualidade do trabalho, que será posteriormente submetido à avaliação do professor.
QUADRO 1 – NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO PIM
	Formato
	Fundo branco A4 (21 x 29,7 cm).
	
Fonte
	Fonte (Arial ou Times New Roman) e tamanho 12.
Fonte (Arial ou Times New Roman) e tamanho 10 para citações com mais de três linhas, paginação, legenda e fonte das ilustrações e das tabelas.
Fonte (Arial ou Times New Roman) e tamanho 12 para (TÍTULO) em maiúsculo e negrito.
Fonte (Arial ou Times New Roman) e tamanho 12 para (subtítulo) em minúsculo.
	
Margens
	Margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.
Recuo de primeira linha do parágrafo: 1,25 cm, a partir da margem esquerda.
Recuo de parágrafo para citação com mais de três linhas: 4 cm da margem esquerda.
Alinhamento do texto: utilizar a opção “Justificado”.
Alinhamento de título e seções: utilizar a opção “Alinhar à Esquerda”.
Alinhamento de título sem indicação numérica (RESUMO, ABSTRACT, LISTAS, SUMÁRIO e REFERÊNCIAS): utilizar a opção “Centralizado”.
	
Espaçamento
	Espaço “Entrelinhas” do texto: 1,5 cm.
O espaço simples é usado em: citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, resumos, legendas, ficha catalográfica.
	
Paginação
	As páginas devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, no canto superior direito, sem traços, pontos ou parênteses.
	
Ilustrações
	Indicar na parte superior o termo designado (esquema, gráfico, mapa, planta, quadro, retrato, figura), seguido do seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do título.
Na parte inferior, indicar a fonte consultada (obrigatório, mesmo do próprio autor). Devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo do trecho a que se referem.
	
Tabelas
	Padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na parte inferior, indicar a fonte consultada (mesmo que seja do próprio autor). Devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo do trecho a que se referem.
FONTE: Elaborado pelos autores.
3.4 Composição
Basicamente, o trabalho tem a seguinte composição de itens, que devem constar no formato final apresentado em plataforma:
· Capa – primeira página do trabalho, que possui as seguintes informações: nome da instituição, identificação do curso, nome(s) do(s) aluno(s), título e subtítulo, local e ano de depósito;
· Sumário – é a relação das principais seções do trabalho, na ordem em que se sucedem no texto e com indicação da página inicial. As seções do trabalho devem ser numeradas em algarismos arábicos. A apresentação das divisões e das subdivisões no Sumário deve ser idêntica à do texto;
· Introdução (ver Capítulo 4);
· Desenvolvimento (ver Capítulo 4);
· Discussão (ver Capítulo 4);
· Conclusão (ver Capítulo 4);
· Referências – citar as fontes de pesquisa (livros, artigos e outros documentos) utilizadas no desenvolvimento do trabalho (bibliografia nos moldes da ABNT).
Convém salientar, que a inserção integral dos elementos essenciais para a composição do trabalho não representa o pleno atendimento às exigências técnico- acadêmicas de pesquisa, sendo necessária ainda a verificação dos conteúdos, tarefa que será realizada, posteriormente, pelo professor responsável pela correção do PIM.
Todo o conteúdo de pesquisa deverá contemplar – considerando o limite de 30 (trinta) páginas, para todo o trabalho, incluídas capa e referências – a seguinte distribuição, de acordo com o Quadro 2.
QUADRO 2 – DISTRIBUIÇÃO DO PIM EM PÁGINAS
	Item do trabalho
	Páginas*
	Capa
	01
	Sumário
	01
	Introdução
	02
	Desenvolvimento
	14
	Discussão
	08
	Conclusão
	02
	Referências
	02
	TOTAL
	30 páginas
* A distribuição de páginas para cada tópico é uma sugestão e, portanto, poderá ser redistribuída, de acordo com as necessidades de inserção dos dados na pesquisa, desde que, o total de páginas seja mantido.
FONTE: Elaborado pelos autores.
Lembramos que o não atendimento deste arranjo estrutural, também, compromete a apresentação do trabalho e pode repercutir sobre a atribuição da nota final da pesquisa. As páginas em excesso, ou seja, que superarem o máximo permitido, serão desconsideradas, para fins de avaliação do conteúdo apresentado.
Assim, a estrutura do trabalho, vista em perspectiva, terá a seguinte disposição, indicada na Figura 1:
FIGURA 1 – ESTRUTURA GERAL DO PIM
FONTE: Elaborado pelos autores.
4 O QUE SERÁ APRESENTADO (CAPÍTULOS DO TRABALHO)
Neste tópico, será possível conferir a divisão proposta para os capítulos do trabalho, de acordo com os cuidados observados em normas metodológicas:
· Capítulo 1: Introdução;
· Capítulo 2: Desenvolvimento;
· Capítulo 3: Discussão;
· Capítulo 4: Conclusão.
4.2 Como montar a Introdução
Para a adequada montagem deste capítulo, o aluno deverá descrever os seguintes aspectos:
· Apresentação da empresa: visão geral da empresa escolhida;
· Apresentação do trabalho: conexão com as disciplinas do curso;
· Relação com o curso: importância do PIM para a formação acadêmica;
· Objetivo do trabalho: descrever o principal objetivo do trabalho (o que se pretende alcançar com este trabalho);
· Justificativa da pesquisa: porque esta pesquisa é importante e como ela pode contribuir para a prática profissional;
· Metodologia:	descrever	a	abordagem	metodológica	utilizada	(pesquisa secundária, estudo de caso);
· Estrutura: apresentar a estrutura do trabalho, oferecendo uma visão geral dos capítulos.
4.3 Como montar o Desenvolvimento
Neste capítulo, serão inseridas as disciplinas que fazem parte do curso. Lembre-se que, para cada disciplina, devem ser abordados aspectos teóricos (conceitos) e práticos (o que é observado sobre aquela disciplinadentro da organização objeto de pesquisa), conforme o Quadro 3.
O texto para este capítulo poderá ser dividido em sub-tópicos, para facilitar a distribuição das disciplinas, seguindo a ordem proposta no Quadro 3. É fundamental, ao longo de todo o conteúdo a ser inserido, o atendimento às exigências
UNIVERSIDADE PAULISTA | CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA | PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
página 10
metodológicas, considerando para cada disciplina, os aspectos teóricos e as repectivas aplicações observadas na organização objeto de pesquisa.
QUADRO 3 – TEORIA E PRÁTICA NO PIM
	
Disciplinas
	Parte Teórica
Explicar, a partir da literatura específica da área, prevista nos Planos de Ensino, os conceitos:
	Parte Prática
Apresentar e descrever os processos da organização, conforme as dimensões observadas:
	Comunicação Empresarial
	· comunicação interna, externa e interdepartamental das organizações;
· estrutura de atendimento (mídias sociais, ouvidoria e/ou outras
plataformas);
· planejamento de comunicação.
	· planejamento de comunicação;
· comunicação interna e externa;
· atendimento a clientes/usuários, como funciona a estrutura de atendimento (mídias sociais, ouvidoria ou outras plataformas).
	Economia e Mercado
	· racionalidade econômica;
· equilíbrio de mercado;
· políticas macroeconômicas;
· desenvolvimento econômico.
	· estrutura de mercado;
· comportamento da elasticidade da demanda;
· oportunidades e/ou ameaças ao modelo de negócios;
· cenário econômico.
	Empreendedorismo, Criatividade e
Inovação
	· empreendedorismo;
· criatividade nos negócios;
· inovação em produtos e processos.
	· práticas empreendedoras;
· ambiente criativo de trabalho;
· políticas de inovação adotadas.
	Fundamentos da Administração
	· cultura organizacional;
· processo decisório;
· modelos de gestão organizacional.
	· missão, a visão e os valores;
· cultura organizacional praticada;
· dinâmica do processo decisório;
· modelo de gestão utilizado.
	Matemática Aplicada
	· equações;
· gráficos;
· tabelas.
	· impacto da folha de pagamento;
· rotatividade de funcionários;
· participação de mercado;
· quaisquer outros indicadores que possam ser aplicados.
	Técnicas de Informática
	· programas de computador (softwares);
· equipamentos de informática
	· programas e/ou sistemas utilizados para a gestão;
· equipamentos de informática
UNIVERSIDADE PAULISTA | CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA | PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
página 12
	
	(hardware);
· redes de computadores;
· política de tecnologia da informação.
	utilizados;
· intraestrutura de redes;
· política de tecnologia da informação adotada.
FONTE: Elaborado pelos autores.
4.4 Como montar a Discussão
Este capítulo envolve a identificação de um problema na organização objeto de pesquisa, com foco em um tema específico:
	Tema da Discussão:
	Empreendedorismo
Assim, a partir das disciplinas estudadas, o aluno deve buscar descrever uma deficiência ou limitação observadas na organização – ligadas ao tema proposto – por meio de um texto original e analítico. Para facilitar a construção deste capítulo, procure seguir o roteiro apresentado no Quadro 4:
QUADRO 4 – ROTEIRO PARA ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE PROBLEMAS
	Etapa
	Descrição
	1) Identificação do problema
	Qual é o problema principal que está afetando a organização?
	2) Contextualização
	Quais fatores internos e externos contribuem para o problema?
	3) Impacto
	Como o problema afeta as diferentes áreas da organização?
	4) Análise das causas
	Quais são as causas raízes do problema?
	5) Coleta de dados
	Quais dados suportam (justificam) a existência do problema?
	6) Sintomas visíveis
	Quais são os sinais visíveis que indicam a existência do problema?
	7) Consequências
	Quais são as consequências caso o problema não seja resolvido?
FONTE: Elaborado pelos autores.
A partir do roteiro apresentado, o capítulo poderá ser estruturado na forma de um texto dissertativo, ao detalhar cada uma das etapas abordadas. Também é possível organizar o texto na forma de itens, para dimensionar o conteúdo e facilitar a leitura, tornando-o mais preciso e objetivo.
	
ATENÇÃO
	Ao desenvolver um trabalho acadêmico, necessariamente, o pesquisador oferece um produto como resultado de sua pesquisa. Neste caso, para o PIM, o produto a ser apresentado, seja numa feira ou em um seminário, são os desdobramentos do que foi levantado na Discussão.
4.5 Como montar a Conclusão
A conclusão é a parte final do trabalho, onde se sintetizam os principais pontos discutidos ao longo da pesquisa. Diferente do desenvolvimento, que apresenta e analisa os dados, a conclusão deve destacar os resultados obtidos, a relevância do estudo e as reflexões finais sobre o tema abordado.
Ao escrever a conclusão, evite apresentar novos argumentos ou informações que não tenham sido discutidos anteriormente. O foco deve estar em responder às questões centrais do trabalho e reforçar sua importância. Além disso, é fundamental apontar possíveis limitações encontradas e sugerir desdobramentos futuros para o tema.
Para construir uma conclusão clara e objetiva, reflita sobre os seguintes pontos:
· Quais foram os principais achados ou resultados obtidos ao longo do trabalho?
· Quais foram as principais limitações enfrentadas ao longo do trabalho?
· Qual é a principal contribuição do trabalho para a área de estudo ou para a organização?
· Qual é a mensagem final que o trabalho deseja transmitir?
Responder à estas perguntas ajudará a garantir que a conclusão seja bem estruturada, reforçando a coerência e a relevância do estudo.
5 PASSO A PASSO DA ENTREGA (POSTAGEM)
A submissão do trabalho acadêmico é uma etapa fundamental no processo de avaliação do PIM, exigindo atenção a prazos, normas e procedimentos específicos. Para garantir que a entrega seja feita corretamente, é essencial que os grupos sigam um fluxo organizado, desde o cadastramento dos integrantes até a postagem final do arquivo.
Este capítulo apresenta as diretrizes para a realização desse processo, destacando as responsabilidades do líder do grupo e os cuidados necessários para evitar problemas que possam comprometer a avaliação do trabalho.
5.1 Cadastramento dos alunos
Cada grupo de pesquisa deve definir um aluno como líder, responsável por gerenciar o processo de cadastramento e envio do trabalho. Esse aluno terá o papel de garantir que todas as etapas sejam seguidas corretamente, evitando erros que possam comprometer a entrega.
A primeira etapa é o cadastramento dos integrantes do grupo na plataforma eletrônica de postagem do PIM, disponível na Área do Aluno. O líder deve verificar se todos os membros estão devidamente registrados, a partir do cadastro do RA de cada aluno, componente do grupo.
5.2 Postagem eletrônica
Após o cadastramento, o líder será responsável pela postagem do trabalho na plataforma. Antes de enviar, é essencial conferir se o arquivo está completo e no formato exigido (PDF) e sem erros de formatação (que podem eventualmente corromper o arquivo). Recomenda-se testar a abertura do arquivo para evitar problemas técnicos no momento da correção.
Por fim, o líder deve acompanhar os prazos de entrega e seguir as orientações adicionais da Coordenação Local e dos professores. É importante conferir regularmente a plataforma para verificar atualizações, possíveis ajustes nos prazos ou exigências específicas, garantindo que o trabalho seja enviado dentro das diretrizes estabelecidas.
5.3 Validação
Não serão aceitos, em hipótese alguma, envio de trabalho após as datas publicadas
UNIVERSIDADE PAULISTA | CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA | PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
página 14
ou por outros meios que não sejam os definidos pela UNIP. Portanto, não haverá possibilidade de entrega do PIM via e-mail, correio, serviços de armazenamento em nuvem ou qualquer outro meio que não tenha sido definido pela instituição.
UNIVERSIDADE PAULISTA | CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA | PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
página 16
6 CORRIGINDO O TRABALHO (CRITÉRIOSDE AVALIAÇÃO)
A avaliação do PIM segue critérios específicos que garantem a coerência, a qualidade e a aplicabilidade do trabalho desenvolvido. Esses critérios abrangem desde a estrutura e organização do conteúdo até a profundidade da análise e a adequação metodológica. Além disso, aspectos como originalidade, fundamentação teórica e clareza na apresentação dos resultados também são considerados.
Neste capítulo, serão detalhados os principais pontos observados pelos avaliadores, proporcionando aos alunos um entendimento claro sobre as expectativas e exigências para a aprovação do trabalho, conforme Quadro 5:
QUADRO 5 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PIM
	Dimensões
	Critérios
	Pontuação máxima
	Apresentação Geral do Trabalho
	Verificar se a estrutura geral está adequada aos padrões da ABNT. Linguagem adequada.
	
1,0
	
Introdução
	Os elementos para introduzir o leitor ao contexto são suficientes. Aborda o objetivo da pesquisa e apresenta os capítulos para seu desenvolvimento.
	
1,0
	
Desenvolvimento
	As teorias estudadas (disciplinas) foram devidamente mencionadas e relacionadas com a empresa pesquisada (enlace teórico-prático). Tabelas, figuras e gráficos foram devidamente identificados.
	
3,0
	
Discussão
	A identificação e descrição do problema ou solução foram contextualizadas, a partir da delimitação das causas, evidências para justificar a existência do problema e os possíveis efeitos, ao não mitigar o impacto verificado.
	
3,0
	
Conclusão
	O aluno ressalta sua aprendizagem e o panorama do tema, amarrando a pesquisa feita com a aprendizagem de aula.
	
1,0
	
Referências e Citações
	Todo trabalho deve indicar, de modo completo, as leituras realizadas e citadas no corpo do texto. São verificados se o formato e se todas as citações estão corretamente referenciadas, de acordo com a ABNT.
	
1,0
	TOTAL
	10,0
FONTE: Elaborado pelos autores.
6.1 Devolutiva do PIM
Portanto, a nota final do PIM – em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos – corresponde à somatória das pontuações obtidas em cada uma das dimensões de avaliação, estabelecidas pela UNIP (Quadro 5).
O PIM é um trabalho que consta do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia (PPC) e corresponde à adição de 100 (cem) horas, equivalentes à frequência, inseridas à carga horária do semestre corrente. Para fins de aprovação, o aluno deve alcançar uma nota igual ou superior a 7,0 (sete), no conjunto das atividades previstas para a realização desta tarefa acadêmica.
	
ATENÇÃO
	Entende-se como conjunto das atividades previstas para a realização do PIM: a entrega do trabalho em versão escrita e a apresentação oral perante banca examinadora de professores ou exposição de trabalhos, a partir de painéis ou feiras.
Caso obtenha nota inferior a 7,0 (sete), ou não envie o trabalho, conforme os prazos definidos pela Coordenação Local, o aluno estará reprovado na disciplina PIM e deverá observar as diretrizes institucionais para realização posterior em Regime de Dependência (DP).
7 DÚVIDAS/ORIENTAÇÕES
Para o melhor desenvolvimento do PIM, é fundamental o aluno buscar orientação com os professores, tanto das disciplinas presenciais como nos encontros (plantões) das disciplinas AVA. Este cuidado garante um entendimento mais amplo dos critérios e etapas do trabalho. Aproveite esses momentos para esclarecer questionamentos, aprimorar sua abordagem e alinhar sua pesquisa com as expectativas acadêmicas.
Bons estudos!
Cursos Superiores de Tecnologia – Eixo Gestão e Negócios – UNIP
ANEXO 1: MODELO
A seguir, é apresentada estrutura básica para a elaboração do relatório o PIM, conforme as normas e as orientações indicadas neste Manual.
Observe que, em cada uma das páginas, há balões com explicações detalhadas de como proceder na formatação do relatório. O padrão de fonte utilizado no exemplo é Times New Roman, porém, conforme as normas da ABNT, fornecidas pela instituição, o aluno pode também fazer uso da fonte Arial.
As indicações de bibliografias nas Referências são exemplos de como proceder na elaboração dessa parte do relatório e não devem ser copiadas. Naturalmente, o preenchimento desse item deverá atender àquelas obras pesquisadas pelo aluno em seu processo de pesquisa.
UNIVERSIDADE PAULISTA | CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA | PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
página 20
Nome da instituição e curso,fonte tamanho 12, maiúsculas,
centralizadas, sem negrito e espaçamento.
UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
NOME DO CURSO
Título do relatório com fonte tamanho 16, maiúsculas, com negrito, centralizadas e
espaçamento simples.
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
Nome da Organização Pesquisada
Subtítulo do relatório com fonte tamanho 14, minúsculas, com
negrito, centralizadas e espaçamento simples.
Identificação dos autores, com fonte tamanho 12, minúsculas, sem negrito, alinhamento à
direita e espaçamento simples.
Nome do Aluno 1 – RA 1234567 Nome do Aluno 2 – RA 1234567 Nome do Aluno 3 – RA 1234567 Nome do Aluno 4 – RA 1234567 Nome do Aluno 5 – RA 1234567 Nome do Aluno 6 – RA 1234567
Local e ano, com fonte tamanho 12, minúsculas, sem negrito, centralizadas e espaçamento
simples.
Cidade – Estado Ano
O termo Sumário em letras tamanho 12, maiúsculas, centralizadas, em negrito e espaçamento simples.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	XX
2 DESENVOLVIMENTO	XX
3 DISCUSSÃO	XX
4 CONCLUSÃO	XX
REFERÊNCIAS	XX
ANEXOS	XX
Todos os itens (capítulos, seções e partes do relatório) devem obedecer a mesma ordem e grafia que
aparecem no relatório, com fonte tamanho 12 e espaçamento 1,5.
1 INTRODUÇÃO
A paginação é inserida no	2
canto superior direito, fonte tamanho 10, em algarismos arábicos.
Recuo de parágrafo 1,25 cm.
Lorem ipsum odor amet, consectetuer adipiscing elit. Habitasse sem lectus sagittis aliquam eu conubia augue. Fusce turpis in et ex lobortis. Nibh ante tincidunt eu leo euismod vulputate. Blandit senectus vivamus etiam feugiat iaculis erat est aenean. Inceptos ligula erat sollicitudin scelerisque placerat vehicula fames placerat.
Nunc ut molestie id magnis hendrerit augue hac donec nam. Fermentum dapibus hac vehicula lectus turpis ligula magna. Risus ex iaculis curae quisque mi dis mattis. Euismod orci et ante egestas parturient. Auctor litora elit sapien viverra tortor condimentum vehicula massa. Gravida maximus egestas in tellus pellentesque volutpat fames fringilla. Varius hac nunc vel elit porttitor maximus conubia porttitor. Mi auctor eros maecenas litora ad quisque potenti tincidunt. Gravida nibh magna gravida leo vestibulum vel.
Taciti habitant primis luctus ante euismod ultricies nisl. Vestibulum dictum placerat in; habitasse finibus varius class. Habitasse dis class mus, ipsum risus ac. Ligula semper lectus ut lectus ornare malesuada sit pharetra. Suspendisse vulputate justo conubia gravida nam cras aliquam sem. Mattis ligula nascetur auctor taciti himenaeos natoque nascetur ut. Taciti aenean consectetur inceptos senectus nascetur pharetra vel parturient. Morbi a primis eget fringilla varius viverra nec ligula dignissim.
Nunc ut molestie id magnis hendrerit augue hac donec nam. Fermentum dapibus hac vehicula lectus turpis ligula magna. Risus ex iaculis curae quisque mi dis mattis. Euismod orci et ante egestas parturient. Auctor litora elit sapien viverra tortor condimentum vehicula massa. Gravida maximus egestas in tellus pellentesque volutpat fames fringilla. Varius hac nunc vel elit porttitor maximus conubia porttitor. Mi auctor eros maecenas litora ad quisque potenti tincidunt. Gravida nibh magna gravida leo vestibulum vel.
2 DESENVOLVIMENTO
As principais divisões do relatório (seções primárias) devem
iniciar em folha3
distinta, alinhadas à margem esquerda.
Lorem ipsum odor amet, consectetuer adipiscing elit. Habitasse sem lectus sagittis aliquam eu conubia augue. Fusce turpis in et ex lobortis. Nibh ante tincidunt eu leo euismod vulputate. Blandit senectus vivamus etiam feugiat iaculis erat est aenean. Inceptosligula erat sollicitudin scelerisque placerat vehicula fames placerat.
Taciti habitant primis luctus ante euismod ultricies nisl. Vestibulum dictum placerat in; habitasse finibus varius class. Habitasse dis class mus, ipsum risus ac. Ligula semper lectus ut lectus ornare malesuada sit pharetra. Suspendisse vulputate justo conubia gravida nam cras aliquam sem. Mattis ligula nascetur auctor taciti himenaeos natoque nascetur ut. Taciti aenean consectetur inceptos senectus nascetur pharetra vel parturient. Morbi a primis eget fringilla varius viverra nec ligula dignissim.
Nunc ut molestie id magnis hendrerit augue hac donec nam. Fermentum dapibus hac vehicula lectus turpis ligula magna. Risus ex iaculis curae quisque mi dis mattis. Euismod orci et ante egestas parturient. Auctor litora elit sapien viverra tortor condimentum vehicula massa. Gravida maximus egestas in tellus pellentesque volutpat fames fringilla. Varius hac nunc vel elit porttitor maximus conubia porttitor. Mi auctor eros maecenas litora ad quisque potenti tincidunt. Gravida nibh magna gravida leo vestibulum vel.
Taciti habitant primis luctus ante euismod ultricies nisl. Vestibulum dictum placerat in; habitasse finibus varius class. Habitasse dis class mus, ipsum risus ac. Ligula semper lectus ut lectus ornare malesuada sit pharetra. Suspendisse vulputate justo conubia gravida nam cras aliquam sem. Mattis ligula nascetur auctor taciti himenaeos natoque nascetur ut. Taciti aenean consectetur inceptos senectus nascetur pharetra vel parturient. Morbi a primis eget fringilla varius viverra nec ligula dignissim.
4
3 DISCUSSÃO
Lorem ipsum odor amet, consectetuer adipiscing elit. Habitasse sem lectus sagittis aliquam eu conubia augue. Fusce turpis in et ex lobortis. Nibh ante tincidunt eu leo euismod vulputate. Blandit senectus vivamus etiam feugiat iaculis erat est aenean. Inceptos ligula erat sollicitudin scelerisque placerat vehicula fames placerat.
Taciti habitant primis luctus ante euismod ultricies nisl. Vestibulum dictum placerat in; habitasse finibus varius class. Habitasse dis class mus, ipsum risus ac. Ligula semper lectus ut lectus ornare malesuada sit pharetra. Suspendisse vulputate justo conubia gravida nam cras aliquam sem. Mattis ligula nascetur auctor taciti himenaeos natoque nascetur ut. Taciti aenean consectetur inceptos senectus nascetur pharetra vel parturient. Morbi a primis eget fringilla varius viverra nec ligula dignissim.
Nunc ut molestie id magnis hendrerit augue hac donec nam. Fermentum dapibus hac vehicula lectus turpis ligula magna. Risus ex iaculis curae quisque mi dis mattis. Euismod orci et ante egestas parturient. Auctor litora elit sapien viverra tortor condimentum vehicula massa. Gravida maximus egestas in tellus pellentesque volutpat fames fringilla. Varius hac nunc vel elit porttitor maximus conubia porttitor. Mi auctor eros maecenas litora ad quisque potenti tincidunt. Gravida nibh magna gravida leo vestibulum vel.
Taciti habitant primis luctus ante euismod ultricies nisl. Vestibulum dictum placerat in; habitasse finibus varius class. Habitasse dis class mus, ipsum risus ac. Ligula semper lectus ut lectus ornare malesuada sit pharetra. Suspendisse vulputate justo conubia gravida nam cras aliquam sem. Mattis ligula nascetur auctor taciti himenaeos natoque nascetur ut. Taciti aenean consectetur inceptos senectus nascetur pharetra vel parturient. Morbi a primis eget fringilla varius viverra nec ligula dignissim.
5
4 CONCLUSÃO
Lorem ipsum odor amet, consectetuer adipiscing elit. Habitasse sem lectus sagittis aliquam eu conubia augue. Fusce turpis in et ex lobortis. Nibh ante tincidunt eu leo euismod vulputate. Blandit senectus vivamus etiam feugiat iaculis erat est aenean. Inceptos ligula erat sollicitudin scelerisque placerat vehicula fames placerat.
Taciti habitant primis luctus ante euismod ultricies nisl. Vestibulum dictum placerat in; habitasse finibus varius class. Habitasse dis class mus, ipsum risus ac. Ligula semper lectus ut lectus ornare malesuada sit pharetra. Suspendisse vulputate justo conubia gravida nam cras aliquam sem. Mattis ligula nascetur auctor taciti himenaeos natoque nascetur ut. Taciti aenean consectetur inceptos senectus nascetur pharetra vel parturient. Morbi a primis eget fringilla varius viverra nec ligula dignissim.
Nunc ut molestie id magnis hendrerit augue hac donec nam. Fermentum dapibus hac vehicula lectus turpis ligula magna. Risus ex iaculis curae quisque mi dis mattis. Euismod orci et ante egestas parturient. Auctor litora elit sapien viverra tortor condimentum vehicula massa. Gravida maximus egestas in tellus pellentesque volutpat fames fringilla. Varius hac nunc vel elit porttitor maximus conubia porttitor. Mi auctor eros maecenas litora ad quisque potenti tincidunt. Gravida nibh magna gravida leo vestibulum vel.
Taciti habitant primis luctus ante euismod ultricies nisl. Vestibulum dictum placerat in; habitasse finibus varius class. Habitasse dis class mus, ipsum risus ac. Ligula semper lectus ut lectus ornare malesuada sit pharetra. Suspendisse vulputate justo conubia gravida nam cras aliquam sem. Mattis ligula nascetur auctor taciti himenaeos natoque nascetur ut. Taciti aenean consectetur inceptos senectus nascetur pharetra vel parturient. Morbi a primis eget fringilla varius viverra nec ligula dignissim.
O termo Referências em fonte tamanho 12, maiúsculas, centralizadas, em negrito e6
espaçamento simples.
REFERÊNCIAS
Todas as referências (artigos, documentos, livros) que constarem aqui deverão estar no desenvolvimento do relatório, em forma de citação. No corpo do texto autoral, todas as citações deverão estar referenciadas, conforme disposto no Anexo 2 deste manual. A lista de referências deve ter dados completos (autor, título da obra, edição, local e ano de publicação), estar em ordem alfabética, conforme as normas da ABNT.
A seguir, examine os exemplos de como montar as referências de livros utilizados; para informações complementares, consulte o Guia de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos da Biblioteca da UNIP, no endereço eletrônico:
https://www.unip.br/servicos/biblioteca/guia.aspx
A Figura 1 serve para ilustrar cada um dos elementos que compõem a estrutura básica de uma referência de livro:
Figura 1 – Estrutura básica de uma Referência
FONTE: Elaborado pelos autores.
Em seguida, observe como estes elementos ficaram dispostos, ao montar a referência: CASTRO, C. Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais. 1.
ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
7
Alguns outros casos devem ser observados, conforme o número de autores:
Exemplo (a), quando houver apenas UM autor:
SOBRENOME, Nome abreviado. Título do livro: subtítulo (se houver). Número da edição. Local: Editora, Ano.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Exemplo (b), quando houver ATÉ TRÊS autores:
SOBRENOME 1, Nome abreviado; SOBRENOME 2, Nome abreviado; SOBRENOME 3, Nome abreviado. Título do livro: subtítulo (se houver). Número da edição. Local: Editora, Ano.
FISCHER, A.; DUTRA, J.; AMORIM, W. Gestão de pessoas: práticas modernas e transformação nas organizações. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Exemplo (c), quando houver MAIS DE TRÊS autores:
Quando houver 4 (quatro) ou mais autores, convém indicar todos nas referências, mas é permitido incluir apenas o primeiro e usar a expressão et al. (em itálico).
PAIM, R.; CARDOSO, V.; CAULLIRAUX, H.; CLEMENTE, R. Gestão de
processos: pensar, agir e aprender. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. ou
PAIM, R. et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
ATENÇÃO!
O formato da referência sugerido pelo Google Acadêmico deve ser checado, de preferência no guia de normalização da instituição.
Também é possível formatar as referências, por meio da plataforma More, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), caso deseje padronizar pela ABNT: http://www.more.ufsc.br Para consultar revistas de todasas áreas do conhecimento, acesse uma das mais importantes bibliotecas virtuais brasileiras: https://scielo.org/
ANEXO 2: COMO FAZER CITAÇÕES
A citação é a menção no texto científico, extraída de outra fonte autoral, para esclarecer, ilustrar ou sustentar assunto apresentado e pode ocorrer no texto ou, eventualmente, em notas de rodapé. Nas citações, as chamadas são feitas, usualmente, pelo sobrenome do autor e a data de publicação original. Para compreender em detalhes o processo de elaboração de uma citação é preciso compreender primeiramente os tipos de citação existentes: direta e indireta.
A citação DIRETA corresponde à transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Enquanto a citação INDIRETA equivale a um texto baseado na obra do autor consultado, ou seja, o aluno pode escrever, com suas próprias palavras, um texto que denote as ideias do autor utilizado como fonte de pesquisa.
Na página a seguir, são apresentados alguns exemplos para a compreensão do uso desse tipo de recurso:
· Exemplo de citação direta com até três linhas;
· Exemplo de citação direta com mais de três linhas;
· Exemplo de citação indireta com autor no corpo do texto; e
· Exemplo de citação indireta com autor no final do texto.
Exemplo (a), citação DIRETA COM ATÉ TRÊS LINHAS:
Neste tipo de citação, o aluno deve ter o cuidado em especificar no texto o autor, a data e a(s) página(s) da fonte consultada:
Castro (2015, p. 14) ao destacar a importância da técnica para o alcance da excelência, exemplifica: “José Saramago, prêmio Nobel de literatura, diz que as palavras são as ferramentas do escritor. Portanto, ele precisa ter total domínio sobre elas”.
Exemplo (b), citação DIRETA COM MAIS DE TRÊS LINHAS:
Neste caso, a citação deve ser destacada, com recuo do parágrafo de 4 cm da margem esquerda, com letra em fonte tamanho menor do texto padrão (usualmente 10), espaçamento simples e sem a utilização das aspas:
Outro grande benefício do esquecimento nada tem a ver com a propriedade ativa da filtragem. O esquecimento normal – aquele declínio passivo, que tantas vezes lamentamos – também é útil para o aprendizado subsequente. (...) Sem um pouco de esquecimento, não se permite a construção do aprendizado, como um músculo exercitado. (CAREY, 2015, p. 22)4 cm
Exemplo (c), citação INDIRETA COM AUTOR NO CORPO DO TEXTO:
Ao fazer uso deste tipo de citação, o aluno deve estar atento à indicação do autor, que deve ser em caixa baixa (letras minúsculas – apenas a primeira letra do nome maiúscula) e acompanhada da data de publicação da obra, entre parênteses:
Parry (1996), no entanto, questiona se as competências devem ou não incluir traços de personalidade, valores e estilos, apontando que alguns estudos fazem a distinção entre soft competencies (...) e hard competencies.
Exemplo (d), citação INDIRETA COM AUTOR AO FINAL DO TEXTO:
Apesar de ser uma diferença sutil, é importante observar a disposição do nome do autor neste tipo de citação, que segue ao final do texto, totalmente entre parênteses, em caixa alta – letras maiúsculas – acompanhadas pelo ano de publicação da obra utilizada:
O primeiro objetivo dos contadores, ao desenvolverem um sistema de custeio, é a mensuração monetária dos estoques e do resultado, e não a utilização das informações providas pelo sistema como instrumento de apoio gerencial (MARTINS, 1998).
image4.png
image5.png
image6.png
image7.jpeg
image8.jpeg
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina