Buscar

1 - Propriedades gerais da resposta imune

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROPRIEDADES GERAIS DA RESPOSTA IMUNE
Cite as principais células envolvidas na resposta imune inata e adquirida
As principais células do sistema imunológico natural são as células fagocitárias (neutrófilos, macrófagos), células NK, eosinófilos e células dendríticas.  Os receptores dessas células são padrões de reconhecimento (PRRs), que reconhecem padrões moleculares gerais encontrados nos patógenos (padrões moleculares associados a patógenos PAMPS). 
Neutrófilos – Células polimorfonucleares (PMNs) são recrutadas ao local da infecção onde fagocitam organismos invasores e os mata intracelularmente. Além disso, PMNs contribuem para lesões colaterais no tecido que ocorrem durante a inflamação.
Macrófagos – Macrófagos tissulares e monócitos recentemente recrutados que se diferenciam em macrófagos, também funcionam na fagocitose e na morte intracelular de microrganismos. Além disso, macrófagos contribuem para o reparo de tecidos e agem como células apresentadoras de antígenos, que são requeridas para a indução de respostas imunes específicas.
Células assassinas naturais (NK) podem matar células tumorais infectadas por vírus de maneira não específica. Essas células não são parte da resposta inflamatória, mas são importantes na imunidade não específica a infecções virais e na prevenção de tumores.
Eosinófilos – têm proteínas em grânulos que são eficientes na destruição de certos parasitas.
Em relação às células do sistema imune adquirido, os linfócitos B e T são os principais. Após exposição ao antígeno, células B diferenciam em plasmócitos cuja função primária é a produção de anticorpos. Similarmente, células T podem se diferenciar em células T citotóxicas (Tc) ou células auxiliares (Th).
Quais as principais características da resposta inata e adquirida?
INATA (resposta imediata e independente de antígeno) – Especificidade (para estruturas compartilhadas por grupo de micróbios relacionados); Diversidade (Limitada, codificada pela linhagem germinal); Memória (não possui memória imunológica) e toleram a si próprio.
ADQUIRIDA – Especificidade (garante que antígenos distintos desencadeiem respostas específicas); Diversidade (capacita o sistema imunológico a responder a uma grande variedade de antígenos); Memória (exposição ao antígeno resulta em memória imunológica); Expansão Clonal (aumento do número de linfócitos para que se mantenham atualizados com os micróbios); Especialização (gera respostas ideais para defesa contra diferentes tipos de micróbios); Contração e Homeostasia (permite ao sistema imunológico responder a novos antígenos encontrados) e possuem tolerância a antígenos próprios.
Cite as funções do sistema complemento;
O sistema complemento é um conjunto de proteínas plasmáticas que podem ser ativadas através de uma reação em cascata, isto é, cada componente ativado é capaz de ativar o outro componente do sistema complemento. Suas funções são: a geração de fragmentos que promovem a quimiotaxia das células inflamatórias, aumento da fagocitose por neutrófilos e macrófagos, participação na ativação de células B e T, remoção de imunocomplexos circulantes e células apoptóticas e opsonização. 
Qual a influencia da imunidade inata sobre a adquirida?
A imunidade inata e a imunidade adquirida não são independentes uma da outra. Cada sistema atua em relação ao outro e o influencia, seja diretamente ou através da indução de citocinas (mensageiros). Raramente um estímulo desencadeia uma resposta isolada. Ao contrário, ocorrem várias respostas, algumas das quais podem atuar em conjunto ou, ocasionamente, podem conflitar entre si. De todos os modos, todas as respostas dependem dos três princípios básicos: reconhecimento, mobilização e ataque. A resposta imune primária estimula a resposta imune adaptativa e pode influenciar sua natureza tornando-a mais efetiva contra diferentes tipos de micróbios.
Os macrófagos ativados pelos microrganismos e pelo IFN-y produzem co-estimuladores, que acentuam a ativação da célula T, e IL-2, a qual estimula a produção de IFN-y pelas células T e o desenvolvimento de células T efetoras produtoras de IFN-y. Os fragmentos de complemento gerados pela via alternativa fornecem o segundo sinal para a ativação da célula B e a produção de anticorpos. 
Cite três diferenças entre as respostas imunes adquiridas humorais e celulares.
A imunidade adquirida humoral é mediada pelas moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas, chamadas de anticorpos, que são produzidas pelos linfócitos B. Agem contra microrganismos extracelulares e suas toxinas. Os próprios anticorpos são especializados.
A imunidade celular é mediada pelos linfócitos T. Não podem ser transmitidas pelo plasma ou soro. Agem contra microrganismos intracelulares, como vírus e bactérias. 
Referências
ABBAS, Abul K. ; LICHTMAN, Andrew H., PILLAI, Shiv. Imunologia Celular e Molecular. 7ª. Ed., 2012. Rio de Janeiro. Editora Elsevier
http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/cap1.pdf. Acesso em 30 de Julho de 2013.

Continue navegando