Buscar

Lista de Exercícios 01

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Exatas e Informática — Departamento de Engenharia de Software
Curso de Sistemas de Informação
Disciplina: Programação Orientada por Objetos
Prof: Saulo Augusto de Paula Pinto – saulo@pucminas.br
1o Semestre de 2016
LISTAS DE EXERCÍCIOS 1
Data de devolução: 03/03/2016					 Valor: 3 pontos
(C#) Escreva um algoritmo que desloque os elementos das linhas (todas elas) de uma matriz irregular de números inteiros positivos uma posição para a direita de modo que os elementos que “saem” pela direita “entrem” à esquerda de cada linha.
(C#) Escreva um algoritmo que desloque os elementos das linhas (todas elas) de uma matriz irregular de números inteiros positivos, p posições para a direita de modo que os elementos que “saem” pela direita “entrem” à esquerda de cada linha.
(C#) Modifique o exercício anterior para que o elemento que sair pela direita de uma linha, entre à esquerda na linha imediatamente abaixo. O elemento que sair pela direita na última linha deve entrar à esquerda na primeira linha. É uma matriz circular! Veja um exemplo:
	Depois do deslocamento:
(C#) Faça o mesmo que o anterior, mas desloque para a esquerda.
(C#) Faça o mesmo que no exercício 1, mas desloque os elementos que estão em uma mesma coluna para baixo. Considere que todas as linhas têm tamanho igual a L.
(C#) Faça o mesmo que no exercício 2, mas desloque os elementos que estão em uma mesma coluna para baixo. Considere que todas as linhas têm tamanho igual a L.
(C#) Faça o mesmo que no exercício 3, mas desloque os elementos que estão em uma mesma coluna para baixo de modo que o elemento que sair embaixo entre na primeira posição da coluna imediatamente à sua direita. O elemento que sair embaixo na última coluna deve entrar em cima na primeira coluna. Considere que todas as linhas têm tamanho igual a L.
(C#) A seguinte figura representa uma imagem de baixa resolução que pode ser armazenada em um computador. Cada posição (“quadradinho”) é chamada de um pixel. Então, na figura abaixo existem M x N pixels (M e N são constantes inteiras). Suponhamos que cada pixel seja caracterizado por algumas informações tais como sua cor e um rótulo indicando a qual região da imagem ele pertence (um valor entre 0 e 65535).
Suponha que cada pixel da imagem abaixo armazene apenas dois valores: 0 ou 1. Declare uma matriz que represente uma imagem como a da figura abaixo. Não é para representar a figura abaixo, mas capaz de representá-la.
Suponha que cada pixel da imagem abaixo armazene apenas dois valores: 0 ou 1. Declare um vetor que represente uma imagem como a da figura abaixo. Não é para representar a figura abaixo, mas capaz de representá-la.
Suponha, agora, que cada pixel da imagem abaixo armazene apenas um de dois valores: 0 ou 1 (como na letra a, acima). Zero representa “cor” preta (entre aspas, pois preto não é uma cor) e um representa cor branca. Escreva uma função ou procedimento (o que for mais adequado) que receba uma imagem e a “inverta”, ou seja, onde for branco vira preto e onde for preto vira branco. Declare o(s) parâmetro(s) da maneira mais adequada.
Implemente todos os métodos vistos em sala para determinar as raízes de uma equação do segundo grau e para fazer a união de conjuntos.
Escreva classes sem funcionalidade nos métodos, claro, para representar os objetos conceituais e não conceituais no seguinte problema já comentado em sala. Escreva apenas a assinatura dos métodos que julgar principais em cada classe.
Uma empresa possui tanto lojas físicas de comércio de produtos eletrônicos em várias cidades do Brasil quanto uma loja virtual de comércio eletrônico. Os sistemas de estoque das várias lojas físicas e da loja virtual são interligados de modo que mercadorias adquiridas via Internet podem ser retiradas nas lojas físicas se o cliente assim preferir, sem custo de entrega. Nesse caso, ele deve escolher em qual loja vai retirar. Logicamente, ele pode preferir entrega via SEDEX, com pagamento de determinada taxa. Suponha que exista um número de produtos em comercialização, cada qual com certa quantidade para vendas virtuais e para vendas “físicas”. Suponha que possa existir alguns produtos em uma loja, mas não em outras, inclusive na virtual.

Continue navegando