Buscar

AP3 2011 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2º sem/2011
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Tutor a Distância: Fabiana Lopes da Silva 
Data para entrega: __/__/2011
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): A proposta do MDL (descrita no Artigo 12 do Protocolo de Kyoto) consiste no fato de que, cada tonelada de CO2 equivalente (tCO2e) que deixar de ser emitida ou for retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento poderá ser negociada nos mercados financeiros mundiais, criando assim um novo atrativo para a redução das emissões globais dos gases de efeito estufa (GEE). Explique o que vem a ser a Tonelada de CO2 equivalente. 
 
Resposta: A tonelada de CO2 equivalente (tCO2e): Medida métrica utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa com base no potencial de aquecimento global de cada um. O dióxido de carbono equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de GEE por seu potencial de aquecimento global. (aula 13) 
.
Questão 2 (2,0 pontos): O Protocolo de Kyoto determinou que os países do Anexo I (países desenvolvidos com metas de redução de emissões) deveriam fixar suas metas para redução de gases de efeito estufa junto aos principais agentes emissores dentro de seus territórios, de acordo com a meta que lhes foi atribuída pelo Protocolo e que, posteriormente, seria distribuída pelo governo local por meio de seu plano nacional de alocação de emissões. Explique o que podem fazer as empresas que não conseguirem ou não desejarem diminuir as suas emissões e diga qual o papel que os países em desenvolvimento assumem nesta questão?
	
Resposta: Com a introdução do MDL, as empresas que não conseguirem (ou não desejarem) diminuir suas emissões poderão comprar Reduções Certificadas de Emissões (RCE) em países em desenvolvimento (que tenham gerado projetos redutores de emissão de GEE) e usar esses certificados para cumprir suas obrigações, ainda que o uso desse mecanismo esteja limitado a uma parcela de seus compromissos de redução de emissões. 	Os países em desenvolvimento, por sua vez, devem utilizar o MDL para promover seu desenvolvimento sustentável, além de se beneficiarem do ingresso de divisas por conta das vendas de RCE para os países desenvolvidos. (aula 13) 
Questão 3 (2,0 pontos): Antes da adoção da Convenção da ONU sobre mudança do clima, já havia a idéia de promover a cooperação entre os países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento, de tal maneira a incentivar estes últimos a buscarem um crescimento mais eficiente e menos intensivos em termos de emissões de GEE. Essa cooperação incorpora a noção de “salto tecnológico” no desenvolvimento dos países. Explique o que vem a ser este “salto tecnológico”:
	
Resposta: Isto significa que os países em desenvolvimento deveriam se desenvolver sem praticarem os mesmos erros cometidos pelos países desenvolvidos em relação ao meio ambiente, durante o seu processo de desenvolvimento. Para tanto, seria feita uma transferência de recursos e de tecnologia no sentido Norte-Sul, com o objetivo de induzir nos países do Sul um desenvolvimento menos intensivo do ponto de vista das emissões de GEE e com maior eficiência energética. Além disso, o mérito da redução de emissões verificada seria dos países responsáveis pela transferência dos recursos e da tecnologia. (aula 13)
 
Questão 4 (2,0 pontos): Preliminarmente, antes do início da elaboração de um projeto de MDL, de acordo com as regras estabelecidas nas Conferências das Partes (COPs), diga o que proponente deve observar e explique o que vem a ser a adicionalidade e a linha de base em um projeto de MDL.
Resposta: Preliminarmente, antes do início da elaboração de um projeto de MDL, o proponente deve observar que, de acordo com as regras estabelecidas nas Conferências das Partes (COPs)a participação em um projeto de MDL deve ser de caráter voluntário, ou seja, não são aceitos projetos induzidos ou desenvolvidos em razão de legislação governamental que desqualifique a natureza espontânea do empreendimento.
	Na fase de configuração do projeto, é necessário que o proponente, ou seja, a entidade ou organização que vai desenvolver o projeto, estabeleça a adicionalidade e a linha de base do projeto. Com relação à adicionalidade, as atividades de um projeto de MDL serão consideradas adicionais se as emissões antrópicas de CO2e forem menores do que as que normalmente ocorreriam na ausência do projeto de MDL e/ou se a remoção de CO2e da atmosfera for superior àquela que ocorreria na ausência do projeto de MDL. Por sua vez, a linha de base de um projeto de MDL constitui o cenário representativo das emissões ou remoções antrópicas de CO2e que ocorreriam naturalmente na ausência do projeto. (aula 13)
Questão 5 (2,0 pontos): Explique no que estão baseados os certificados negociáveis de emissões e por que existe um mercado potencial para estes instrumentos:
Resposta: Esses sistemas estão baseados na idéia de que os emissores com maiores custos de abatimento devem preferir comprar algum tipo de permissão de emissão, do que propriamente realizar o abatimento das emissões. Da mesma forma, os emissores de GEE que têm menores custos de abatimento de suas emissões devem preferir realizá-las ao invés de comprar algum tipo de permissão de emissão.
Considerando que os custos de abatimento de emissões de GEE não são uniformes, existe um mercado potencial no qual os emissores com altos custos de redução de emissões tendem a comprar permissões e aqueles com baixos custos tendem a vender. Caso um mercado seja estabelecido, os custos totais para se atingir um determinado nível de emissão em conjunto seria menor, porque uma parcela maior do abatimento das emissões estará sendo feita por agentes mais eficientes, que tem menores custos para reduzir suas emissões de GEE. (aula 14)

Outros materiais

Outros materiais