Buscar

AMBIENTE EMPRESARIAL2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina   Interdisciplinar.
Neste breve trabalho estarei falando um pouco sobre as rotinas trabalhistas,   o processo de contabilização nas empresas e a análise mercadológica.
ROTINAS TRABALHISTAS
Para elaboração de uma folha de pagamento é necessários alguns conhecimentos básicos que devemos seguir, vamos falar um pouco sobre alguns deles.
Salário e remuneração
Salário é a contraprestação de serviço devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência de contrato de trabalho. Remuneração é a soma do salário estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho, como as comissões e gratificações.
Contribuição Sindical
Os artigos 578 e 579 da CLT prevêem que as contribuições devidas aos sindicatos, pelos que que participam das categorias econômicas ou profissionais ou dos profissionais liberais representados pelas referidas entidades, será recolhida de uma só vez, anualmente,
os empregadores são obrigados a descontar da folha de pagamento de seus empregados no mês de março de cada ano, e fazer o pagamento da referida guia no mês de abril.
INSS
Mensalmente devemos descontar dos empregados sua contribuição previdenciária, calculada mediante a tabela determinada pela previdência social, segue tabela vigente a partir de 01/07/2011:
Até 1.107,52 8%
De 1.107,53 até 1.845,87 9%
De 1.845,88 até 3.691,74 11%
IRRF
O desconto do IRRF é feito mensalmente de acordo com tabela específica para repasse à Receita Federal, e recolhido através da guia DARF.
Horas extras
De acordo com C.F. no art. 7º Inc XVI, diz que a jornada de trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares que deverão ser remuneradas com acrescimo mínimo de 50% sobre a hora normal nos dias úteis e acréscimo mínimo de 100% nos domingos e feriados.
Pamento e desconto de RSR
O artigo 67 da CLT diz que todo empregado tem direito a um dia de descanso semanal que deverá ser preferencialmente   aos domingos. O empregado que faltar sem justificativa perderá o salário correspondente ao dia e ao descanso semanal.
INSS parte da empresa
A contribuição por parte da empresa ao INSS é de 20% sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviço, e pode ter acrécimo de 1%,2% ou 3% para as empresas cuja atividade apresentem riscos ao trabalhador.
FGTS
É uma conta vinculada aberta pela empresa em nome do empregado, obrigatoriamente
na Caixa Economica Federal, onde todo mês a empresa deve depositar o valor relativo a 8% da remuneração recebida pelo empregado, o prazo para recolhimento do FGTS é dia 07 do mês seguinte da folha de pagamento.
DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A LIDERANÇA
Cada indivíduo tem algo que o motiva, que o faz movimentar em busca de algo, dentro das organizações cada pessoa tem um trabalho a ser feito, e neste os objetivos individuais e da organização devem estar alinhados, este alinhamento permite maior desempenho individual. Todos nós individualmente precisamos de outras pessoas para sobrevivermos, e a assim como individualmente precisamos uns dos outros, na empresa não é diferente. Embora possuam semenlhanças na definição, equipes e grupos diferem com relação à sua estrutura e produzem efeitos distintos nas organizações.
Liderança é um fenomeno grupal, assim como nos outros comportamentos, ela não depende somente do indivíduo. Seu desempenho varia conforme a personalidade do grupo e de seu contexto. Existem diversos estilos de liderança e diversas maneiras de qualificar aqueles que são líderes dos liderados. Para as empresas o líder exerce papel fundamental, pois é ele quem influencia os outros a atingir metas e a cumprir tarefas, quanto mais bem sucedida a realização de metas importantes, mais evidente sera a liderança.
PROCESSO CONTÁBIL
Para a realização da escrituração contábil temos que ter o conhecimento de alguns conceitos deste processo, vejamos:
Livro diário: é obrigatório pela legislação, sendo indispensável sua utilização
nas empresas, é um livro de ordem cronológica, os fatos são registrados diariamente seguindo a ordem que ocorrem;
Livro razão: é o detalhamento por conta dos lançamentos realizados no diário, está dispensado de registro ou autenticação, os registros de cada conta também são feitos em ordem cronológica;
Balancete de verificação: é uma etapa anterior ao balanço patrimonial, é onde se verifica se houve algum lançamento que ficou com o débito diferente do crédito, deve ser levantado no mínimo uma vez por mês.
JUROS COMPOSTOS
Taxa de juros nominal, é a taxa de juros contratada em uma operação, ou seja o valor expresso no contrato ou título, mas nem sempre é a taxa efetivamente cobrada.
Taxa de juros efetiva, é a taxa de juros real aplicada sobre o valor do título, no período considerado, produzinho o montante igual ao valor nominal do título.
Taxa de juros proporcionais são de um mesmo conceito, ou seja, são taxas que geram o mesmo resultado financeiro se aplicadas no mesmo montante durante o mesmo período de tempo. A diferença entre os dois conceitos consiste no modelo de juros utilizado para calculo onde, taxas proporcionais são calculadas no modelo de juros simples e taxas equivalentes são calculadas no modelo de juros compostos.
ANÁLISE DE MERCADO
A análise de mercado é a primeira etapa do planejamento para abertura de uma empresa, possibilita ao empreendedor a avaliação de seus potenciais consumidores em determinada zona ou região econômica.
Conforne Vasconcellos e Garcia (2000), a demanda ou procura pode ser definida
como a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adiquirir em determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, tais como o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. A lei geral da demanda nos indica que há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem.
Um dos grandes problemas da economia é trabalhar com recursos escassos, e sabemos que os recursos naturais estão a cada dia mais escassos e devemos ter muito cuidado com a forma de utilização destes recursos.
A intereção entre oferta e procura que vai resultar na determinação do preço, se apresenta sob diferentes estruturas de mercado. As várias estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: o grau de concentração de vendedores e compradores; o grau de diferenciação do produto; e o grau de dificuldade ou barreiras a entradas de novas firmas.
Conclusão
Este trabalho contribui ainda mais para enriquecer o aprendizado do semestre, e para fixar alguns conteúdos que são muito importantes e que farão parte da nossa vida acadêmica e profissional.

Outros materiais