Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

6
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ODONTOLOGIA
Sanzio Arthur Nunes Coelho
Vinicios Santos de Morais
Relatório de Aulas Práticas sobre Neoplasia
DIAMANTINA
2025
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	3
2.	OBJETIVO	3
3.	METODOLOGIA	4
4.	MATERIAIS	4
5.	RESULTADOS E DISCUSSÃO	4
6.	CONCLUSÃO	5
1. INTRODUÇÃO 
	As células por si só possuem características que tendem para a homeostasia completa do corpo, em relação a sua reprodução que é através de mitose (somente as células do sistema reprodutivo do corpo ocorre a meiose). No entanto, falhas podem acontecer nas fases no mecanismo de reprodução, mas é facilmente reparado o erro para que a reprodução ocorra de maneira correta.
Para esse objetivo, as células possuem genes, proteínas e enzimas que realizam o controle das várias etapas do ciclo da mitose celular para que os ver se o progresso da mitose está viável. Nesse caso, se alguma falha for identificada, as células tentam reparar o erro e continuar com a reprodução, mas se o erro identificado for muito grave, a célula irá ativar os mecanismos pró apoptóticos e encerra o processo com morte celular. Caso o sistema de controle falhar e a célula continuar crescendo de forma irregular e de forma independente, as células do sistema imune irá agir para o combate dessas células com intuito de eliminá-las, ou seja, há diversas formas para que as células defeituosas não propaguem e gerem danos ao corpo.
Entretanto, se a célula conseguir escapar todos os mecanismos contra a reprodução da célula defeituosa e ainda não ser reconhecida pelo o próprio sistema imunológico, ela formará uma neoplasia, que são caracterizadas em células com alta taxas de reprodução e metabolismo descontrolado, perdendo sua expressão fenotípica inicial tendendo a estágios menos diferenciados. As neoplasias podem ter caráter benigno ou maligno (câncer), e o que determina isso será a capacidade das células em proliferação de invadir as estruturas adjacentes. Em outras palavras, as neoplasias benignas serão os aglomerados de células proliferativas que possuem determinados espaços bem definidos, sem que suas células escapem e, geralmente, com pouca perda de diferenciação. Já as neoplasias malignas, serão aquelas regiões proliferativas em que o aglomerado de células perde o seu limite e invade os tecidos adjacentes e assumem características de células pouco diferenciadas. As causas das neoplasias podem ser variadas, abrangendo disposições genéticas, ação de agentes tóxicos, agentes físicos, infecções e dentre outros.
2. OBJETIVO
O objetivo do relatório é observar as principais características morfológicas e modificações de cada condição sobre Neoplasias abordados da aula prática. Essa abordagem visa aprofundar o conhecimento sobre os processos de diferenças celulares e contribuir para a identificação diagnóstica e para a compreensão das repercussões clínicas associadas a cada tipo de Neoplasia.
3. METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste relatório baseou-se na análise visual de lâminas histológicas fornecidas pelo professor, realizada por meio da observação direta ao microscópio de luz. Cada lâmina representava um tipo específico de Neoplasia:
· Lâmina 1: Lipoma
· Lâmina 2: Carcinoma epidermoide 
· Lâmina 3: Carcinoma basocelular 
· Lâmina 4: Osteossarcoma 
A observação foi conduzida considerando critérios como a organização tecidual, o tipo celular predominante, com o intuito de correlacionar essas características da neoplasias estudados em aulas teóricas.
4. MATERIAIS
· Lâminas histológicas
· Microscópio de luz
· Roteiro de aula prática 
· Projetor para análise
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
6. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FILHO, Geraldo Brasileiro. Bogliolo - Patologia Geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018
Ana Priscilla Teodoro VIEIRA - Camila Coordeiro e SILVA - Cimara da SILVA - Fabrício de OLIVEIRA - Flaviana Dornela VERLI - Gabriela Reis FERNANDES - Gleyston Barbosa MARTINS - Isabella Ferreira MELLO - João Luiz de MIRANDA - José Augusto Souza CRUZ - Luiz Tadeu Silveira SANTOS FILHO - Mariana Almeida VELOSO - Mariane Rodrigues BERTHO - Mireile São Geraldo dos Santos SOUZA - Nádia Lages LIMA - Poliana Ribeiro BARROSO - Thiago Henrique COSTA. Roteiros de Aulas Práticas da Disciplina de Patologia. Disponível em: https://patologiaufvjm.weebly.com/roteiros-de-aula-praacutetica.html

Mais conteúdos dessa disciplina