Logo Passei Direto
Buscar

Práticas de Conversão de Energia (19060) Avaliação II - Individual

User badge image
Larika

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

[Laboratório virtual – Campo Magnético em um Fio Retilíneo] Ao realizar o experimento do laboratório virtual, foi possível verificar que a agulha magnetizada da bússola repousa sobre um pino central e interage com o campo magnético da Terra. No entanto, outros campos eletromagnéticos também podem afetá-la, fazendo com que o ponteiro aponte para uma direção diferente da verdadeira. Podemos observar esse fenômeno ao posicionar a bússola sobre um condutor e ligar o interruptor durante o experimento. Considere a polaridade inicial da fonte de alimentação.
Com relação à deflexão do ponteiro da bússola ao aplicar a corrente, assinale a alternativa CORRETA:
A Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da bússola mudou de posição, pois o campo magnético do fio teve influência na agulha magnetizada da bússola.
B Com a bússola posicionada longe do condutor, o ponteiro da bússola mudará de posição ao aplicarmos a corrente no circuito.
C Com a bússola posicionada no condutor, o ponteiro da bússola não mudará de posição ao aplicarmos a corrente no circuito.
D Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da bússola mudou de posição, pois o campo elétrico do fio teve influência na agulha magnetizada da bússola.

Um ímã é um objeto ou ligas de minérios com a capacidade de atrair outros materiais através do magnetismo que forma ao seu redor. Com o passar dos anos, muitas evoluções na ciência aconteceram, e as dúvidas aumentaram. Assim como a gravidade e a eletricidade, o magnetismo é um fenômeno da natureza, todo objeto é formado por átomos, nestes átomos temos cargas positivas (prótons) e cargas negativas (elétrons), nos nêutrons a carga é nula. A disposição destes átomos em um material, formam os polos positivos e negativos de um ímã. Todos os ímãs, não importa sua forma, têm duas regiões chamadas polos magnéticos com o magnetismo dentro e ao redor de um circuito magnético produzindo uma cadeia definitiva de padrão organizado e equilibrado de linhas invisíveis de fluxo ao seu redor. Estas linhas de fluxo são coletivamente referidas como o "campo magnético" do ímã.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- As linhas de campo magnético podem ser vistas usando limalha de ferro polvilhadas em uma folha de papel ou usando uma pequena bússola para rastreá-las.
II- A forma desse campo magnético é mais intensa em algumas partes do que outras com a área do ímã que tem o maior magnetismo sendo chamado de polos.
III- Em cada extremidade de um ímã há um polo.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Se o material não é magnético, por exemplo, madeira, para fins de cálculo pode ser considerado como espaço livre, pois eles têm valores muito baixos de permeabilidade. Se, no entanto, o material central for feito de um material ferromagnético como ferro, níquel, cobalto ou qualquer mistura de suas ligas, uma diferença considerável na densidade de fluxo ao redor da bobina será observada.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Materiais ferromagnéticos são aqueles que podem ser magnetizados e geralmente são feitos de ferro magneticamente mole, aço ou várias ligas de níquel.
( ) A introdução de material ferromagnético em um circuito magnético tem o efeito de concentrar o fluxo magnético tornando-o mais denso e aumenta o campo magnético criado pela corrente na bobina.
( ) O problema em usar apenas a permeabilidade de diferentes núcleos de ferro, aço ou liga é que os cálculos envolvidos podem se tornar muito grandes, por isso é mais conveniente definir os materiais por sua permeabilidade relativa.
( ) A constante numérica dada para a permeabilidade de um vácuo é dada como: (mi)-o = 4 × 10^-12 [H/m] com a permeabilidade relativa do espaço livre (um vácuo) geralmente dado um valor de 100.
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C F - F - V - V.
D V - V - V - F.

A Terra também se comporta como um grande ímã, possuindo polos magnéticos bem definidos. O polo norte geográfico da Terra é o sul magnético, e o sul geográfico, o norte magnético. Graças a essas propriedades magnéticas da Terra, podemos orientar-nos através da bússola.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os campos magnéticos são sempre mostrados visualmente como linhas de força que resultam em polos em cada extremidade do material onde as linhas de fluxo são mais densas e concentradas.
II- As linhas que vão compor um campo magnético mostrando a direção e intensidade são chamadas linhas de força ou mais comumente fluxo magnético.
III- O campo magnético é mais fraco perto dos polos do ímã se as linhas de fluxo são mais estreitas.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O efeito da aplicação de uma força magnetizante ao material é alinhar alguns dos domínios para produzir um valor de magnetização diferente de zero. Uma vez que a força magnetizante tenha sido removida, o magnetismo dentro do material permanecerá ou se deteriorará rapidamente, dependendo do tipo de material magnético que está sendo usado.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de permeabilidade.
B Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de permissividade.
C Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de retentividade.
D Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de condutividade.

A Lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo. Essa relação é representada pela regra da mão direita: o polegar da mão direita indica o sentido convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A direção de rotação de um campo magnético é regida pela direção da corrente que flui através do condutor com o campo magnético correspondente produzido, sendo mais forte perto do centro do condutor. ( ) A regra da mão esquerda especifica que se o polegar apontar na direção do fluxo de corrente, os demais dedos indicam o sentido do campo magnético criado. ( ) A regra da mão direita é válida para campos magnéticos criados por correntes em condutores retilíneos. ( ) As correntes que fluem através dos dois condutores paralelos na espira estão em direções opostas à medida que a corrente através do laço sai do lado esquerdo e retorna do lado direito. Isso resulta no campo magnético em torno de cada condutor dentro da espira sendo na mesma direção um para o outro.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - F - F.

Sabemos que se dois condutores adjacentes estão carregando corrente, campos magnéticos são criados de acordo com a direção do fluxo de corrente. A interação resultante dos dois campos é tal que uma força mecânica é experimentada pelos dois condutores. Quando a corrente está fluindo na mesma direção (o mesmo lado da bobina), o campo entre os dois condutores é fraco causando uma força de atração.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando a corrente está fluindo em direções opostas, o campo entre eles se intensifica e os condutores são repelidos.
( ) A intensidade do campo ao redor do condutor é proporcional à distância dele, com o ponto mais forte ao lado do condutor e, progressivamente, ficando mais fraco mais longe do condutor.
( ) No caso de um único condutor reto, a corrente circulante e a distância dele são fatores que regem a intensidade do campo.
( ) A expressão matemática para calcular a força do Campo Magnético (H) de um condutor que é percorrido por uma corrente é H = B/I.
A V - V - V - F.
B V - F - F - V.
C F - V - F - V.
D V - F - V - F.

Um campo magnético é uma região em volta de um ímã onde acontecem as interações magnéticas. Este ímã também pode ser representado por um vetor que é chamado de indução magnética. Quando se trata de física elétrica, cada carga cria em torno de si um campo elétrico, do mesmo modo o ímã cria um campo magnético, porém em um ímã não há um mono polo, desta forma o ímã sempre terá uma carga positiva e outra negativa. É a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, por exemplo: o cobalto e o ferro.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O campo magnético que um eletroímã produz é estendido em uma forma de ímã de barra criando um polo norte e um polo sul, com o fluxo sendo proporcional à quantidade de corrente que flui na bobina.
( ) A quantidade de fluxo disponível em qualquer circuito magnético é diretamente proporcional à corrente que flui através dele e ao número de voltas de fio dentro da bobina.
( ) A força magnetomotriz (f.m.m.) e é definida como: f.m.m. = H × I [Ae].
( ) A força do campo elétrico de um eletroímã é determinada pelos ampère-espiras da bobina, sendo que mais voltas de fio na bobina implica em menor força do campo elétrico.
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D V - F - F - V.

As primeiras observações relativas ao magnetismo foram registradas na Grécia Antiga, em uma cidade denominada Magnésia onde se encontrava um mineral que tinha a capacidade de atrair pequenos objetos de ferro. Esse material passou a ser conhecido como magnetita em virtude do nome do local onde foi encontrado. O nome dessa cidade deu origem também ao termo magnetismo.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A O material magnético, quando não magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão organizado.
B O material magnético, quando magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão aleatório.
C O material magnético, quando não magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão aleatório.
D O material magnético, quando magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão predisposto.

[Laboratório virtual – Lei da Indução de Faraday] Através do experimento do laboratório, foi possível verificar a Lei de Indução de Faraday de uma forma prática. A Lei de Indução de Faraday é um princípio fundamental da física, que estabelece a relação entre o fluxo magnético e a corrente elétrica induzida em uma bobina condutora. Como visto, o multímetro aferiu valores diferentes ao aproximar o ímã rapidamente e lentamente.
Com relação aos valores obtidos ao aproximar o ímã rapidamente e lentamente, assinale a alternativa CORRETA:
A Ao movimentar o ímã rapidamente, o valor de corrente do multímetro deve se manter nulo.
B A corrente induzida da bobina diminui conforme a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário que não haja movimento relativo entre a bobina e o campo magnético.
C A corrente induzida na bobina diminui quando a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. A fim de manter a lei de Faraday verdadeira, é fundamental que a bobina e o campo magnético estejam imóveis, sem qualquer movimento relativo entre eles.
D A corrente induzida na bobina aumenta conforme a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário haver um "movimento relativo" entre a bobina e o campo magnético.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

[Laboratório virtual – Campo Magnético em um Fio Retilíneo] Ao realizar o experimento do laboratório virtual, foi possível verificar que a agulha magnetizada da bússola repousa sobre um pino central e interage com o campo magnético da Terra. No entanto, outros campos eletromagnéticos também podem afetá-la, fazendo com que o ponteiro aponte para uma direção diferente da verdadeira. Podemos observar esse fenômeno ao posicionar a bússola sobre um condutor e ligar o interruptor durante o experimento. Considere a polaridade inicial da fonte de alimentação.
Com relação à deflexão do ponteiro da bússola ao aplicar a corrente, assinale a alternativa CORRETA:
A Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da bússola mudou de posição, pois o campo magnético do fio teve influência na agulha magnetizada da bússola.
B Com a bússola posicionada longe do condutor, o ponteiro da bússola mudará de posição ao aplicarmos a corrente no circuito.
C Com a bússola posicionada no condutor, o ponteiro da bússola não mudará de posição ao aplicarmos a corrente no circuito.
D Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da bússola mudou de posição, pois o campo elétrico do fio teve influência na agulha magnetizada da bússola.

Um ímã é um objeto ou ligas de minérios com a capacidade de atrair outros materiais através do magnetismo que forma ao seu redor. Com o passar dos anos, muitas evoluções na ciência aconteceram, e as dúvidas aumentaram. Assim como a gravidade e a eletricidade, o magnetismo é um fenômeno da natureza, todo objeto é formado por átomos, nestes átomos temos cargas positivas (prótons) e cargas negativas (elétrons), nos nêutrons a carga é nula. A disposição destes átomos em um material, formam os polos positivos e negativos de um ímã. Todos os ímãs, não importa sua forma, têm duas regiões chamadas polos magnéticos com o magnetismo dentro e ao redor de um circuito magnético produzindo uma cadeia definitiva de padrão organizado e equilibrado de linhas invisíveis de fluxo ao seu redor. Estas linhas de fluxo são coletivamente referidas como o "campo magnético" do ímã.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- As linhas de campo magnético podem ser vistas usando limalha de ferro polvilhadas em uma folha de papel ou usando uma pequena bússola para rastreá-las.
II- A forma desse campo magnético é mais intensa em algumas partes do que outras com a área do ímã que tem o maior magnetismo sendo chamado de polos.
III- Em cada extremidade de um ímã há um polo.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Se o material não é magnético, por exemplo, madeira, para fins de cálculo pode ser considerado como espaço livre, pois eles têm valores muito baixos de permeabilidade. Se, no entanto, o material central for feito de um material ferromagnético como ferro, níquel, cobalto ou qualquer mistura de suas ligas, uma diferença considerável na densidade de fluxo ao redor da bobina será observada.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Materiais ferromagnéticos são aqueles que podem ser magnetizados e geralmente são feitos de ferro magneticamente mole, aço ou várias ligas de níquel.
( ) A introdução de material ferromagnético em um circuito magnético tem o efeito de concentrar o fluxo magnético tornando-o mais denso e aumenta o campo magnético criado pela corrente na bobina.
( ) O problema em usar apenas a permeabilidade de diferentes núcleos de ferro, aço ou liga é que os cálculos envolvidos podem se tornar muito grandes, por isso é mais conveniente definir os materiais por sua permeabilidade relativa.
( ) A constante numérica dada para a permeabilidade de um vácuo é dada como: (mi)-o = 4 × 10^-12 [H/m] com a permeabilidade relativa do espaço livre (um vácuo) geralmente dado um valor de 100.
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C F - F - V - V.
D V - V - V - F.

A Terra também se comporta como um grande ímã, possuindo polos magnéticos bem definidos. O polo norte geográfico da Terra é o sul magnético, e o sul geográfico, o norte magnético. Graças a essas propriedades magnéticas da Terra, podemos orientar-nos através da bússola.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os campos magnéticos são sempre mostrados visualmente como linhas de força que resultam em polos em cada extremidade do material onde as linhas de fluxo são mais densas e concentradas.
II- As linhas que vão compor um campo magnético mostrando a direção e intensidade são chamadas linhas de força ou mais comumente fluxo magnético.
III- O campo magnético é mais fraco perto dos polos do ímã se as linhas de fluxo são mais estreitas.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O efeito da aplicação de uma força magnetizante ao material é alinhar alguns dos domínios para produzir um valor de magnetização diferente de zero. Uma vez que a força magnetizante tenha sido removida, o magnetismo dentro do material permanecerá ou se deteriorará rapidamente, dependendo do tipo de material magnético que está sendo usado.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de permeabilidade.
B Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de permissividade.
C Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de retentividade.
D Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de condutividade.

A Lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo. Essa relação é representada pela regra da mão direita: o polegar da mão direita indica o sentido convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A direção de rotação de um campo magnético é regida pela direção da corrente que flui através do condutor com o campo magnético correspondente produzido, sendo mais forte perto do centro do condutor. ( ) A regra da mão esquerda especifica que se o polegar apontar na direção do fluxo de corrente, os demais dedos indicam o sentido do campo magnético criado. ( ) A regra da mão direita é válida para campos magnéticos criados por correntes em condutores retilíneos. ( ) As correntes que fluem através dos dois condutores paralelos na espira estão em direções opostas à medida que a corrente através do laço sai do lado esquerdo e retorna do lado direito. Isso resulta no campo magnético em torno de cada condutor dentro da espira sendo na mesma direção um para o outro.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - F - F.

Sabemos que se dois condutores adjacentes estão carregando corrente, campos magnéticos são criados de acordo com a direção do fluxo de corrente. A interação resultante dos dois campos é tal que uma força mecânica é experimentada pelos dois condutores. Quando a corrente está fluindo na mesma direção (o mesmo lado da bobina), o campo entre os dois condutores é fraco causando uma força de atração.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando a corrente está fluindo em direções opostas, o campo entre eles se intensifica e os condutores são repelidos.
( ) A intensidade do campo ao redor do condutor é proporcional à distância dele, com o ponto mais forte ao lado do condutor e, progressivamente, ficando mais fraco mais longe do condutor.
( ) No caso de um único condutor reto, a corrente circulante e a distância dele são fatores que regem a intensidade do campo.
( ) A expressão matemática para calcular a força do Campo Magnético (H) de um condutor que é percorrido por uma corrente é H = B/I.
A V - V - V - F.
B V - F - F - V.
C F - V - F - V.
D V - F - V - F.

Um campo magnético é uma região em volta de um ímã onde acontecem as interações magnéticas. Este ímã também pode ser representado por um vetor que é chamado de indução magnética. Quando se trata de física elétrica, cada carga cria em torno de si um campo elétrico, do mesmo modo o ímã cria um campo magnético, porém em um ímã não há um mono polo, desta forma o ímã sempre terá uma carga positiva e outra negativa. É a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, por exemplo: o cobalto e o ferro.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O campo magnético que um eletroímã produz é estendido em uma forma de ímã de barra criando um polo norte e um polo sul, com o fluxo sendo proporcional à quantidade de corrente que flui na bobina.
( ) A quantidade de fluxo disponível em qualquer circuito magnético é diretamente proporcional à corrente que flui através dele e ao número de voltas de fio dentro da bobina.
( ) A força magnetomotriz (f.m.m.) e é definida como: f.m.m. = H × I [Ae].
( ) A força do campo elétrico de um eletroímã é determinada pelos ampère-espiras da bobina, sendo que mais voltas de fio na bobina implica em menor força do campo elétrico.
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D V - F - F - V.

As primeiras observações relativas ao magnetismo foram registradas na Grécia Antiga, em uma cidade denominada Magnésia onde se encontrava um mineral que tinha a capacidade de atrair pequenos objetos de ferro. Esse material passou a ser conhecido como magnetita em virtude do nome do local onde foi encontrado. O nome dessa cidade deu origem também ao termo magnetismo.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A O material magnético, quando não magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão organizado.
B O material magnético, quando magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão aleatório.
C O material magnético, quando não magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão aleatório.
D O material magnético, quando magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão predisposto.

[Laboratório virtual – Lei da Indução de Faraday] Através do experimento do laboratório, foi possível verificar a Lei de Indução de Faraday de uma forma prática. A Lei de Indução de Faraday é um princípio fundamental da física, que estabelece a relação entre o fluxo magnético e a corrente elétrica induzida em uma bobina condutora. Como visto, o multímetro aferiu valores diferentes ao aproximar o ímã rapidamente e lentamente.
Com relação aos valores obtidos ao aproximar o ímã rapidamente e lentamente, assinale a alternativa CORRETA:
A Ao movimentar o ímã rapidamente, o valor de corrente do multímetro deve se manter nulo.
B A corrente induzida da bobina diminui conforme a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário que não haja movimento relativo entre a bobina e o campo magnético.
C A corrente induzida na bobina diminui quando a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. A fim de manter a lei de Faraday verdadeira, é fundamental que a bobina e o campo magnético estejam imóveis, sem qualquer movimento relativo entre eles.
D A corrente induzida na bobina aumenta conforme a velocidade do movimento do campo magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário haver um "movimento relativo" entre a bobina e o campo magnético.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:1527838)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 107472096
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
[Laboratório virtual – Campo Magnético em um Fio Retilíneo] Ao realizar o experimento do 
laboratório virtual, foi possível verificar que a agulha magnetizada da bússola repousa sobre um pino 
central e interage com o campo magnético da Terra. No entanto, outros campos eletromagnéticos 
também podem afetá-la, fazendo com que o ponteiro aponte para uma direção diferente da verdadeira. 
Podemos observar esse fenômeno ao posicionar a bússola sobre um condutor e ligar o interruptor 
durante o experimento. Considere a polaridade inicial da fonte de alimentação.
Com relação à deflexão do ponteiro da bússola ao aplicar a corrente, assinale a alternativa 
CORRETA:
A Com a bússola posicionada no condutor, o ponteiro da bússola não mudará de posição ao
aplicarmos a corrente no circuito.
B
Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da
bússola mudou de posição, pois o campo elétrico do fio teve influência na agulha magnetizada da
bússola.
C Com a bússola posicionada longe do condutor, o ponteiro da bússola mudará de posição ao
aplicarmos a corrente no circuito.
D
Com a bússola posicionada no condutor e a aplicação de corrente no circuito, o ponteiro da
bússola mudou de posição, pois o campo magnético do fio teve influência na agulha magnetizada
da bússola.
Um ímã é um objeto ou ligas de minérios com a capacidade de atrair outros materiais através do 
magnetismo que forma ao seu redor. Com o passar dos anos, muitas evoluções na ciência 
aconteceram, e as dúvidas aumentaram. Assim como a gravidade e a eletricidade, o magnetismo é um 
fenômeno da natureza, todo objeto é formado por átomos, nestes átomos temos cargas positivas 
(prótons) e cargas negativas (elétrons), nos nêutrons a carga é nula. A disposição destes átomos em 
um material, formam os polos positivos e negativos de um ímã. Todos os ímãs, não importa sua 
forma, têm duas regiões chamadas polos magnéticos com o magnetismo dentro e ao redor de um 
circuito magnético produzindo uma cadeia definitiva de padrão organizado e equilibrado de linhas 
invisíveis de fluxo ao seu redor. Estas linhas de fluxo são coletivamente referidas como o "campo 
magnético" do ímã. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- As linhas de campo magnético podem ser vistas usando limalha de ferro polvilhadas em uma folha 
de papel ou usando uma pequena bússola para rastreá-las.
II- A forma desse campo magnético é mais intensa em algumas partes do que outras com a área do 
ímã que tem o maior magnetismo sendo chamado de polos.
III- Em cada extremidade de um ímã há um polo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.
Se o material não é magnético, por exemplo, madeira, para fins de cálculo pode ser considerado 
como espaço livre, pois eles têm valores muito baixos de permeabilidade. Se, no entanto, o material 
central for feito de um material ferromagnético como ferro, níquel, cobalto ou qualquer mistura de 
suas ligas, uma diferença considerável na densidade de fluxo ao redor da bobina será observada. Com 
base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Materiais ferromagnéticos são aqueles que podem ser magnetizados e geralmente são feitos de 
ferro magneticamente mole, aço ou várias ligas de níquel. 
( ) A introdução de material ferromagnético em um circuito magnético tem o efeito de concentrar o 
fluxo magnético tornando-o mais denso e aumenta o campo magnético criado pela corrente na bobina.
( ) O problema em usar apenas a permeabilidade de diferentes núcleos de ferro, aço ou liga é que os 
cálculos envolvidos podem se tornar muito grandes, por isso é mais conveniente definir os materiais 
por sua permeabilidade relativa.
( ) A constante numérica dada para a permeabilidade de um vácuo é dada como: (mi)-o = 4 × 10^-12 
[H/m] com a permeabilidade relativa do espaço livre (um vácuo) geralmente dado um valor de 100.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - V - F.
A Terra também se comporta como um grande ímã, possuindo polos magnéticos bem definidos. 
O polo norte geográfico da Terra é o sul magnético, e o sul geográfico, o norte magnético. Graças a 
essas propriedades magnéticas da Terra, podemos orientar-nos através da bússola. Com base nesse 
contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os campos magnéticos são sempre mostrados visualmente como linhas de força que resultam em 
polos em cada extremidade do material onde as linhas de fluxo são mais densas e concentradas.
II- As linhas que vão compor um campo magnético mostrando a direção e intensidade são chamadas 
linhas de força ou mais comumente fluxo magnético.
III- O campo magnético é mais fraco perto dos polos do ímã se as linhas de fluxo são mais estreitas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
3
4
D Somente a sentença I está correta.
O efeito da aplicação de uma força magnetizante ao material é alinhar alguns dos domínios para 
produzir um valor de magnetização diferente de zero. Uma vez que a força magnetizante tenha sido 
removida, o magnetismo dentro do material permanecerá ou se deteriorará rapidamente, dependendo 
do tipo de material magnético que está sendo usado. Sobre o exposto, assinale a alternativa 
CORRETA:
A Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de permeabilidade.
B Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de condutividade.
C Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de permissividade.
D Essa habilidade de um material para reter seu magnetismo é chamada de retentividade.
A Lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da 
corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo. 
Essa relação é representada pela regra da mão direita: o polegar da mão direita indica o sentido 
convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a 
corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético. Com base nesse contexto, classifique V para 
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A direção de rotação de um campo magnético é regida pela direção da corrente que flui através 
do condutor com o campo magnético correspondente produzido, sendo mais forte perto do centro do 
condutor.
( ) A regra da mão esquerda especifica que se o polegar apontar na direção do fluxo de corrente, os 
demais dedos indicam o sentido do campo magnético criado. 
( ) A regra da mão direita é válida para campos magnéticos criados por correntes em condutores 
retilíneos.
( ) As correntes que fluem através dos dois condutores paralelos na espira estão em direções opostas 
à medida que a corrente através do laço sai do lado esquerdo e retorna do lado direito. Isso resulta no 
campo magnético em torno de cada condutor dentro da espira sendo na mesma direção um para o 
outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - V.
D F - V - V - F.
Sabemos que se dois condutores adjacentes estão carregando corrente, campos magnéticos são 
criados de acordo com a direção do fluxo de corrente. A interação resultante dos dois campos é tal que 
uma força mecânica é experimentada pelos dois condutores. Quando a corrente está fluindo na mesma 
5
6
7
direção (o mesmo lado da bobina), o campo entre os dois condutores é fraco causando uma força de 
atração. Com base nesse contexto, classifique V para as sentençasverdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando a corrente está fluindo em direções opostas, o campo entre eles se intensifica e os 
condutores são repelidos.
( ) A intensidade do campo ao redor do condutor é proporcional à distância dele, com o ponto mais 
forte ao lado do condutor e, progressivamente, ficando mais fraco mais longe do condutor.
( ) No caso de um único condutor reto, a corrente circulante e a distância dele são fatores que regem 
a intensidade do campo.
( ) A expressão matemática para calcular a força do Campo Magnético (H) de um condutor que é 
percorrido por uma corrente é H = B/I.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - V - F.
Um campo magnético é uma região em volta de um ímã onde acontecem as interações 
magnéticas. Este ímã também pode ser representado por um vetor que é chamado de indução 
magnética. Quando se trata de física elétrica, cada carga cria em torno de si um campo elétrico, do 
mesmo modo o ímã cria um campo magnético, porém em um ímã não há um mono polo, desta forma 
o ímã sempre terá uma carga positiva e outra negativa. É a região próxima a um ímã que influencia 
outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, por exemplo: o cobalto e o ferro. Com 
base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O campo magnético que um eletroímã produz é estendido em uma forma de ímã de barra 
criando um polo norte e um polo sul, com o fluxo sendo proporcional à quantidade de corrente que 
flui na bobina.
( ) A quantidade de fluxo disponível em qualquer circuito magnético é diretamente proporcional à 
corrente que flui através dele e ao número de voltas de fio dentro da bobina
( ) A força magnetomotriz (f.m.m.) e é definida como: f.m.m. = H × I [Ae].
( ) A força do campo elétrico de um eletroímã é determinada pelos ampère-espiras da bobina, sendo 
que mais voltas de fio na bobina implica em menor força do campo elétrico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B V - F - F - V.
C F - V - F - V.
D V - F - V - F.
As primeiras observações relativas ao magnetismo foram registradas na Grécia Antiga, em uma 
cidade denominada Magnésia onde se encontrava um mineral que tinha a capacidade de atrair 
8
9
pequenos objetos de ferro. Esse material passou a ser conhecido como magnetita em virtude do nome 
do local onde foi encontrado. O nome dessa cidade deu origem também ao termo magnetismo. Com 
base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A O material magnético, quando magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs
minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão predisposto.
B O material magnético, quando magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs
minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão aleatório.
C O material magnético, quando não magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs
minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão aleatório.
D O material magnético, quando não magnetizado, tem sua estrutura molecular na forma de ímãs
minúsculos individuais livremente dispostos em um padrão organizado.
[Laboratório virtual – Lei da Indução de Faraday] Através do experimento do laboratório, foi possível 
verificar a Lei de Indução de Faraday de uma forma prática. A Lei da Indução de Faraday é um 
princípio fundamental da física, que estabelece a relação entre o fluxo magnético e a corrente elétrica 
induzida em uma bobina condutora. Como visto, o multímetro aferiu valores diferentes ao aproximar 
o ímã rapidamente e lentamente. Este fenômeno também pode ser explicado através da Lei de 
Indução de Faraday. 
Com relação aos valores obtidos ao aproximar o ímã rapidamente e lentamente, assinale a alternativa 
CORRETA:
A
A corrente induzida na bobina diminui quando a velocidade do movimento do campo magnético
aumenta. A fim de manter a lei de Faraday verdadeira, é fundamental que a bobina e o campo
magnético estejam imóveis, sem qualquer movimento relativo entre eles.
B
A corrente induzida da bobina diminui conforme a velocidade do movimento do campo
magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário que não
haja movimento relativo entre a bobina e o campo magnético.
C Ao movimentar o ímã rapidamente, o valor de corrente do multímetro deve se manter nulo.
D
A corrente induzida na bobina aumenta conforme a velocidade do movimento do campo
magnético aumenta. Para que a lei de Faraday continue sendo verdadeira, é necessário haver um
"movimento relativo" entre a bobina e o campo magnético.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina