Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

MAPA - GPUB - LICITAÇÕES E CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 54_2025
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
Qual a importância das infrações e sanções administrativas na garantia da boa execução dos contratos públicos e na promoção da integridade, eficiência e transparência da gestão, considerando as inovações trazidas pela Lei 14.133/2021? Como esses mecanismos atuam para coibir condutas irregulares e assegurar o interesse público nas contratações?
SIGNIFICAÇÃO:
As infrações e sanções administrativas representam um dos pilares mais robustos da Lei 14.133/2021 para resguardar a Administração Pública de condutas inadequadas por parte dos contratados. Elas não são meras formalidades; são instrumentos essenciais que visam desencorajar o descumprimento contratual, fraudes e outras irregularidades, garantindo que os recursos públicos sejam bem aplicados e que os serviços e bens contratados sejam entregues com a qualidade e nos prazos esperados. É a forma que a lei encontra para que a confiança da sociedade na gestão pública seja mantida e fortalecida.
EXPERIMENTAÇÃO:
Você, em algum momento, já ouviu falar ou teve conhecimento de alguma situação em que um fornecedor ou prestador de serviços contratado pela Administração Pública não cumpriu suas obrigações, gerando prejuízos ou atrasos, e foi penalizado por isso? Quais foram as consequências para a empresa e para o serviço público?
REFLEXÃO:
Pensando nessas situações, como a existência de um arcabouço legal claro sobre infrações e sanções, como o disposto nos Artigos 155 e 156 da Lei 14.133/2021, contribui para as empresas agirem com mais responsabilidade e diligência nos contratos públicos? E de que forma a aplicação justa e proporcional dessas penalidades pode fortalecer a credibilidade da Administração Pública perante a sociedade e os próprios agentes de mercado?
CONCEITUALIZAÇÃO:
Na Lei 14.133/2021, as infrações administrativas são as condutas que violam as normas da licitação ou do contrato, e que são passíveis de punição. As sanções administrativas, por sua vez, são as penalidades aplicadas pela Administração Pública em decorrência da prática dessas infrações.
De acordo com o Art. 155 da Lei 14.133/2021, as sanções administrativas que podem ser aplicadas são:
"I - advertência; II - multa; III - impedimento de licitar e contratar; IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar."
Já o Art. 156 da mesma lei especifica os critérios e a forma de aplicação dessas sanções:
"Art. 156. Serão aplicadas aos responsáveis pelas infrações administrativas as seguintes sanções: I - advertência; II - multa; III - impedimento de licitar e contratar; IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar." (...) "§ 1º Na aplicação das sanções serão considerados: I - a natureza e a gravidade da infração cometida; II - as peculiaridades do caso concreto; III - as circunstâncias agravantes ou atenuantes; IV - os danos que dela provierem para a Administração Pública; V - a implantação ou o aperfeiçoamento de programa de integridade, conforme o caso, nos termos do § 4º do art. 25 desta Lei."
​Fonte: BRASIL. Lei nº 14.133/2021​. Lei de Licitações e Contratos Administrativos​. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14133.htm​. Acesso em: 14 out. 2025.
Perceba que a lei busca uma aplicação de sanções que seja proporcional e contextualizada, considerando a gravidade da falha e seus impactos.
AÇÃO:
Em termos práticos, quando a Administração identifica uma conduta que se enquadra como infração, ela não aplica a sanção de imediato. Um processo administrativo é instaurado, garantindo ao fornecedor o direito ao contraditório e à ampla defesa. Durante esse processo, todas as provas são analisadas, os argumentos do contratado são ouvidos e, somente após essa rigorosa apuração, a autoridade competente decide qual sanção aplicar, com base nos critérios estabelecidos no Art. 156 e sempre visando a preservação do interesse público. Esse rigor no processo é fundamental para evitar arbitrariedades e assegurar a legalidade dos atos.
ATIVIDADE:
Imagine que você é o gestor público responsável pela fiscalização de um contrato de construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) em um município. A empresa contratada, "Construções Rápidas Ltda.", já havia enfrentado pequenos atrasos em fases anteriores da obra, mas conseguiu compensá-los. No entanto, na fase final, de acabamento e instalação de equipamentos, houve um atraso significativo de 60 dias, não justificado por motivos de força maior ou caso fortuito. Além disso, a equipe de fiscalização constatou que alguns materiais especificados no projeto, de maior qualidade, foram substituídos por outros de qualidade inferior sem qualquer comunicação ou autorização, comprometendo a durabilidade da estrutura.
Considerando essa situação hipotética e os dispositivos da Lei 14.133/2021, responda:
a) Quais infrações o fornecedor "Construções Rápidas Ltda." Cometeu (cite ao menos três infrações), com base na Lei 14.133/2021, e qual o processo fundamental para apurá-las, garantindo a legalidade do ato administrativo? (Sua resposta deverá conter de 5 a 15 linhas).​
b) Considerando a natureza e a gravidade das infrações, bem como os critérios previstos no Art. 156 da Lei 14.133/2021, cite ao menos uma sanção administrativa poderia ser aplicada ao fornecedor "Construções Rápidas Ltda."? Justifique sua escolha, detalhando como os elementos do Art. 156 influenciariam sua decisão. (Sua resposta deverá conter de 5 a 15 linhas).
c) Como a aplicação dessas sanções contribui para a integridade e eficiência da gestão pública neste cenário, e quais medidas preventivas poderiam ter sido adotadas pela Administração para mitigar esses riscos desde o início do contrato? Cite e explique pelo menos duas medidas. (Sua resposta deverá conter de 5 a 15 linhas).
​
​ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo Professor, sobre a atividade Mapa.
​- Utilize o Formulário do MAPA disponível no campo “Material da Disciplina”.
- Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisa.
- Salvar o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente.
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo. 2
image0.wmf
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina