Logo Passei Direto
Buscar

Exe Un1 Desenhos Técnicos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

As normas brasileiras que direcionam a elaboração do desenho técnico englobam desde o dimensionamento de papeis até especificidades de desenho. A norma ABNT NBR 8402:1994 fixa as condições exigíveis para a escrita usada em desenhos técnicos e documentos semelhantes.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta todas as principais exigências em relação à escrita no desenho técnico, segundo a Norma ABNT NBR 8402:
Sua resposta
Legibilidade, uniformidade, adequação à microfilmagem e a outros processos de reprodução.
Compreender os fundamentos e a aplicação da Geometria Descritiva é importante para o aperfeiçoamento da visualização e orientação espacial, capacidades indispensáveis para a construção de desenhos técnicos.
Sendo assim, analise as afirmações a seguir:
I - Quanto à sua posição relativa, as retas são classificadas como oblíquas quando se interceptam formando um ângulo qualquer que seja diferente de 90º.
II - A bissetriz é uma semirreta que se origina no vértice, formado por outras duas semirretas, que divide o ângulo em dois ângulos distintos.
III - O ponto de tangência, corresponde a um dos diversos pontos comuns entre a circunferência e uma reta ou outra circunferência.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
I, apenas.
O desenho técnico utiliza de diferentes tipos de linhas para se fazer mais bem compreendido, evitando informações conflituosas. Estas podem variar tanto de espessura como também de tipo, como é o caso das linhas tracejadas. A NBR 8403 (ABNT, 1984) apresenta como a aplicação das linhas deve ser feita, fixando tipos e escalonamento de larguras para determinar diferentes formas de representação.
Sendo assim, associe o tipo de linha da coluna A com sua respectiva aplicação da coluna B:
	Coluna A
	Coluna B
	A - Linha contínua larga
	I - Contornos não visíveis
	B - Linha tracejada estreita
	II - Arestas visíveis
	C - Linha traço e ponto estreita
	III - Linhas de simetria
Assinale a alternativa que associa corretamente os elementos da coluna A com os respectivos elementos da coluna B.
Sua resposta
A - II / B - I / C - III .
Utilizam-se cotas para fornecer as distâncias entre dois pontos, linhas ou planos, ou entre alguma combinação entre estes dois elementos. A colocação de cotas é normatizada pela ABNT através da norma NBR-10126.
Sendo assim, analise as afirmações a seguir:
I - Nas cotas, o valor numérico dá a distancia real, e as setas indicam os pontos entre os quais o valor se aplica.
II - Cota fora de escala (exceto onde a linha de interrupção for utilizada) deve ser colocada entre parênteses.
III - As linhas de extensão são linhas que se prolongam para fora das vistas, a fim de mostrar a distância medida.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
I e III, apenas.
A reta pode ser definida como o deslocamento de um ponto em uma única direção, sendo composta por infinitos pontos que a fazem infinita em ambos os sentidos. Sendo assim, analise as afirmações a seguir:
 
I - A semi-reta se forma quando se divide uma reta em duas partes, dando-lhe um ponto de origem em uma das extremidades, enquanto a outra continua a ser finita.
II - Por segmento de reta, entende-se como o pedaço limitado de reta formado pela marcação de dois pontos distintos sobre uma reta.
III - Por um único ponto podem passar infinitas retas, contudo, por dois pontos, passa-se apenas um segmento de reta.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina