Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 1 - LET - LITERATURA PORTUGUESA E PAÍSES LUSÓFONOS - 54_2025
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
“As literaturas africanas de língua portuguesa não são apêndices da literatura portuguesa, mas expressões autônomas e críticas que ressignificam a língua colonizadora e constroem novas identidades nacionais e continentais.”
(CHAVES, Rita. Literaturas africanas de língua portuguesa: percursos da memória e outros trânsitos. Lisboa: Colibri, 2008, p. 47.)
A língua portuguesa é falada por milhões de pessoas em quatro continentes, mas as literaturas produzidas além de Portugal – como as do Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe – muitas vezes são marginalizadas no cânone escolar. Trabalhar com as literaturas lusófonas na escola significa reconhecer a pluralidade cultural e histórica dos povos que falam português, superando uma visão eurocêntrica e colonial.
Com base na leitura do texto teórico e no material de apoio sugerido, redija um texto dissertativo de 20 a 30 linhas, em linguagem acadêmica, respondendo à seguinte pergunta:
“Como a integração das literaturas africanas e de outros países lusófonos no ensino de literatura pode contribuir para uma educação antirracista, decolonial e intercultural?”
Inclua pelo menos uma citação de autoridade no campo (teórico ou documento oficial) e referencie adequadamente.
Bons estudos!
 
MATERIAL DE APOIO:
28
image2.png
image3.png
image4.png

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina