Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

NORMAS REGULAMENTADORAS
Profa Dra Renata Hanzelmann
MAPA DA AULA
 
2
Conhecer as Normas Regulamentadoras.
Aprofundar sobre as principais normas regulamentadoras.
Aplicar as normas nos cuidados aos trabalhadores.
Reconhecer como as normas influenciam a Saúde do Trabalhador.
VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE AS IMPORTANTES NRs?
O que são as NRs?
Referem-se à Segurança e Medicina do Trabalho, são regulamentadas pela Portaria nº 3.214 de junho de 1978 (Lei nº 6.514 de dezembro de 1977).
3
 
Objetivos principais das NRs
Instruir os empregados e empregadores a respeito das devidas precauções que devem ser tomadas a fim de evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais;
Preservar e promover a integridade física dos trabalhadores;
Estabelecer a regulamentação pertinente à segurança e saúde do trabalho;
Promover a política de segurança e saúde do trabalho dentro das empresas.
4
 
COMO SÃO COLOCADAS 
EM VIGÊNCIA?
5
Fonte: Google imagens
São de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
6
 
Formular e propor as diretrizes, as normas de atuação e supervisionar as atividades da área de segurança e saúde do trabalhador;
Promover a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT; 
Coordenar e fiscalizar o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT; 
Promover a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho - SST em todo o território nacional; 
NR1 – Disposição Geral
7
 
Participar da implementação da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST; 
Conhecer, em última instância, dos recursos voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelo órgão regional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. 
8
 
cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho; 
informar aos trabalhadores: I. os riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho; II. as medidas de controle adotadas pela empresa para reduzir ou eliminar tais riscos; III. os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos; IV. os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.
NR1 – Direitos e Deveres
EMPREGADOR
9
 
Fonte: Google imagens
c) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos trabalhadores; d) permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho; e) determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho, incluindo a análise de suas causas; f) disponibilizar à Inspeção do Trabalho todas as informações relativas à segurança e saúde no trabalho. 
10
 
g) implementar medidas de prevenção, ouvidos os trabalhadores, de acordo com a seguinte ordem de prioridade: I. eliminação dos fatores de risco; II. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva; III. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho; e IV. adoção de medidas de proteção individual.
11
 
TRABALHADOR
a) cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador; b) submeter-se aos exames médicos previstos nas NR; c) colaborar com a organização na aplicação das NR; d) usar o equipamento de proteção individual fornecido pelo empregador. 
12
 
O trabalhador poderá interromper suas atividades quando constatar uma situação de trabalho onde, a seu ver, envolva um risco grave e iminente para a sua vida e saúde, informando imediatamente ao seu superior hierárquico.
13
 
NR 1- Capacitação e treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho
O empregador deve promover capacitação e treinamento dos trabalhadores em conformidade com o disposto nas NR. 
14
 
15
Ao término dos treinamentos inicial, periódico ou eventual, previstos nas NR, deve ser emitido certificado contendo o nome e assinatura do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, data, local de realização do treinamento, nome e qualificação dos instrutores e assinatura do responsável técnico do treinamento. 
 
O tempo despendido em treinamentos previstos nas NR é considerado como de trabalho efetivo.
O certificado deve ser disponibilizado ao trabalhador e uma cópia arquivada na organização.
16
 
NR4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho 
17
 
O SESMT tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
18
 
19
 
Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;
Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;
NR4 - Atribuições dos Profissionais Integrantes dos SESMT
20
 
 Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa;
 
 Manter permanente relacionamento com a CIPA valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;
21
 
Analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s);
Registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, devendo a empresa encaminhar um mapa contendo avaliação anual dos mesmos dados à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho .
22
 
Manter os registros de que tratam na sede dos SESMT ou facilmente alcançáveis a partir da mesma, sendo de livre escolha da empresa o método de arquivamento e recuperação, desde que sejam asseguradas condições de acesso aos registros e entendimento de seu conteúdo, devendo ser guardados somente os mapas anuais dos dados por um período não inferior a 5 (cinco) anos.
23
NR4 – Quadro 2 - Dimensionamento do SESMT
	(*) - Tempo parcial mínimo de 3 horas.
	(**) O dimensionamento total deverá ser feito levando-se em consideração o dimensionamento da faixa de 3.501 a 5.000 mais o dimensionamento do(s) grupo(s) de 4.000 ou fração de 2.000.
	OBS: Hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e repouso, clínicas e estabelecimentos similares com mais de 5.00 (quinhentos) empregados deverão contar com um enfermeiro do trabalho em tempo integral.
 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Portaria SEPRT n. 915, de 30 de julho de 2019. NR 01. Altera Norma Regulamentadora NR-1- Disposições Gerais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 31 de jul. 2019.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência Social. Portaria MTPS n.º 510, de 29 de abril de 2016. NR 04. Norma Regulamentadora NR-4- Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 02 de maio. 2016.
25
 
26
image1.JPG
image2.png
image3.pngimage4.jpg
image5.png
image6.png
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.png
image12.png
image13.jpg
image14.png
image15.png
image16.png

Mais conteúdos dessa disciplina