Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Lição 9
JOSÉ, UM JOVEM TEMENTE A DEUS
EBD. COM
Lições do canal Boa Semente
VERSÍCULO DO DIA
"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre." Sl 111.10.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- - Conceituar a palavra temor;
- Compreender os aspectos sobre o temor a Deus;
- Explicar as bênçãos de quem teme a Deus.
VERDADE APLICADA
O temor a Deus nos leva a entender nossa dependência nEle.
Textos de referência:
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC
Gênesis 40:8
(8) E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.
Gênesis 41:16
(16) E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.
Dinâmica sobre temor a Deus
Pr. Gonçalves filho🎨 Dinâmica sobre a obediência
INTRODUÇÃO
É interessante a maneira como José se relacionava com Deus. Em nenhum momento, ele pleiteia para si, aquilo que é de Deus. José tinha consciência de sua limitação e por isso tinha temor ao falar sobre Deus..
Ponto chave
 
 #pontochave "Temor é ter consciência a respeito do caráter e da grandeza de Deus". 
1. CONCEITUANDO A PALAVRA TEMOR
Há pessoas que acham que temer a Deus significa ter medo de Deus; na realidade, temer a Deus é saber de Sua santidade, Sua glória e reverenciar a Sua presença. O termo também pode ser entendido como respeito e submissão a Sua vontade.
Medo:
Ser punido,
Das consquencias,
Não traz arrependimento
Temor
Respeito,
Responsabilidade,
Arrependimento
1.1. O conceito de temor no Antigo Testamento 
No AT, no hebraico, encontramos o substantivo "yir'ãh", que aparece quarenta e cinco vezes. Geralmente é usado para se referir ao respeito que o indivíduo deve ter ao estar diante de alguém infinitamente superior. Esta verdade é vista quando Isaías tem uma visão do Senhor assentado num alto e sublime trono, e temeu, achando que morreria. Somos meros mortais, Deus é o ser que excede todo o pensamento humano, por isso precisamos reverenciá-lO. 
1.2. O conceito de temor no Novo Testamento 
No NT, encontramos a expressão "phobos", significando a reverência que existe quando estamos diante de uma divindade. Diante da presença dEle reconhecemos o Seu poderio e nos rendemos a Sua vontade. Temor pode significar uma submissão àquele que detém o poder e o domínio. Em Atos 9, vemos uma prova clássica, onde Saulo se submete a voz daquele que falava com ele e foi transformado em Paulo. 
Dica
https://juliocesarmedeiros.org/2020/12/09/%e2%9c%a8o-verdadeiro-amor-lanca-fora-todo-medo-%e2%9c%a8/ 
Refletindo !
"É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação". Salomão
2. O TEMOR NA DEPENDÊNCIA DO SENHOR 
A maneira como José se portava diante dos dons divinos demonstrava o temor que ele devotava ao Deus de seus pais. A história dos patriarcas, contadas por Jacó, gerou em José um respeito e uma confiança total em Deus. 
2.1 O temor a Deus frente à conduta
Quem teme a Deus tem a noção exata da presença do Eterno. José não tinha ninguém para lhe cobrar uma vida santa nem tampouco responsabilidades, mas o temor que ele tinha a Deus sempre foi suficiente para não sucumbir às tentações. 
Em nossos dias não é diferente, vivemos o mundo das facilidades, dos sigilos das redes sociais e das coisas escondidas, mas precisamos ter a atitude de José e o discernimento do salmista quando diz: "Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?", Sl 139.7. 
2.2. O temor de um servo diante dos dons
José sabia perfeitamente que sua vida estava nas mãos de Deus, e as interpretações não eram fruto de exercício mental ou adivinhação. As interpretações de sonhos vinham do próprio Deus (Gn 40.8). Esta ideia é corroborada por outro jovem, Daniel, que chega a dizer que nem sábios ou astrólogos ou adivinhos podem saber, mas somente o verdadeiro Deus que revela segredos (Dn 2.27.28). Precisamos aprender com José a tratar com temor os dons de Deus, que não são para a nossa promoção ou para serem usados para benefício próprio mas para a glória do Altíssimo! José atribui a Deus toda a glória e adoração e, em nenhum momento, diz que ele interpreta sonhos. 
3. O TEMOR E SUAS IMPLICAÇÕES EM NOSSA VIDA 
O homem mais sábio que já existiu, Salomão, pontua uma série de benefícios que o temor a Deus pode trazer para a nossa vida. O salmista também enumera algumas certezas e, na vida de José, podemos perceber o cumprimento de todas elas. 
3.1. O temor do Senhor livra dos laços da morte
Analisando a vida de José, percebemos dois episódios em que a morte seria inevitável mas, como por um milagre, sua vida foi preservada. O primeiro momento foi quando os seus irmãos intentaram contra a sua vida, e o outro momento foi quando, injustamente, a mulher de Potifar acusou-lhe de molestá-la. A Bíblia nos diz que os anjos do Senhor acampam ao redor dos que O temem (Sl 34.7). 
O fato de José ter convicção e respeitar a presença de Deus foi decisivo na preservação de sua vida. Muitos laços de morte são repreendidos em nossa vida, diante de nosso comportamento ante a presença de Deus. Que jamais venhamos a esquecer de que somos propriedade dEle (1Pe 2.9). 
3.2. Temor e sabedoria para administrar
Outro ponto a destacar é a sabedoria que José tinha para administrar; em todos os lugares por onde ele passou houve prosperidade e benevolência de Deus na vida das pessoas. O próprio Faraó ficou maravilhado, a ponto de exclamar: Onde acharíamos homem como este? 
Eu aprendi que:
O temor a Deus nos faz andar em novidade de vida, vivendo com sinceridade conforme a vontade divina. 
Conclusão 
José nos mostra que vale a pena dedicar a nossa vida inteiramente a Deus, honrando-O com o nosso comportamento e atitudes. 
Pr. Júlio César Medeiros
COMO AJUDAR?
Referencias bibliográficas
http://www.adveracruzfranca.com.br/estudos.php?id=132
Revista Conectar+ jovens, Editora Betel domincal, 1º trimestre de 2021
Crédito///Revista Betel Conectar+
Comentarista: César Pereira Roza de Melo
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16
image1.jpeg
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.gif
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.png
image10.png
image12.jpeg
image13.jpeg
image11.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.jpeg
image21.png
image22.jpg
image23.png
image24.jpeg
image25.png
image26.svg
 
image27.gif
image28.jpg
image29.jpg
image30.png

Mais conteúdos dessa disciplina