Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA
CENTRO DE TECNOLOGIA - CT
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS
	
	
	Professor
	Edivaldo Leal
	Disciplina
	Física Geral III
	
Lista de Exercícios – CORRENTE E RESISTÊNCIA
Exemplo 01: Durante um raio de uma nuvem até o solo, podem ocorrer correntes de até 25.000 A, que duram cerca de 40 μs. Quanta carga é transferida da nuvem para a terra durante um raio?
Exemplo 02: Um fio de cobre possui um diâmetro nominal igual a 1,02 mm. Esse fio está conectado a uma lâmpada de 200 W e conduz uma corrente de 1,67 A. A densidade dos elétrons livres é de 8,5 x 1028 elétrons por metro cúbico. Calcule os módulos (a) da densidade de corrente e (b) da velocidade de arraste.
Exemplo 03: Considerando o fio do exercício anterior, a área desse fio é 8,2 x 10-7 m2. Calcule (a) O modulo do campo elétrico no fio; (b) A diferença de potencial entre dois pontos do fio separados por uma distância de 50 m e a (c) resistência do fio.
Exemplo 04: Suponha que a resistência do exemplo anterior seja igual a 1,05 Ω para uma temperatura de 20°C. Calcule a resistência a 0°C e a 100°C.
Exemplo 05: A corrente elétrica que passa em um fio varia com o tempo de acordo com a seguinte equação: I = 55 A - (0,65 A/s2)t2. (a) Quantos coulombs passam através da seção reta do fio no intervalo de tempo entre t = O e t = 8 s? (b) Qual é o valor da corrente constante que poderia transportar a mesma quantidade de carga no mesmo intervalo de tempo? 
 Exemplo 06: Uma haste cilíndrica, de 1,50 m e diâmetro de 0,500 cm, está conectada a uma fonte de energia que mantém uma diferença de potencial constante de 15,0 V através de suas extremidades, enquanto um amperímetro mede a corrente que passa por ela. Você observa que, na temperatura ambiente (20,0 ºC), a leitura do amperímetro é de 18,5 A, enquanto a 92,0 ºC, a leitura é de 17,2 A. Despreze qualquer expansão térmica da haste. Calcule (a) a resistividade e (b) o coeficiente de temperatura da resistividade a 20 ºC para o material da haste.
Exemplo 07: Considere o circuito elétrico indicado na Figura. A voltagem entre os terminais da bateria de 24,0 V é igual a 21,2 V durante a passagem da corrente. Calcule (a) a resistência interna r da bateria; (b) a resistência R do resistor do circuito.
Exemplo 08: A Figura mostra uma fonte de tensão (uma bateria) com fem ε = 12 V e resistência interna r = 2 Ω, adicionamos um resistor de 4 Ω para formarmos um circuito completo. Qual são então as leituras de Vab e de I indicadas pelo voltímetro e pelo amperímetro?
Exercícios
1. Uma corrente elétrica de 3,6 A flui através da lâmpada do farol de um automóvel. Quantos coulombs fluem através desta lâmpada em 3,0 h?
2. Um fio de prata com diâmetro igual a 2,6 mm transfere uma carga de 420 C em 80 minutos. A prata contém 5,8 x 1028 elétrons livres por metro cúbico. (a) Qual a corrente elétrica no fio? (b) Qual o módulo da velocidade de arraste dos elétrons no fio?
3. (a) Em temperatura ambiente, qual o campo elétrico em um fio de cobre com diâmetro de 2,05 mmnecessário para provocar um fluxo de corrente de 2,75 A? (b) Qual seria o campo necessário, caso o fio fosse feito de prata?
4. A densidade de corrente de um fio cilíndrico de raio R = 2,0 mm é de 2 x 105 A/m2. Qual é a corrente na parte externa do fio entre as distâncias radias R/2 e R. Veja a figura.
5. Uma amostra de ferro em forma de paralelepípedo tem dimensões 1,2 cm x 1,2 cm x 15 cm. Uma diferença de potencial é aplicada á amostra entre faces paralelas de tal forma que as faces são superfícies equipotenciais (figura). Determine a resistência da amostra se as faces paralelas foram às extremidades quadradas (de dimensões 1,2 cm x 1,2 cm).
6. Um voltímetro ideal V está conectado a um resistor de 2,0 Ω e a uma bateria com fem de 5,0 V e resistência interna de 0,5 Ω, como indicado na Figura. (a) Qual é a corrente no resistor de 2,0 Ω? (b) Qual é a voltagem entre os terminais da bateria durante a passagem da corrente? (c) Qual é a leitura do voltímetro? Explique suas respostas.
7. Um amperímetro ideal está conectado a uma bateria como indica a Figura E25.28. Encontre (a) a leitura do amperímetro, (b) a corrente que passa pelo resistor de 4,00 n e ( c) a voltagem nos terminais da bateria.
image6.emf
image7.wmf
image8.wmf
image1.png
image2.jpeg
image3.png
image4.png
image5.emf

Mais conteúdos dessa disciplina