Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questão 1
Texto da questão
A brinquedoteca é um espaço que se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos, jogos e brincadeiras; oferecendo um ambiente agradável, alegre e colorido, em que o mais importante do brinquedo é a ludicidade que ele proporciona. São objetivos da brinquedoteca, exceto:
Escolha uma opção:
a.Desenvolver a imaginação, a comunicação e a expressão.
b.Colocar ao alcance da criança uma variedade de atividades que, além de possibilitar a ludicidade individual e coletiva, permite que ela construa seu próprio conhecimento.
c.Estimular a criatividade.
d.Estimular a aquisição de brinquedos mais modernos e sofisticados.
e.Incentivar a brincadeira do faz-de-conta e a vontade de inventar.
Questão 2
Texto da questão
Os brinquedos cantados são fundamentais para a formação integral da criança, assim como trazem inúmeros benefícios a pessoas de diferentes faixas etárias. Podem ser realizados em duplas, quartetos e grupos. Pelas suas características, são considerados atividades recreativas. Assinale abaixo o conceito e o exemplo corretos de brinquedo cantado:
Escolha uma opção:
a.São jogos em que se utilizam músicas. Ex.: Jogo da cadeira.
b.São aulas historiadas. Ex.: atividade de circuito lúdico.
c.É a confecção de brinquedos para uma banda rítmica. Ex.: pandeiro.
d.São gestos sincronizados com a música e a poesia. Ex.: pirulito que bate bate.
e.É a apresentação de uma peça musical. Ex.: Bela Adormecida.
Questão 3
Texto da questão
O jogo é a atividade essencial das crianças e seria interessante que constituísse um dos enfoques básicos para o desenvolvimento dos programas pré-escolares e de 1º grau, enquanto meio para atingir os objetivos de ensino. Pensando em outras formas de enfocar a utilização da atividade lúdica, o professor poderia utilizar os jogos tradicionais infantis.
Quais são as características dos Jogos Tradicionais Infantis?
Escolha uma opção:
a.Apresentados sob a forma de antologias. São confundidos com o folclore.
b.Transmitidos pela oralidade e ultrapassados para as atuais gerações.
c.Garantem a presença do lúdico e da situação imaginária. Estão sempre em transformação
d.São partes da cultura lúdica infantil. Pertencem à categoria de experiências transmitidas obrigatoriamente.
e.Assumem características de anonimato. Foram transmitidos através de conhecimentos bibliográficos.
Questão 4
Texto da questão
Analise as proposições abaixo:
A- A denominação Homo ludens revela a capacidade inata do homem de se dedicar à atividade lúdica, ao jogo.
Portanto,
B- As pessoas já possuem dentro de si a motivação para atividades recreativas, basta que nós, os agentes promotores das atividades lúdicas, acreditemos nesse potencial humano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.A asserção A é verdadeira e a B é falsa.
b.As duas asserções são verdadeiras e a B complementa a A.
c.A asserção A é falsa e a B é verdadeira.
d.As duas asserções são verdadeiras, mas não têm relação uma com a outra.
e.As duas asserções são falsas.
Questão 5
Texto da questão
O ser humano tem recebido várias designações:
Homo sapiens, na sua capacidade de raciocinar para aprender e conhecer o mundo. Homo faber, porque é capaz de fabricar objetos e utensílios.
A nomeação Homo ludens, aplicada ao ser humano, representa:
Escolha uma opção:
a.A capacidade de lidar com as crianças.
b.A capacidade de se defender por meio de lutas.
c.A capacidade de dedicar-se ao jogo.
d.A capacidade de estudar assuntos relacionador ao lazer.
e.A capacidade de raciocinar além dos animais.
Questão 6
Texto da questão
Os parques de diversões, parques temáticos, cinemas, teatros, shows, circos, bufês, entre outros, fazem parte da promoção da recreação:
Escolha uma opção:
a.Por voluntários.
b.Por empresas.
c.Infantil.
d.Comercializada.
e.Por entidades fechadas.
Questão 7
Texto da questão
O Jogo como atividade lúdica, segundo Callois, é uma atividade: livre, delimitada, incerta, improdutiva, regulamentada e fictícia, ou seja:
Escolha uma opção:
a.Sem regras, combinada entre as partes ou adversários, sem previsão de resultado, não depende da sorte, faz parte de um contexto simbólico.
b.Espontânea, com lugar e tempo definidos, construídos pelos participantes; sem intenções de mercado; registrada, cênica.
c.Para todos, com restrições de idade, que depende das condições físicas; é lúdica, oficial e respeitada; irreal.
d.De livre escolha, de acordo com a faixa etária; faz de conta, sem cobrar resultado, combinada entre as partes; ensaiada.
e.De livre participação, com limites no tempo e no espaço, onde não se sabe o resultado e não se mantém vínculos com o consumo; está submissa a regras e é fundamentada num contexto de irrealidade.
Questão 8
Texto da questão
De acordo com a Carta do Lazer, liberdade e opções de escolha são os elementos essenciais do lazer. Liberdade para desenvolver seus próprios talentos, buscar seus próprios interesses e melhorar a sua qualidade de vida. Opções para escolher dentre uma grande oferta de oportunidades, para ampliar suas próprias experiências e opções de lazer.
Recreação, nesse contexto, é entendida como:
Escolha uma opção:
a.Um instrumento a ser utilizado para dar liberdade às pessoas de fazerem o que lhes dá prazer e faz bem.
b.Uma atividade divertida que seja orientada por um professor e que represente uma semente para revelar talentos como novos atletas.
c.Uma resposta pessoal para as atividades que podem ser feitas durante o tempo livre, proporcionando satisfação pessoal, regeneração e prazer.
d.Qualquer atividade que dê prazer e divirta o indivíduo, e deixa saldo positivo para ele e para a sociedade.
e.Jogos e brincadeiras que são desenvolvidos de forma planejada, para tornar o lazer mais prazeroso e melhor aproveitado.
Questão 9
Texto da questão
O processo de ensino-aprendizagem dos Jogos Cooperativos, classificado por Fabio Brotto, propõe: a CONVIVÊNCIA, a CONSCIÊNCIA e a TRANSCENDÊNCIA. Que são respectivamente:
Escolha uma opção:
a.O trabalho em família, a cidadania e a aceitação das diferenças.
b.A forma de ter vivência compartilhada, cumplicidade entre os participantes, disposição para dialogar, decidir em consenso e experimentar as mudanças propostas.
c.Apresentação dos jogos ao grupo, o respeito às regras e a aceitação das trocas de parceiros de jogo.
d.A forma de jogar sempre em grupo, aceitar o outro e colaborar com a atividade e transformar as regras em conjunto.
e.A confiança no outro, a reflexão da atividade e a evolução do pensamento.
Questão 10
Texto da questão
A construção de brinquedo é uma atividade importante para o desenvolvimento infantil. O processo educativo se dá em vários momentos da atividade e podemos destacar que o desenvolvimento global está garantido por proporcionar na área socioafetiva:
Escolha uma opção:
a.A autorrealização; na área cognitiva, o estímulo à inteligência e na área motora, o desenvolvimento da coordenação fina.
b.O estímulo à inteligência; na área cognitiva, a autorrealização e na área motora, o desenvolvimento da coordenação fina.
c.O estímulo à inteligência; na área cognitiva, o desenvolvimento da coordenação fina e na área motora, a autorrealização.
d.O desenvolvimento da coordenação fina; na área cognitiva, o estímulo à inteligência e na área motora, a autorrealização.
e.A autorrealização; na área cognitiva, o desenvolvimento da coordenação fina e na área motora, o estímulo à inteligência.
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina