Buscar

Exercício Introdutório Sist. Muscular

Prévia do material em texto

Anatomia Fisiológica
Sistema Muscular
Os antigos romanos imaginavam pequenos ratos que andavam e pulavam sob a pele, e então, denominaram musculus (ratinho em latim) a parte do corpo responsável pelo movimento: o músculo. Podem ser espessos como o músculo glúteo máximo ou fino como os que movem a cadeia ossicular do ouvido. 	
O tecido muscular constitui cerca de 40 a 50% do peso corporal total e é formado por células altamente especializadas. Os três tipos de tecido muscular são: esquelético, o cardíaco e o liso. O músculo esquelético é estriado e voluntário; o músculo liso não é estriado e é involuntário; o músculo cardíaco é estriado e involuntário. 
As principais funções do tecido muscular são: produzir os movimentos do corpo, estabilizar as posições do corpo, regular o volume dos órgãos, mover as substâncias no interior do corpo, produzir calor. As quatro propriedades básicas características de todo tecido muscular são: irritabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos axiais incluem os músculos da face, do pescoço e do tronco. Os músculos apendiculares incluem os que atuam nos cíngulos e movimentam os segmentos do membros. Fibras musculares individualizadas são revestidas por endomísio (delgado tecido conjuntivo). Feixes musculares, chamados fascículos são revestidos pelo perimísio. O músculo inteiro é revestido pelo epimísio. Músculos sinergistas atuam conjuntamente para realizar determinado movimento. Músculos que se opõem ou anulam as ações de outros músculos são antagonistas. 
Os nomes que os músculos esqueléticos receberam foram baseados na forma do músculo, arranjo das fibras, origem, inserção, ao ventre muscular e ação. Existem no organismo 327 pares de músculos esqueléticos. Há apenas, 5 músculos ímpares e medianos (m. orbicular da boca, m. longitudinal superior da língua, m. aritenóideo transverso, m. esfíncter da uretra e o m. esfíncter externo do ânus). Os órgãos acessórios do sistema muscular incluem as fáscias, aponeuroses, bainhas fibrosas e sinoviais dos tendões e, também, as bolsas sinoviais. 
Por exemplo, a fáscia lata, no contorno lateral da coxa, dá inserção ao m. tensor da fáscia lata. A força de um músculo é a resultante da soma das forças de suas fibras. Quanto maior for o número de fibras, mais forte será o músculo. Os músculos são irrigados por artérias provenientes de um ou vários troncos. Cada músculo possui uma rica rede capilar, importante fonte de circulação colateral ou compensatória em caso de necessidade. A falta de movimento devida a imobilização prolongada (por exemplo, engessamento) no tratamento para consolidar uma fratura reduz a circulação sangüínea e o volume das fibras musculares, causando atrofia muscular. A drenagem venosa é realizada por intermédio de veias que seguem, aproximadamente, o tipo de distribuição arterial. 
Cada músculo é inervado por um ou mais nervos. O ponto de entrada do nervo no músculo é chamado de ponto motor, local onde é mais eficiente a estimulação elétrica, porque as fibras nervosas apresentam reunidas em feixes. Uma unidade motora compreende um neurônio e as fibras musculares inervadas. Os músculos e os vasos apresentam variações mais freqüentemente do que os órgãos de todos os outros sistemas. As variações podem ser na forma, nas origens, no trajeto, nas inserções, no aumento de número de ventres, na diminuição do número de ventres, fusão de músculos vizinhos, falta parcial ou total de um músculo e o aparecimento de um músculo supranumerário. 
As doenças mais comuns que se observam nos músculos são devidas principalmente a traumatismos. A distensão muscular é observada em atletas, como por exemplo em jogadores de futebol, corresponde a um estiramento brusco e exagerado de um músculo. Câimbras são contrações intensas de músculos acompanhadas de dores violentas. Elas podem surgir após exercícios exaustivos ou realizados por pessoas não habituadas a eles. Paralisia de um músculo é a perda da função motora de um músculo geralmente devido a uma lesão nervosa. Isto é o que ocorre na poliomielite ou paralisia infantil. Chama-se miosite a inflamação de um músculo. O câncer do músculo, bastante raro, é altamente maligno e aparece mais em indivíduos de idade avançada.
Nossa musculatura estriada recebe um “revestimento” externo denominado fáscia muscular. Pesquise e escreva em uma folha para a próxima aula quais as principais funções da fáscia, utilizando a bibliografia abaixo.
Bibliografia
Di Dio, L. J. A. Tratado de Anatomia Sistêmica Aplicada. 2ª edição. Editora: Atheneu, 2002.
Dangelo & Fattini. Anatomia Humana. 3ª edição. Editora: Atheneu, 2007.
Van de Graaf, K. M. Anatomia Humana. 6ª edição. Editora: Manole, 2003.

Continue navegando