Buscar

curso radiofrequência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso sobre RFID 
No curso vimos que o funcionamento da tecnologia é simples. Uma central emite sinais de um determinado alcance, lê informações dos chips RFID que encontra em produtos em um estoque, por exemplo. Em seguida, ela reúne esses dados em um sistema que pode, por exemplo, controlar entrada e saída de produtos. O nome pode parecer complicado. Mas a tecnologia RFID, ou identificação por radiofrequência, já faz parte do dia-a-dia de milhares de brasileiros.
Utilizada em etiquetas eletrônicas, elas funcionam no "Sem Parar", sistema eletrônico de pagamento de pedágios, e também devem ser utilizadas nos chips veiculares que a prefeitura de São Paulo pretende instalar nos carros. O bilhete único, utilizado como meio de pagamento no transporte público de São Paulo, já utiliza esta tecnologia. Nova York vai começar a testar um sistema semelhante no metrô neste ano, e o metrô de Moscou possui cartões com RFID desde 1998. A tecnologia também é utilizada para administrar grandes estoques em redes de supermercados ou bibliotecas, e nas chaves de carros com imobilizador eletrônico.
Apesar da grande repercussão que o assunto recebeu não se trata de algo realmente novo, pois esta tecnologia já vem sendo aplicada desde a década de 60 em diversos ramos de atividades como montadoras, autopeças, pedágios e até no rastreamento de animais. Porém, em quase todas as aplicações não se tinha notícia de um padrão que possibilitasse seu uso uniforme em todos os elos da cadeia de suprimento.
O sistema de RFID só trás benefícios para a empresa, pois ira facilitar o inventario de peças, transferência de peças de um galpão para o outro, checklist de um pedido que já esta paletizado tudo isto apenas colocando um portal onde emite radiofrequência sobre a carga que ira identificar e contabilizar todo matéria que esta ali no sistema. Podendo ser implantado no recebimento desde que o fornecedor mande os materiais todos com etiquetas com o sistema de RFID assim quando o material chegar o único trabalho que o recebimento terá é de descarregar o caminhão, pois o mesmo já passou por um portal que fez o checklist da carga.

Continue navegando